Liverpool e Manchester United: o que esperar do clássico da 19ª rodada?

Duelo entre rivais é o mais aguardado da rodada da PL

0
548
liverpool manchester united
LAURENCE GRIFFITHS,FRANCK FIFE/POOL/AFP via Getty Images

Pela primeira vez nos últimos 24 anos, Liverpool e Manchester United voltarão a se enfrentar como o top dois da Premier League. O confronto válido pela 19ª rodada irá acontecer neste domingo, às 13h30 (Brasília), e tem tudo para ser um jogaço.

Por mais que existam fases, o duelo entre Liverpool e Manchester United, conhecido como North West Derby, marca o encontro das duas equipes inglesas com o maior número de títulos relevantes. No total, o Liverpool tem 63 taças e o Manchester United acumula 66. Sem dúvida, o clássico deste fim de semana pode ser decisivo para que essa diferença diminua.

Assim sendo, ambas as equipes entrarão em Anfield no domingo em busca da liderança. Com a vitória, os Reds podem empatar em número de pontos com o Manchester United e assumir a liderança da Premier League. Por outro lado, o êxito dos Red Devils podem ampliar ainda mais sua vantagem sobre seu maior rival. Um empate também seria bom negócio para o time de Solskjaer.

No entanto, nada indica que será um jogo claro e óbvio de se prever. O Liverpool faz uma temporada irregular e sofrendo com muitas lesões, principalmente no setor defensivo. Porém, a equipe de Jürgen Klopp já não perde em Anfield Road há 67 jogos pela Premier League.

Para o lado de Manchester, o otimismo fica por conta do ótimo retrospecto da equipe quando atua fora de casa. São oito jogos disputados como visitante e sete vitórias do Manchester United, com apenas dois pontos perdidos, num empate contra o Leicester. Além disso, há também a ótima sequência de 12 jogos consecutivos sem perder.

Como chega o Liverpool para o clássico?

PETER POWELL/POOL/AFP via Getty Images

Os olhares para os Reds são cheios de desconfiança até a bola rolar no domingo. A equipe vem de três jogos sem vencer: empates contra West Brom e Newcastle, e derrota para o Southampton.

Dessa forma, a palavra que marca a temporada do Liverpool até aqui é irregularidade. O time de Klopp deixou diversos pontos pelo caminho, principalmente contra equipes da parte inferior da tabela. Contra um Manchester United embalado, Jürgen Klopp fará o seu 200º jogo pelos Reds na Premier League e vai tentar frear o sempre forte rival.

Por mais que o tempo passe durante a temporada 2020/2021, o Liverpool continua sofrendo com problemas na defesa. As lesões de Virgil van Dijk e Joe Gomez, além do constante histórico de ausência de Joël Matip, são um problema para os Reds.

O zagueiro camaronês, inclusive, pode estar de volta para o North West Derby. Joël Matip treinou normalmente na sexta-feira e caberá a Klopp decidir se irá usá-lo desde o apito inicial ou não. Com uma maratona cada vez mais intensa de jogos, será que vale a pena arriscar?

Quem também estará à disposição e deve ir para o jogo é Thiago Alcântara, que finalmente começa a ter uma sequência de jogos no Liverpool, depois de uma lesão que o deixou fora de combate por alguns muitos jogos. Dentre as dúvidas, Naby Keita continua de fora, conforme foi dito por Jürgen Klopp, e Kostas Tsimikas voltou a treinar normalmente.

Como chega o Manchester United para o clássico?

CARL RECINE/POOL/AFP via Getty Images

Se pelo outro lado a palavra é desconfiança, por este a palavra é expectativa. É com um alto grau de expectativas que o Manchester United chega para essa partida importantíssima de Premier League contra o seu maior rival.

A equipe de Ole Gunnar Solskjaer parece cada vez mais se ajustar dentro de campo e fora dele, com um time mentalmente forte e taticamente aplicado dentro de campo. No entanto, se engana quem pensa que esses fatores inibem o potencial criativo e mágico dos Red Devils.

Aliás, esse contexto criado por Solskjaer favoreceu diversos atletas. O mais óbvio, é claro, é Bruno Fernandes, o único jogador a conquistar o prêmio de melhor jogador do mês da Premier League por quatro vezes num único ano.

No entanto, além do português, outros atletas começaram a aparecer de maneira muito mais constante e entregando ótimas atuações, casos de Paul Pogba, Fred e Marcus Rashford.

Se no lado de lá, Thiago Alcântara começa a ter sua sequência de jogos pelo Liverpool, Eric Bailly também tem emplacado consecutivos jogos pelo Manchester United. Sua presença deixa a defesa mais segura, tanto que, a taxa de vitória dos Red Devils quando Bailly está em campo é bem superior à de quando ele não está: 63,4% contra 53,9%.

Com um elenco mais encorpado, o Manchester United já acumula 12 jogos consecutivos sem saber como é perder na Premier League. Em meio à boa fase, a partida contra o Liverpool pode ser importante para dar a primeira vitória do Manchester United sobre um time do Big-Six nesta temporada, algo que ainda não ocorreu.

As ausências confirmadas ficarão por conta de Phil Jones e Brandon Williams (lesionados). As dúvidas são sobre Martial, Matic e Lindelof, que serão submetidos a alguns testes na atividade de sábado.

O duelo entre e Liverpool e Manchester United dentro das quatro linhas

Com sua frágil defesa, é provável que o time de Jürgen Klopp entre com uma forte mentalidade ofensiva. Principalmente tendo a presença de Thiago Alcântara, o Liverpool deve procurar ocupar os espaços do campo adversário a todo instante. A presença do espanhol é vital, pois sabe dominar o meio-campo como poucos.

Decerto, o ataque do Liverpool vai precisar mostrar muito mais do que tem mostrado na atual temporada. O trio formado por Roberto Firmino, Sadio Mané e Mohamed Salah vive seu pior momento, mas tem tudo para ser o responsável pelos melhores momentos ofensivos dos Reds no jogo.

Pelo outro lado, o Manchester United pode apostar, e muito, na capacidade de leitura de jogo dos seus atletas, sobretudo de Bruno Fernandes. Com uma transição defensiva que deixa muitos espaços, o Liverpool pode sofrer com o português. Bruno sabe muito bem enxergar essas regiões do gramado e sabe também o que fazer por lá.

Certamente, outra válvula interessante no setor ofensivo do Manchester United é Marcus Rashford. O jovem atacante está cada vez mais completo, e nesta temporada, contribui também com muitas assistências (cinco). Com maior liberdade de movimentação, Rashford também pode usufruir dos espaços deixados pela defesa do Liverpool.

Prováveis escalações de Liverpool x Manchester United

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Fabinho, Matip, Robertson; Thiago, Henderson, Wijnaldun; Salah, Firmino, Mané. Técnico: Jürgen Klopp.

Manchester United: De Gea; Wan-Bissaka, Bailly, Maguire, Shaw; Fred, McTominay; Rashford, Fernandes, Pogba; Cavani. Técnico: Ole Gunnar Solskjaer.

Onde assistir; hora do jogo

O North West Derby será transmitido às 13h30 para o Brasil pelos canais Disney, mais precisamente pela ESPN Brasil. A partida também estará disponível pelo ESPN App, aplicativo pelo qual o assinante dos canais ESPN pode acompanhar a transmissão do canal pelo celular ou computador.