Liverpool x Everton: 7 jogos memoráveis entre os rivais do Merseyside Derby

8 minutos de leitura

Ao longo dos seus mais de 100 anos de história, o Merseyside Derby já decidiu títulos e teve diversas histórias memoráveis. A PL Brasil relembra alguns dos grandes duelos entre Liverpool x Everton, cuja rivalidade começou em 1894, quando o lado azul conquistou a vitória por 3 a 0.

7 jogos memoráveis entre Liverpool x Everton

Everton 0 x 5 Liverpool – Campeonato Inglês – 6/11/1982

Ian Rush é o maior artilheiro da história do dérbi de Merseyside. O galês balançou as redes 25 vezes no clássico, todas com a camisa do Liverpool. A partida mais marcante de Rush aconteceu em 1982, quando os Reds foram até o Goodison Park e golearam seus rivais por 5 a 0. Na ocasião, Ian Rush fez quatro gols. Detalhe: ele torcia para o Everton na infância.

Liverpool 3 x 2 Everton – Final da Copa da Inglaterra – 20/5/1989

A final da Copa da Inglaterra de 1988/89, entre os dois times de Liverpool, ocorreu cinco semanas depois da terrível tragédia de Hillsborough. Muita polêmica cercava a partida, com protestos a favor do cancelamento do jogo e da temporada.

Mesmo assim, a partida foi realizada em Wembley. Antes do jogo, um minuto de silêncio e um coro de “You’ll Never Walk Alone” com Gerry Mardsen, compositor da música.

Depois do apito inicial, uma final eletrizante entre Liverpool x Everton. Logo aos 4 minutos, John Aldridge abriu o placar para os Reds.

O título parecia perto quando, aos 44 do segundo tempo, Stuart McCall empatou o jogo, causando uma invasão de campo dos torcedores do Everton.

Na prorrogação, Ian Rush (sempre ele) desempatou com cinco minutos de tempo extra. McCall fez seu segundo no jogo e empatou novamente, mas o galês conseguiu fazer o terceiro do Liverpool e garantir o título.

Everton 4 x 4 Liverpool – Copa da Inglaterra – 20/2/1991

Muitos consideram essa partida como um dos maiores jogos já disputados entre os dois times. Depois de um 0x0 na ida, o Everton ficou atrás no placar quatro vezes e ainda buscou o empate.

No lado do Liverpool, Peter Beardsley (2), Ian Rush e John Barnes marcaram. Graeme Sharp e Tony Cottee fizeram dois gols cada para garantir a classificação dos Blues.

Everton 1 x 0 Liverpool – Copa da Inglaterra – 4/2/2009

O sorteio da Copa da Inglaterra permitiu que os dois clubes se enfrentassem na quarta rodada do torneio. No primeiro jogo, um empate em 1 a 1.

No replay, disputado no Goodison Park, empate em 0 a 0 durante os 90 minutos. Até que, faltando dois minutos para o final da prorrogação, o jovem Dan Gosling, de apenas 19 anos, fez o gol da vitória.

O Everton, em seguida, conseguiu chegar para sua primeira final desde 1995, mas perdeu a decisão para o Chelsea.

Liverpool 3 x 2 Everton – Premier League – 3/4/1999

Uma das comemorações mais polêmicas da história do futebol aconteceu nessa partida. A torcida do Everton provocava o atacante Robbie Fowler, acusando um vício em drogas.

O jogador do Liverpool respondeu com dois gols: no primeiro, comemorou simulando o uso de cocaína na linha do gramado do Anfield. Fowler foi suspenso e multado pela Federação Inglesa.

A vitória do Liverpool ainda contou com um gol de Patrik Berger no final. Do lado do Everton, Olivier Dacourt e Farancis Jeffers também marcaram.

Liverpool 5 x 2 Everton – Premier League – 4/12/2019

Nos últimos anos, Liverpool e Everton têm protagonizado bons confrontos na Premier League. Essa partida ocorrida no fim de 2019, por exemplo, bateu o recorde de gols (no total) no Merseyside Derby durante a era moderna do Campeonato Inglês.

Os gols do Liverpool foram marcados por Divock Origi (2), Xherdan Shaqiri, Sadio Mane e Giorginio Wijnaldum. Do lado do Everton, afundaram as redes Michael Keane e Richarlison.

Liverpool 0 x 2 Everton – Premier League – 20/2/2021

O último confronto da lista representou a quebra de diversos tabus que já se arrastavam por anos. Foi a primeira vitória do Everton sobre o rival desde 2010 e a primeira vitória no Anfield desde 1999. Além disso, foi a quarta derrota seguida do Liverpool, algo que não acontecia desde 1912. Os gols dos Toffees foram marcados por Richarlison e Sigurdsson.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.