Liverpool x Porto: analisamos o confronto das quartas da Champions

Reds voltam a enfrentar os Dragões. Será que avança novamente?

liverpool x porto

A temporada 2018/2019 foi de ressurreição para o futebol inglês no cenário europeu. Após algumas eliminações bem vexatórias nos últimos anos, os clubes chegam às quartas de final da Liga dos Campeões e Liga Europa como fortes candidatos ao título. Um desses duelos é Liverpool x Porto.

Reds disputando títulos da UCL e PL

A trajetória do Liverpool na Liga dos Campeões não foi fácil. Os Reds flertaram com a eliminação já na fase de grupos, especialmente quando Milik, atacante do Napoli, ficou cara a cara com Alisson no último lance da partida. Entretanto, o brasileiro salvou e garantiu a equipe de Jürgen Klopp no mata-mata da competição.

Nas oitavas de final, o sorteio colocou o Liverpool contra um adversário pesado: o Bayern de Munique. Para completar, o duelo diante do clube alemão seria decidido na Alemanha. Entretanto, após um empate por 0 a 0 em Anfield, os Reds foram até a Allianz Arena e venceram o rival. Um 3 a 1 histórico e com muita autoridade.

Podcast PL Brasil #61 – Os ingleses nas quartas da Champions feat Marcelo Bechler

Após vencer os alemães, o Liverpool enfrentará um velho conhecido nas quartas de final. O adversário será o Porto, clube no qual os Reds eliminaram na temporada passada, quando venceram por 5 a 0 no agregado.

É claro que futebol se resolve dentro de campo. Existem inúmeros exemplos onde o time mais fraco venceu o duelo. Entretanto, é inegável que, na teoria, o Liverpool é amplamente favorito para o confronto.

Os Reds vivem um ótimo momento na temporada. Além de chegarem embalados após eliminarem o Bayern, os comandados de Klopp também lideram a Premier League – é verdade que tem um jogo a mais em relação ao City.

Baixa importante

Um desfalque pesado para o Liverpool é Andrew Robertson. O lateral-esquerdo está suspenso e não joga a primeira partida. Pensando na reposição, é bem provável que Klopp opte por Alberto Moreno ou James Milner improvisado.

Mesmo com essa ausência, o setor defensivo do Liverpool é um dos grandes pilares do time nesta temporada, liderado pelo melhor zagueiro do mundo, Virgil van Dijk. Desde que ele chegou, a defesa dos Reds mudou completamente. Além do holandês, o goleiro brasileiro Alisson e o lateral-direito Alexander Arnold são peças chaves neste Liverpool e vão fazendo uma temporada muito boa.

laterais do Liverpool arnold robertson

No meio-campo, o Liverpool tem boas opções para formar a sua trinca. Destaque para o brasileiro Fabinho, que cresceu muito desde o fim de 2018 e talvez seja o melhor meio-campista do elenco no momento.

Entretanto, ele pode acabar ficando no banco de reservas, pois em jogos de Liga dos Campeões, Klopp já deixou escancarada a sua preferência por um meio-campo formado com Jordan Henderson, James Milner e Giorginio Wijnaldum.

E o trio de ataque dispensa comentários. Mohamed Salah, Sadio Mané e Roberto Firmino seguem a todo vapor. Se os números são inferiores aos da temporada passada, o poder de decisão segue o mesmo.

Liverpool x Porto vai ferver

Com tudo isso, é possível imaginar o Liverpool pressionando desde o primeiro minuto em Anfield Road. A atmosfera que começa desde a chegada do ônibus, também contribui bastante para essa pressão

Um resultado positivo para os Reds no primeiro jogo pode ser importante até na Premier League. Isso porque a equipe de Klopp briga pelo título nas duas competições. Portanto, caso consiga uma boa vantagem na ida, o Liverpool pode até poupar algumas peças na volta. Claro, apenas uma suposição.

Entretanto, mesmo com todo o favoritismo, o Liverpool precisa tomar muito cuidado para não ser surpreendido. Isso porque o Porto possui jogadores bem interessantes, como por exemplo, o trio brasileiro, formado por Éder Militão, Alex Telles e Tiquinho Soares.

O clube português deve adotar uma postura bem defensiva e tentar explorar ao máximo os contra-ataques, especialmente pelo lado direito de ataque, buscando aproveitar a ausência de Robertson.

Liverpool x Porto

10/4 – Liverpool x Porto, Anfield, jogo de ida, 16h

17/4 – Porto x Liverpool, Estádio do Dragão, jogo da volta, 16h