Liverpool x Real Madrid: retrospecto dos Reds contra os espanhóis é favorável

Em 1981, Reds foram campeões europeus em cima dos espanhóis

0
605
liverpool x real madrid
liverpool x real madrid

No próximo dia 26, Liverpool x Real Madrid fazem a final histórica pelo título da Champions League. No estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia, os Reds buscarão o sexto título da competição.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • Os maiores técnicos da história da Premier League

O Liverpool, em 1981, foi campeão da Liga dos Campeões. O técnico Bob Paisley tinha em suas mãos um elenco muito mais forte que o clube espanhol.

Ray Clemence, Phil Neal, Graeme Souness e, principalmente, Kenny Dalglish eram alguns dos melhores jogadores do futebol inglês e haviam conquistado a competição em 1966/67 e 1967/68.

O gol de Allan Kennedy aos 37 minutos do segundo tempo foi o único marcado no jogo, dando o título ao Liverpool. Além disso, o time inglês foi a última equipe que venceu o Real Madrid em uma final da Liga dos Campeões.

Leia mais: Cada vez mais a Premier League cede jogadores à seleção brasileira: veja histórico em Copas do Mundo

O último confronto entre as equipes foi em 2014 pela fase de grupos da competição. O Liverpool perdeu os dois jogos, sendo eliminado brevemente na fase de grupos.

No primeiro jogo, em Anfield, Cristiano Ronaldo e Benzema, duas vezes, mantiveram a invencibilidade do time espanhol. O placar de 3 a 0 foi grande, haja vista que, em Madrid, o Real venceu por apenas 1 a 0.

Se o time espanhol tem vantagem nos jogos de fase de grupos, o Liverpool tem 100% de aproveitamento quando o confronto é em mata-mata.

Já em 2008/09, duas vitórias contra os espanhóis colocaram os ingleses nas quartas da competição.

Na primeira partida das oitavas, o Liverpool foi até Madrid e, com gol de Yossi Benayoun, saiu vitorioso do Santiago Bernabéu.

Em Anfield, Steven Gerrard anotou duas vezes e o Liverpool goleou o time espanhol por 4 a 0 – Fernando Torres e Dossena marcaram os outros dois gols.

O troféu Santiago Bernabéu foi mais uma competição que o Liverpool enfrentou o Real Madrid. Em 1989, uma vitória por 2 a 0 deu aos Merengues o sexto título de seu torneio amistoso.

Após 13 anos, o Liverpool retornou a Madrid. Desta vez, o torneio tinha quatro equipes, e os ingleses ficaram em terceiro lugar, perdendo para o Real Madrid pelo mesmo resultado do confronto anterior.

Curiosidades

O ataque do Liverpool nesta edição de Liga dos Campeões tem um gol a menos que o time inteiro do Real Madrid – 29 contra 30 dos Merengues;

Salah, Mané e Firmino ultrapassaram o trio de ataque de 2013/14, sendo o mais novo recorde de gols de três jogadores de um mesmo time – 29 contra 28 do trio BBC;

Nove jogadores já atuaram pelos dois clubes. Xabi Alonso, Arbeloa e Michael Owen são três deles. Em todos os confrontos, o time que perde a partida não marca nenhum gol.

Confira, abaixo, o retrospecto de Liverpool x Real Madrid pela Liga dos Campeões:

5 partidas, 3 vitórias, 2 derrotas, 6 gols a favor, 4 gols contra.

Em casa:

10/03/2009 – Liverpool 4 x 0 Real Madrid – Anfield Road (Liverpool, Inglaterra)

22/10/2014 – Liverpool 0 x 3 Real Madrid – Anfield Road (Liverpool, Inglaterra)

Fora de casa:

25/02/2009 – Real Madrid 0 x 1 Liverpool – Santiago Bernabéu (Madrid, Espanha)

04/11/2014 – Real Madrid 1 x 0 Liverpool – Santiago Bernabéu (Madrid, Espanha)

Estádio Neutro:

27/05/1981 – Liverpool 1 x 0 Real Madrid – Parc des Princes (Paris, França)

26/05/2018 – Liverpool x Real Madrid – Estádio Olímpico (Kiev, Ucrânia)

Será que o Liverpool ampliará o seu domínio frente aos Merengues em eliminatórias da Liga dos Campeões?

Não há posts para exibir