Liverpool x Manchester United é considerado um dos maiores clássicos do futebol mundial não somente pelo histórico de grandeza da dupla, mas pela rivalidade carregar aspectos históricos e culturais.
As disputas entre os dois até viraram livro. De nome “Red on Red: Liverpool, Manchester United and the Fiercest Rivalry in World Football” (“Vermelho contra vermelho: Liverpool, Manchester United e a rivalidade mais feroz do futebol mundial”, em tradução livre), a obra explica como o clássico surgiu e se desenvolveu ao longo da história.
Os rivais se enfrentam neste domingo (7), às 11h30 (de Brasília), pela 32ª rodada da Premier League.
Foram 213 jogos entre os dois clubes em toda a história. O Manchester United leva vantagem e venceu 83 vezes, contra 71 triunfos do Liverpool. Além disso, foram 59 empates. Grande ídolo dos Red Devils, o galês Ryan Giggs é quem mais atuou no clássico: 48 jogos.
Duelo de cidades
Manchester e Liverpool são cidades que convivem com uma rivalidade que vai além do futebol. Durante décadas, elas travaram disputas no campo econômico e industrial. Durante a Revolução Industrial, Liverpool tinha um dos maiores e principais portos do mundo enquanto Manchester era o centro de produção de algodão. Era um período de recessão mundial e para a classe trabalhadora a dificuldade era grande.
Posteriormente, a expansão da indústria têxtil asiática e a mudança das rotas marítimas comerciais prejudicaram economicamente as duas cidades.
Liverpool tinha maior força econômica devido à importância da zona portuária. Então, Manchester decidiu construir um canal até o oceano (Manchester Ship Canal). A medida gerou ressentimento em Liverpool, que foi bastante afetada.
Primeiro clássico bem longe dos melhores momentos
O primeiro Liverpool x Manchester United aconteceu em 1894. Os Red Devils ainda eram chamados de Newton Heath e terminaram aquela temporada na última posição do Campeonato Inglês. Eles enfrentariam o Liverpool, campeão da Segundona, na disputa por uma vaga na elite do futebol inglês do ano seguinte. O jogo aconteceu no Ewood Park, na cidade de Blackburn, e teve vitória dos Reds por 2 a 0. O resultado garantiu o Liverpool na Primeira Divisão e rebaixou o United.
Liverpool x Manchester United: quatro finais disputadas
Apesar de já terem se enfrentado mais de 200 vezes em partidas oficiais, os rivais duelaram em decisões apenas em quatro oportunidades. A primeira foi em 1977, na final da Copa da Inglaterra, em que o United levou a melhor sobre o Liverpool e venceu por 2 a 1. Já em 1983, os Reds deram o troco e devolveram o placar na decisão da Copa da Liga.
Os Red Devils foram campeões da Copa da Inglaterra em 1996 ao baterem o grande rival por 1 a 0, com gol de Eric Cantona no fim da partida. A última final Liverpool x Manchester United foi em 2003. Steven Gerrard e Michael Owen marcaram uma vez cada e ajudaram os Reds a serem campeões da Copa da Liga.
🏆 𝐑𝐨𝐥𝐥 𝐨𝐟 𝐇𝐨𝐧𝐨𝐮𝐫 🏆
2003 was @LFC's year!#EFL | #CarabaoCup pic.twitter.com/FoclL0mPvY
— Carabao Cup (@Carabao_Cup) February 15, 2022
Ajuda após o Desastre de Munique
O dia 6 de fevereiro de 1958 foi um marco triste na história do futebol inglês, com o trágico acidente aéreo em Munique, na Alemanha, que vitimou 23 pessoas, incluindo oito jogadores do Manchester United. Antes do desastre, a equipe comandada pelo técnico Matt Busby, conhecida à época como “Busby Babes”, tinha vencido dois campeonatos ingleses seguidos.
Vários atletas também ficaram gravemente feridos, incluindo Bobby Charlton. Muitos clubes se colocaram à disposição para ajudar o United a montar sua equipe após a tragédia. O Liverpool ofereceu cinco jogadores por empréstimo aos Red Devils.
Segunda maior goleada tem 128 anos
A maior goleada da história do clássico Liverpool x Manchester United é bem recente. Em março de 2023, os Reds aplicaram um sonoro 7 a 0 diante do maior rival, em Anfield Road. Os gols da histórica partida foram marcados por Salah (2), Gakpo (2), Darwin Núñez (2) e Roberto Firmino.
Antes, o placar mais elástico havia sido há 128 anos. Em 1895, o Liverpool não tomou conhecimento e goleou o United, então chamado de Newton Heath, seu antigo nome, por 7 a 1, no dia 12 de outubro de 1895.