Como Lo Celso e Ryan Sessegnon podem ajudar o Tottenham?

Diretoria foi atrás de reforços interessantes para o elenco dos Spurs

meia lo-celso-tottenham
Crédito Tottenham divulgação

O último dia de janela de transferências foi agitado no Tottenham. Após alguns flertes, o clube finalmente anunciou as contratações do meio-campista Lo Celso e do ponta esquerda Ryan Sessegnon. O primeiro chega do Bétis; o segundo do Fulham. A dupla se junta ao meio-campista Tanguy Ndombéle, que já havia sido contratado no início da janela.

E a pergunta que fica é: como encaixá-los no time? A PL Brasil expõe algumas formas de como o técnico Mauricio Pochettino pode usar a dupla.

Lo Celso

Revelado pelo Rosário Central, Lo Celso não conseguiu se firmar no PSG e acabou sendo emprestado ao Bétis. E isso foi crucial para ele voltar a atuar no nível que levou-o ao clube francês.

O meio-campista argentino chega com muita moral após a sua belíssima temporada no Bétis. Era um dos alvos do Tottenham desde o início da janela de transferências e agora precisará responder em campo.

Lo Celso é um jogador que tem tudo para ajudar os Spurs. É um atleta com características bem agregadoras à equipe de Mauricio Pochettino. É um meia que tem facilidade para quebrar linhas, criar espaços para outros infiltrarem, um bom drible e também uma chegada na área.

Fazendo uma projeção de como ele pode ser usado, dá para partir de um 4-4-2 em formato de losango, com Lo Celso sendo o meio-campista mais recuado pela esquerda. E isso pode ser interessantíssimo para o Tottenham.

Com provavelmente Ndombélé  e Harry Winks jogando um pouco mais recuado, Lo Celso deverá ter a liberdade para criar jogadas, encontrar espaços e finalizar. Em 45 jogos pelo Bétis, marcou 16 gols e deu seis assistências.

Leia mais: 7 jovens para ficar de olho na próxima temporada da Premier League

Partindo com a sua agilidade e o bom drible, poderá deixar os atacantes Harry Kane e Heuming-Son em boas condições de marcarem seus gols; ao criar espaços, ajuda Dele Alli a ficar mais perto do gol e infiltrar na área.

Outra característica importante que ele tem é a sua boa marcação-pressão. Ele consegue fazer isso de forma interessante e pode ajudar o Tottenham na recuperação e fazer a transição ofensiva de forma rápida.

Em jogos onde o Tottenham precisará atacar desde o início, ele pode atuar ao lado de Eriksen na meiuca, com Ndombélé um pouco mais recuado, e Son e Lucas pelas pontas, tendo Kane como referência.

Algumas coisas ele precisará aprimorar, como por exemplo, a agilidade enquanto estiver com a bola. A Premier League é uma liga bem intensa e o Tottenham também é um time de transições rápidas. No Bétis, Lo Celso atuava de forma ofensiva mas diferente, pois era uma equipe que priorizava mais a posse de bola.

A Premier League é uma liga de muito contato físico e Lo Celso poderá sentir isso um pouco até se adaptar por completo. Mas de tanto insistir no jogador, com certeza Mauricio Pochettino tem um plano para adaptá-lo.

O Tottenham contrata um meio-campista completo e que poderá ajudar o clube na busca pelos tão aguardados títulos. Ganha uma opção interessantíssima em um elenco que precisava de reforço desse nível.

A ver como o técnico Mauricio Pochettino encaixa o seu compatriota da melhor forma na equipe. Lo Celso e Tottenham é um casamento que pode dar muito certo.

Ryan Sessegnon

Tido como uma das boas promessas inglesas, Ryan Sessegnon chega ao Tottenham buscando afirmar na sua carreira. Foi eleito o melhor jogador da Championship na temporada 2017-2018, onde se destacou no acesso do Fulham.

Entretanto, não conseguiu repetir o nível na última temporada da Premier League. Foi um jogador que oscilou bastante. Claro que o Fulham também não ajudou. Mesmo contratando bastante, o clube decepcionou e acabou sendo rebaixado.

Lateral-esquerdo de origem, acabou se adaptando e se tornando um ponta esquerda. Mudança parecida com a que Gareth Bale teve, por exemplo – guardada as suas devidas proporções, claro.

Ryan Sessegnon é um jogador com muito potencial e, jogando em uma equipe organizada, sendo treinado por um técnico capaz de desenvolver suas habilidades e, o mais importante, sem o protagonismo que tinha no Fulham, pode render demais.

sessegnon tottenham
Crédito Tottenham divulgação

No Tottenham, poderá jogar em três funções: em alguma situação eventual na lateral-esquerda; em um 3-4-3, pode ser o ala esquerda na linha de quatro; e, por último, atuando como ponta esquerda, posição onde ele mais se destacou.

Sua contratação é muito importante para o Tottenham, pois além de adquirir um jogador com bastante potencial, ganha uma peça interessante no banco de reservas e que pode ajudar muito quando for acionado.

Sessegnon tem a oportunidade perfeita de se firmar na Premier League. Terá à sua disposição um bom elenco, ótima estrutura e um técnico que sabe mudar o patamar de jogadores. A ver o resultado.