‘Assustador’: Lucas Leiva revela primeiro dia no Liverpool

4 minutos de leitura

O ex-jogador Lucas Leiva, de 37 anos, é um dos ídolos do Liverpool e fez história nos gramados do futebol inglês ao longo dos dez anos que vestiu a camisa dos Reds.

No entanto, o ex-volante relembrou os primeiros dias no clube e comentou sobre a forma “assustadora” como as coisas começaram.

Lucas Leiva foi revelado pelo Grêmio e deixou o time gaúcho para defender o Liverpool em julho de 2007, aos 20 anos. O então meia-atacante estava no Canadá com a Seleção sub-20 para a Copa do Mundo da modalidade e foi direto à Inglaterra se unir ao elenco do time de Merseyside após o torneio.

O planejamento previa que o jogador se integrasse à equipe em Londres e partisse para Hong Kong, lugar onde viria a ser a pré-temporada de 2007/08.

— Eu estava apenas em uma sala esperando. Tinha apenas 20 anos, não sabia falar inglês, e meus novos companheiros começaram a chegar: Steven Gerrard, Peter Crouch, Fernando Torres, Xabi Alonso, Javier Mascherano —, destacou Leiva em artigo publicado no site do Liverpool.

Àquela altura, a jovem promessa se apegou à esperança de encontrar o lateral-esquerdo Fábio Aurélio, primeiro brasileiro a defender o Liverpool, que jogou no clube entre 2006 e 2012.

— Eu estava tipo: ‘Uau, onde estou?' Foi assustador, porque eu esperava conhecer o Fábio Aurélio, mas ele se machucou e ficou em Liverpool. Eu não sabia falar inglês, foi muito difícil. Foi assustador, para ser honesto —, relembrou o meia.

Apesar do receio inicial, Leiva destacou que “foi um sonho se tornando realidade” poder conhecer os consagrados jogadores naquele momento.

gerrard lucas leiva
Gerrard e Lucas Leiva comemoram gol do Liverpool (Foto: Liverpool.com)

Após o período, o brasileiro se firmou no grupo treinado por Rafa Benitez como volante, e permaneceu no clube até se transferir para a italiana Lazio, em julho de 2017.

Lucas Leiva fez, ao todo, 346 jogos pelo Liverpool, somou sete gols e 21 assistências nas participações e conquistou a Copa da Liga Inglesa de 2012. O volante se aposentou com 36 anos, em março de 2023, enquanto defendia o Grêmio. Na ocasião, teve constatada uma fibrose cicatricial do miocárdio, que o impediria de jogar em alto rendimento.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.