Lucas Moura não seguirá no Tottenham. O pouco espaço durante a a temporada fez com que o cenário já fosse imaginado, mas o clube oficializou nesta quinta-feira (18) a saída do brasileiro. Seu contrato se encerra no final da temporada e não será renovado.
O meia chegou ao Tottenham em 2018 por 25 milhões de euros (R$ 98,7 milhões na cotação da época), depois de cinco anos no PSG. Em março, a reportagem da PL Brasil já havia apurado que clubes da Premier League, da Itália, da MLS e do Catar procuraram o jogador.
Os representantes do atleta, inclusive, já se reuniram com alguns dos clubes interessados, conforme apurou a PL Brasil junto a pessoas ligadas à carreira do brasileiro.
Lucas Moura vai voltar para o Brasil?
Apesar da sua saída do Tottenham, Lucas não pretende voltar ao Brasil no momento, apesar de manter as portas abertas. Em entrevista à “ESPN”, o brasileiro afirma que pensa primeiro na estrutura do país onde deve jogar para levar qualidade de vida aos seus filhos, e isso pode pesar contra o Brasil.
— Algo que levo muito em consideração é que, quando você tem filho, as coisas mudam. A estrutura do país, escola para as crianças, isso vem em primeiro lugar. (Estou com) 30 anos, livre no mercado, é uma oportunidade de fazer um bom contrato. Sendo bem sincero, primeira coisa é isso, ver cidade, estrutura, escolas para as crianças, qualidade de vida, essas coisas – disse Lucas Moura.
Apesar de ter interessados em diversos países, o meia revela que não tem nenhuma certeza acerca do seu destino. “Nenhuma ideia de onde vou jogar ou qual vai ser minha próxima casa“, afirmou. Ao fim da temporada europeia, Lucas ainda vai aproveitar as férias no Brasil antes de tomar sua decisão.
Assim como Willian, antigo companheiro de seleção brasileira, o meia se despede do Tottenham com saudades de Londres. Ele diz que pretende voltar para como torcedor para acompanhar aos jogos no estádio e “quer assistir atrás do gol, pulando na arquibancada”.
Ao longo da temporada 2022/23, Lucas teve apenas 13 jogos disputados na Premier League – nenhum deles como titular – e média de 11 minutos por jogo. Não marcou gols e nem deu assistências. Também não esteve em campo na Copa da Liga Inglesa ou na FA Cup, e chegou a jogar no sub-21 do Tottenham quando voltava de lesão. Ele ainda esteve em três jogos de Champions League e foi titular em dois, contra Sporting e Olympique de Marselha.
Firmino, Kane e astros da Premier League
Lucas rasgou elogios por Firmino, que também se despede do seu clube inglês. Depois de oito anos e conquistando todos os títulos possíveis, o jogador deixa o Liverpool como um dos principais brasileiros da história da Premier League.
— Pode colocar o Firmino na prateleira dos maiores brasileiros que passaram pela Premier League. Teve Juninho Paulista, Fernandinho, mas na história recente, ele está nessa primeira prateleira – revelou Lucas.
Para ele, o compatriota lembra um companheiro de Tottenham: Harry Kane. O camisa 10 do Spurs se tornou um centroavante mais móvel nos últimos anos, saindo da área e se consolidando como um armador acima da média para a posição.
— Sou fã (do Firmino), parece um pouco com Harry Kane, joga não só de 9, mas de 10, baixa para fazer jogada, dar assistência e realmente é pouco falado, reconhecido em nosso país. Não sei por que, mas ele é um cara que é um dos grandes jogadores do Brasil nos últimos anos – avaliou o ex-jogador do São Paulo.
Dividindo o campo e o vestiário com Kane todo esse tempo fez com que Lucas o colocasse entre os melhores do país. “Não só no clube, mas acho que da Inglaterra. Dos que eu vi, ele está no top-3 dos maiores da Inglaterra”, disse. O brasileiro ainda elogiou o foco, profissionalismo, vontade de vencer do companheiro, e torce para que voltem a jogar juntos no futuro.