Liverpool pode ser punido por expansão de Anfield e faz apelo à torcida

5 minutos de leitura

O Liverpool estreou o setor reformado na arquibancada do estádio Anfield no empate contra o Manchester United, em 17 de dezembro. Agora, o histórico estádio do lado vermelho de Merseyside tem capacidade para receber pouco mais de 57 mil torcedores.

No entanto, o clube teme receber uma punição da Premier League devido a um “problema” causado pela expansão de sua casa. Por isso, eles enviaram um comunicado a quem comprou ingressos para assistir a partida contra o Newcastle, nesta segunda-feira (1º de janeiro), com um apelo aos torcedores, a fim de não sofrer sanções da liga.

Liverpool faz apelo à torcida contra Newcastle

Ao contrário do Brasil, a Inglaterra criou uma orientação específica para os estádios de futebol após a Tragédia de Hillsborough, ocorrida em 1989. No país da Premier League, os torcedores só podem assistir aos jogos de pé em setores específicos — as chamadas “safe standing areas” (áreas para ficar em pé com segurança, em português).

Caso as pessoas presentes nos setores com cadeiras não obedeçam essa orientação, os seguranças presentes têm poder para tirá-los do estádio.

Relatos nas redes sociais mostram que isso tem acontecido em Anfield desde a abertura do Anfield Road End, como é chamado o setor reformado. Isso porque ali não há liberação para ficar em pé nas partidas.

Temendo levar uma sanção da PL pelo comportamento dos torcedores, o Liverpool enviou um comunicado de apelo aos torcedores que compraram ingressos para este setor, pedindo que não assistam aos jogos de pé.

— Seu assento está em uma área que não está licenciada para ficar em pé com segurança e não possui assentos com grades. Permanecer nestas áreas representa um risco para a segurança e pode afetar negativamente a experiência de outros torcedores no dia do jogo. Por favor, permaneça sentado durante a partida — diz um trecho do informativo, divulgado pelo site “This is Anfield”.

Além disso, o clube orienta os Reds a obedecer os direcionamentos dos seguranças, explicando que há o risco de remoção do estádio e uma punição para o clube.

— Por favor, siga sempre as instruções dos seguranças, pois o não cumprimento pode resultar na sua remoção e na sujeição a novas sanções.

Confira o comunicado completo, em português

“Temos o prazer de recebê-lo em Anfield na segunda-feira e em nosso recém-inaugurado ‘Upper Tier of the Anfield Road’. Como o setor é novo, gostaríamos de lembrá-lo de algumas informações importantes de segurança antes de você se sentar.

O Estádio Anfield continua sendo um estádio com cadeiras, com exceção de certas áreas que foram licenciadas para ficar em pé de forma segura.

Seu assento está em uma área que não está licenciada para ficar em pé com segurança e não possui assentos com grades. Permanecer em pé nestas áreas representa um risco para a segurança e pode afetar negativamente a experiência de outros torcedores no dia do jogo.

Por favor, permaneça sentado durante a partida.

Por favor, permaneça no seu lugar ou em frente a ele enquanto assiste ao jogo, o seu ingresso é apenas para este espaço.

Por favor, não fique nos corredores de acesso às arquibancadas ou nas escadas para assistir ao jogo.

Talvez você seja solicitado a mostrar seu ingresso a um segurança.

Por favor, siga sempre as instruções dos seguranças, pois o não cumprimento pode resultar na sua remoção e na sujeição a novas sanções.

Obrigado pelo seu apoio e cooperação.”

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.