Por Milena Tomaz e Rodolfo Morsoletto
Morar fora do país e sentir falta da comida brasileira é praticamente unanimidade entre os imigrantes. Na Inglaterra, não seria diferente. Para que esse grupo mate a saudade do sabor tupiniquim, restaurantes e mercados brasileiros de cidades como Londres e Manchester atendem a comunidade em geral e também aos jogadores da Premier League.
Um dos estabelecimentos é o Mais Brasil Market, que fica na região de Salford e faz os atletas brasileiros “se sentirem em casa” em Manchester. A lista de jogadores que são ou já foram clientes inclui os ex-Liverpool Philippe Coutinho e Firmino, o ex-City Fernandinho, Gabriel Jesus, do Arsenal, Casemiro, do Manchester United, e os Citizens Matheus Nunes e Savinho.
No entanto, um deles é presença constante na loja: o goleiro Ederson, do Manchester City e da Seleção.
— Em duas ou três semanas, ele mesmo (Ederson) vai lá e faz a compra. Escolhe a mercadoria, a carne, o arroz, o feijão, come o pão de queijo. Ele sempre vai — afirmou Borman, fundador do Mais Brasil Market, em entrevista à PL Brasil.
O Mais Brasil Market oferta produtos brasileiros e portugueses, e a fama se espalhou também entre os atletas de Portugal que vivem na Inglaterra. Diogo Dalot e Bruno Fernandes, do United, Bernardo Silva, do City, e João Virgínia, goleiro do Everton, foram alguns que somaram à lista de clientes.
Os primeiros clientes da Premier League
Borman relembrou o início da era empreendedora em Manchester. A Mais Brasil Market foi fundada em 2016 por ele e a família, e o empresário divide o gerenciamento com a filha, Julia, e a esposa, Nirlia. Um dos primeiros atletas a ser cliente do estabelecimento foi Philippe Coutinho, que defendeu o Liverpool entre 2013 e 2018.
Depois, Firmino, Fernandinho e Gabriel Jesus também apareceram. Um astro levou ao outro, e assim o local ficou cada vez mais estrelado. Borman se emocionou ao comentar como é receber joias do futebol na loja.
— São pessoas famosas no mundo todo e chegam na loja em uma simplicidade muito grande. Uma coisa que eu lembro é quando o Gabriel Jesus chegou em Manchester, ele ficou morando a 300, 400 metros da loja. Ia ele e os amigos fazer compras, pegavam a sacolinha e saíam andando. Todos eles são humildes —, destacou o proprietário.
A convivência com os jogadores evoluiu a ponto de estreitar a ligação, como ocorreu com Fernandinho, por exemplo. O ex-City costumava conversar sobre coisas do dia a dia por horas, conforme o empreendedor recordou. Demais clientes até se surpreendiam ao ver o volante como “um mero mortal”.
O proprietário comentou também uma interação recente com Vinícius Souza, do Sheffield United. O meia é namorado da cantora Anitta e cliente da Mais Brasil Market.
— Ele fez um pedido, fui na casa dele levar e falei: ‘Aproveita e leva a Anitta lá na loja para comer um pão de queijo, eu preciso tirar uma foto com ela’ — rememorou ele, aos risos.
Camisas emblemáticas decoram a loja
“Vinição” — ou “Big Vini”, para os ingleses — é um dos jogadores que ajuda a deixar a loja “mais pesada” com a camisa exposta. O conjunto que Borman emoldurou e pendurou nas paredes tem um valor sentimental muito grande para o empresário por serem todas presentes — devidamente autografados — dos astros para ele.
A coleção tem também as camisas de Ederson, Gabriel Jesus, Fernandinho, Alex Telles, Fred, Wesley (ex-Aston Villa e Stoke City), Firmino e Casemiro entre os brasileiros, e Bernardo Silva e João Virgínia do lado português.
Quem vê a quantidade não pensa que o número poderia ser maior. Borman ressaltou, aos risos, que há camisas “prometidas” que ainda não foram entregues.
— Eu já pedi a do Savinho. Ele falou: ‘Pode deixar que eu vou te dar’. O Matheus Nunes também… A gente vai pedindo. Tem uma que está prometida há muito tempo e já esqueceram —, disse.
Outro atleta que ainda está em dívida neste quesito é Vitinho, do Botafogo, que já defendeu o Burnley. O atacante frequentava uma igreja próxima da loja, assim como os ídolos dos Reds Firmino, Alisson e Fabinho, e havia prometido a camisa ao empresário.
“Ele ia à igreja toda semana e sempre chegava um pouco mais cedo para comer salgado, e até os membros da igreja falavam: ‘Oh, Vitinho, cadê a sua camisa aqui? Tem de todo mundo e não tem a sua’, e ele: ‘Vou trazer, vou trazer’. E nunca levou”, recordou Borman.
Sabor brasileiro conquista o jogador mais caro da Premier League
Quem também ostenta camisas pesadas penduradas nas paredes é a Boutique da Carne, no bairro de Fulham, a poucas quadras do estádio Stamford Bridge. O estabelecimento faz sucesso entre ex e atuais jogadores do Chelsea e conquistou a contratação mais cara da Premier League, Moisés Caicedo.
O volante do Chelsea conheceu o local por meio de um barbeiro equatoriano da barbearia “Don Bigote”, que também atende jogadores sul-americanos.
— O Cris da barbearia pediu uma preparação de comida e carne para levar ao Caicedo. Ele gostou, passamos a atendê-lo em espanhol e ele já até autografou minha camisa do Chelsea — disse Saul Volpini, brasileiro proprietário da Boutique da Carne, à reportagem da PL Brasil.
A camisa 25 dos Blues autografada pelo equatoriano faz parte da decoração da casa de carnes, assim como a número 20 do Fulham, assinada por William.
— O Willian morava perto do estádio e apareceu aqui uma vez. Depois disso, a família dele também passou a vir presencialmente ou pediam online. Eles gostavam de comprar carne, marmitas, bolachas e sucos — contou Volpini.
Atletas de Manchester buscam comidas tradicionais
A capital inglesa não é o único local com jogadores fãs de iguarias brasileiras. Ederson não fica sem comer o pão de queijo da Mais Brasil Market em nenhuma das visitas à loja.
Borman “entregou” o goleiro brasileiro na entrevista.
— No Brasil, já existe o pão de queijo recheado, mas lançamos um para os ingleses de linguiça toscana, linguiça de frango… O Ederson, quando vai lá, come uns dois, de tanto que gosta —, disse o empresário.
Já outro brasileiro do Campeonato Inglês adora açaí. “O Matheus Nunes sempre está indo na loja. Ele não faz a compra de casa, mas o açaí sempre vai lá buscar”, destacou.
Fotos de recordação e ‘pedido’ a Casemiro
Dessa forma, é evidente que a presença dos atletas no empreendimento é muito valorizada por Borman, que faz questão de registrar os encontros com uma foto e publicar na página da loja no Instagram.
A conta tem cliques com Gabriel Jesus, Fred, Alisson, Ederson, Allan (ex-Everton), Fernandinho, Alex Telles, Bruno Fernandes, Firmino, Matheus Pereira (ex-West Brom), Diego Rosa (ex-City), Dalot, Bernardo Silva, Kayky (City), Vinícius Souza, Wesley, João Virginia, Vitinho, Matheus Nunes e Savinho.
Porém, faltam astros para completar a coleção. No lado português, o empresário gostaria de ter Rúben Dias no local. Entre as estrelas brasileiras, um multicampeão foi citado.
— O Casemiro nunca foi na minha loja. Ele é cliente nosso, converso muito com a esposa dele, então ela faz o pedido e a gente entrega em casa. Já o vi na casa dele, já conversei com ele rapidinho, mas na loja ele não foi. Gostaria que ele fosse lá para tirar foto também —, comentou Borman.
Iguarias brasileiras fazem sucesso na Inglaterra
Não são apenas os atletas que buscam o sabor brasileiro. Na Boutique da Carne, por exemplo, as marmitas de pratos tradicionais do país são o carro-chefe, e saem por 10 libras (aproximadamente R$ 70).
— Em um dia, chegamos a vender de 60 a 110 marmitas. Aos finais de semana, chega a 140. A que mais sai é a de picanha —, comentou o dono.
No caso da Mais Brasil Market, o pão de queijo é o principal destaque, mas outros alimentos e bebidas tradicionais brasileiros atraem a atenção, como o Guaraná, o açaí e demais salgados — especialmente a coxinha.