Lucas Moura relembra frustrações no Tottenham: ‘O que mais aprendi na Premier League foi…’

4 minutos de leitura

Lucas Moura marcou a história no Tottenham. Apesar de não ter levantado taças nos Spurs, o atual atacante do São Paulo ficará eternamente lembrado pelo hat-trick contra o Ajax na semifinal da Champions League 2018/19, que levou o time de Londres à final da competição.

Após uma temporada em baixa, o brasileiro deixou os Spurs neste ano e voltou para o clube brasileiro onde foi formado e, mais uma vez, marcou a história do Tricolor Paulista com um título inédito: a Copa do Brasil.

Nesta quinta-feira (23), o jornal inglês “The Guardian” publicou uma entrevista com Lucas, na qual ele falou sobre seu momento no São Paulo, mas também comentou sobre as decepções e aprendizados que viveu no Tottenham. A PL Brasil separou os melhores trechos. Confira!

A diferença entre as finais com o Tottenham e o São Paulo

Apesar de ter vivido finais importantes com o Tottenham e o São Paulo, Lucas foi campeão em apenas uma delas. Perguntado sobre as semelhanças entre as duas ocasiões, Lucas disse que cada uma despertou sensações diferentes.

— Na final da Liga dos Campeões foi uma situação diferente. Realmente não esperava estar no banco, mas no final a decisão foi do treinador. Eu estava focado apenas em entrar e ajudar a equipe. O Liverpool foi um adversário muito difícil e foi um jogo complicado, muito triste para nós. Eu tinha muita esperança de sermos campeões, mas, infelizmente, não conseguimos. Essas coisas fazem parte do futebol.

— No entanto, devo confessar, considerando que o São Paulo é o clube pelo qual torço – o clube do meu coração – onde a torcida havia pedido minha volta, as emoções e os nervos estavam mais intensos. Voltar para São Paulo e conquistar esse título foi muito especial, sem dúvida uma das maiores conquistas da minha carreira.

Os aprendizados na Premier League

Lucas foi um dos grandes destaques da campanha do São Paulo rumo ao título inédito. O brasileiro teve atuações muito elogiadas, sendo a do jogo de volta contra o Corinthians a maior delas. Ele fez o gol que garantiu a classificação para a final, evitando os pênaltis.

Lucas deve seu desempenho acima da média do futebol brasileiro aos cinco anos que viveu na Inglaterra.

— Eu aprendi muito. Uma das coisas que mais aprendi fora do Brasil foi tática – principalmente jogando sem bola. Na Inglaterra trabalhamos muito fisicamente, então acrescentei intensidade e agressividade ao meu jogo.

Além de colocar isso em prática em campo, Lucas contou que aconselha o time sobre as coisas que aprendeu na Europa para que a equipe como um todo também possa evoluir.

— A passagem pela Europa me fez muito bem, principalmente na Premier League, que na minha opinião é a liga mais competitiva e bonita do mundo. No São Paulo procuro passar o que aprendi para que possamos melhorar.

“Foi muito difícil”: a frustração com a última temporada no Tottenham

lucas moura liverpool x tottenham
Lucas Moura viveu temporada desastrosa pelo Tottenham em 2022/23 (Foto: IconSport)

O Tottenham foi um dos grandes clubes ingleses que viveram uma temporada frustrante em 2022/23. Os Spurs encerraram o ano atrás de Aston Villa e Brighton na tabela, ficando fora da zona de classificação para todas as competições europeias.

— Foi muito difícil, não só para mim, mas para toda a equipe. Gostaria de terminar minha passagem pelo Tottenham com melhores resultados, mas não tive muitas oportunidades de jogar. Lutei com uma lesão que me manteve afastado por muito tempo. Mas essas situações fazem parte do futebol, fazem parte das nossas carreiras.

Apesar da decepção, Lucas guarda boas lembranças do seu período em Londres e diz que o clube sempre estará guardado em seu coração.

— O que importa é tudo o que construí lá: as coisas que conquistei dentro e fora de campo, as amizades que fiz. Fiquei muito feliz e realizado em vários aspectos, apesar de não ter conquistado nenhum título. Evoluí muito como jogador, como pessoa e foi uma jornada muito memorável.

— E na minha partida de despedida consegui entrar um pouquinho e até fiz um gol para sair com aquela sensação de comemoração. É um clube que guardarei com carinho em meu coração.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.