Liverpool x Manchester United: o anúncio que ‘dá pesadelos’ às duas torcidas

4 minutos de leitura

O principal clássico do futebol inglês será disputado no domingo (17), quando o Liverpool receber o Manchester United em Anfield, em partida válida pela 17ª rodada da Premier League. Os Reds, apesar da liderança, podem ter lembranças ruins antes do confronto, mas os Red Devils também se preocupam.

Isso porque a Premier League anunciou o quadro de arbitragem para o clássico com a presença de Dan Cook, responsável por anular erroneamente um gol legal de Luís Díaz contra o Tottenham.

Problemas para Liverpool e Manchester United?

Michael Oliver será o árbitro principal, com Stuart Burt e Dan Cook como seus assistentes e Anthony Taylor como quarto árbitro.

O VAR será operado por John Brooks — que desempenhou a mesma função na vitória dos Reds sobre o Crystal Palace no sábado — e ele terá assistência de Simon Long.

Michael Oliver liverpool manchester united
Michael Oliver em ação na Premier League (Foto: Icon Sport)

Esta será a quinta vez que Oliver comandará uma partida entre Liverpool e Manchester United, e os Reds não venceram nenhuma das quatro anteriores (dois empates, duas derrotas), embora esta seja a primeira vez que o árbitro de 38 anos terá o confronto em Anfield.

O caso envolvendo Luís Díaz

No entanto, o nome da lista que pode trazer lembranças aterrorizantes aos fãs do Liverpool é Cook. Ele foi o VAR assistente na noite em que o time perdeu por 2 a 1 para o Tottenham em setembro. Ele foi apontado como uma dos culpados.

De forma equivocada, a arbitragem de campo flagrou impedimento de Díaz no gol do Liverpool. Em vez de corrigir a decisão, a equipe do VAR se confundiu na comunicação e confirmou o impedimento e anulou o gol equivocadamente.

Junto com o VAR principal, Darren England, ele foi afastado de suas funções na semana seguinte após esses eventos, duramente criticados por torcida e imprensa.

Por outro lado, o caso do erro de Cook também pode levantar preocupações no lado dos visitantes, uma vez que erros podem ser cometidos para os dois lados, principalmente se houver grande pressão acerca do assistente.

A imagem que mostra Luis Díaz em posição legal (Reprodução: Premier League)
Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]