Liverpool x Manchester United: 5 curiosidades do maior clássico da Inglaterra

5 minutos de leitura

Liverpool x Manchester United é considerado um dos maiores clássicos do futebol mundial não somente pelo histórico de grandeza da dupla, mas pela rivalidade carregar aspectos históricos e culturais.

As disputas entre os dois até viraram livro. De nome “Red on Red: Liverpool, Manchester United and the Fiercest Rivalry in World Football” (“Vermelho contra vermelho: Liverpool, Manchester United e a rivalidade mais feroz do futebol mundial”, em tradução livre), a obra explica como o clássico surgiu e se desenvolveu ao longo da história. Os rivais se enfrentam neste domingo, às 13h30 (de Brasília), pela 26ª rodada da Premier League.

Foram 211 jogos entre os dois clubes em toda a história. O Manchester United leva vantagem e venceu 82 vezes, contra 71 triunfos do Liverpool. Além disso, foram 58 empates. Grande ídolo dos Red Devils, o galês Ryan Giggs é quem mais atuou no clássico: 48 jogos.

1 – Duelo de cidades

Manchester e Liverpool são cidades que convivem com uma rivalidade que vai além do futebol. Durante décadas, elas travaram disputas no campo econômico e industrial. Durante a Revolução Industrial, Liverpool tinha um dos maiores e principais portos do mundo enquanto Manchester era o centro de produção de algodão. Era um período de recessão mundial e para a classe trabalhadora a dificuldade era grande.

Posteriormente, a expansão da indústria têxtil asiática e a mudança das rotas marítimas comerciais prejudicaram economicamente as duas cidades.

Liverpool tinha maior força econômica devido à importância da zona portuária. Então, Manchester decidiu construir um canal até o oceano (Manchester Ship Canal). A medida gerou ressentimento em Liverpool, que foi bastante afetada.

2 – Primeiro clássico bem longe dos melhores momentos

O primeiro Liverpool x Manchester United aconteceu em 1894. Os Red Devils ainda eram chamados de Newton Heath e terminaram aquela temporada na última posição do Campeonato Inglês. Eles enfrentariam o Liverpool, campeão da Segundona, na disputa por uma vaga na elite do futebol inglês do ano seguinte. O jogo aconteceu no Ewood Park, na cidade de Blackburn, e teve vitória dos Reds por 2 a 0. O resultado garantiu o Liverpool na Primeira Divisão e rebaixou o United.

3 – Liverpool x Manchester United: quatro finais disputadas

Os rivais duelaram em decisões apenas em quatro oportunidades. A primeira foi em 1977, na final da Copa da Inglaterra, em que o United levou a melhor sobre o Liverpool e venceu por 2 a 1. Já em 1983, os Reds deram o troco e devolveram o placar na decisão da Copa da Liga.

Os Red Devils foram campeões da Copa da Inglaterra em 1996 ao baterem o grande rival por 1 a 0, com gol de Eric Cantona no fim da partida. A última final Liverpool x Manchester United foi em 2003. Steven Gerrard e Michael Owen marcaram uma vez cada e ajudaram os Reds a serem campeões da Copa da Liga.

4 – Ajuda após o Desastre de Munique

O dia 6 de fevereiro de 1958 foi um marco triste na história do futebol inglês, com o trágico acidente aéreo em Munique, na Alemanha, que vitimou 23 pessoas, incluindo oito jogadores do Manchester United. Antes do desastre, a equipe comandada pelo técnico Matt Busby, conhecida à época como “Busby Babes”, tinha vencido dois campeonatos ingleses seguidos.

Vários atletas também ficaram gravemente feridos, incluindo Bobby Charlton. Muitos clubes se colocaram à disposição para ajudar o United a montar sua equipe após a tragédia. O Liverpool ofereceu cinco jogadores por empréstimo aos Red Devils.

5 – Maior goleada tem 128 anos

A maior goleada da história do clássico Liverpool x Manchester United é bem recente. Em março de 2023, os Reds aplicaram um sonoro 7 a 0 diante do maior rival, em Anfield Road. Os gols da histórica partida foram de Salah (2), Gakpo (2), Darwin Núñez (2) e Roberto Firmino.

Antes, o placar mais elástico havia sido há 128 anos. Em 1985, o Liverpool não tomou conhecimento e goleou o United, então chamado de Newton Heath, seu antigo nome, por 7 a 1, no dia 12 de outubro de 1895.

Pedro Ramos
Pedro Ramos

Subcoordenador na PL Brasil. Ex-Estadão e TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia.

E-mail: [email protected]