Liverpool x Brighton: Mitoma e o arrependimento pela ‘quase’ transferência aos Reds

5 minutos de leitura

O Liverpool volta a campo neste sábado (2) para enfrentar o Brighton, em partida válida pela 10ª rodada da Premier League. Depois de um jogo pela Copa da Liga fora, agora o confronto será em Anfield.

Um dos destaques dos Seagulls, o ponta Kaoru Mitoma, já foi um alvo do Liverpool e quase fechou com os Reds — e bastidores revelaram como o clube se arrepende por não ter ido em frente com o negócio.

O ‘quase' de Mitoma no Liverpool

Mitoma se juntou ao Brighton em 2021, deixando o Kawasaki Frontale, do Japão, por 2,7 milhões de libras. O então diretor de pesquisa do Liverpool, Ian Graham, havia identificado o jogador como um talento raro.

Kaoru Mitoma era o melhor jogador do Japão, com avaliação acima da média da Premier League — escreveu Graham em seu livro “Como vencer a Premier League: A história interna da revolução de dados” (tradução literal de “How to Win the Premier League: The Inside Story of Football’s Data Revolution“).

Mitoma comemorando gol pelo Brighton (Foto: Icon Sport)

A notável diferença de padrões entre Reds e Seagulls entra na conta na hora de avançar por um alvo. O Brighton pode “se dar o luxo” de fazer apostas consideradas mais arriscadas, uma vez que tem menos dinheiro e tem disputas menores durante a temporada.

O time de Anfield, por sua vez, tem muito mais pressão por entregar resultados mais imediatos. E Graham se arrepende por não ter insistido no destaque asiático:

— Era muito raro para nós avaliar um jogador japonês tão próximo do nível da Premier League. Ainda sinto um pouco de arrependimento por não ter insistido para que Mitoma fosse considerado mais seriamente como um potencial jogador do Liverpool.

Mais destaques do Brighton foram alvos do Liverpool

Graham, que deixou o Liverpool no fim da temporada 2022/23, também citou outros nomes que se destacaram no Brighton como jogadores observados pelos Reds.

Entre eles estão:

  • Cucurella, atualmente no Chelsea;
  • Pascal Gross, atualmente no Borussia Dortmund
  • Enock Mwepu, joia da Zâmbia, que teve de se aposentar por problemas de saúde e atualmente treinador da base do clube;
  • Pervis Estupinan, lateral titular dos Seagulls quando saudável
Mac Allister e Moises Caicedo jogaram juntos pelo Brighton de entre 2022 e 2023. Hoje, um está no Chelsea e o outro no Liverpool (Foto: Icon sport)
Mac Allister e Moises Caicedo jogaram juntos pelo Brighton de entre 2022 e 2023. Hoje, um está no Chelsea e o outro no Liverpool (Foto: Icon sport)

— Eu e meu colega Daf Steele costumávamos manter listas de jogadores que pareciam excelentes em suas ligas nacionais, mas que não eram bons o suficiente para o Liverpool ou jogavam em um estilo que não se encaixava no nosso — completou.

Dos destaques do clube do litoral, os Reds tentaram contratar Moises Caicedo, mas perderam a disputa para o Chelsea, e garantiram a contratação de Alexis Mac Allister, que se tornou crucial para o elenco.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]