Liverpool e Everton viveram um clássico fervoroso na última quarta-feira (12), pela Premier League. O jogo acabou empatado em 2 a 2 e com quatro cartões vermelhos.
Uma das expulsões do jogo foi do técnico dos Reds, Arne Slot. Porém, apesar da advertência, o holandês deve estar livre para comandar a equipe na beira do gramado contra o Wolverhampton no domingo (16), às 11h (de Brasília) em Anfield.
Reviravolta na suspensão de Slot
A Premier League inicialmente confirmou que Arne Slot recebeu uma suspensão de dois jogos por ser punido após comentários a Michael Oliver tão logo o derby de Merseyside terminou.
O técnico dos Reds se aproximou do árbitro depois que James Tarkowski marcou o gol de empate aos 98 minutos para o Everton. O holandês apertou a mão de Oliver, mas recebeu um cartão vermelho direto.

A nota confirmava que Slot recebeu a sanção por algo supostamente dito durante o cumprimento, não necessariamente pelo aperto de mão. Por isso, ele deveria ficar nas arquibancadas para as próximas partidas da liga, ou seja, contra Wolves e Aston Villa.
A Premier League explicou a suspensão e disse qual foi a conduta de Slot em comunicado:
“O técnico do Liverpool, Arne Slot, foi expulso no final do derby de Merseyside por usar linguagem ofensiva, insultuosa ou abusiva. Ele recebeu uma suspensão de dois jogos da linha lateral como resultado”, dizia o texto da Premier League.
No entanto, a declaração foi excluída pouco depois. O “The Athletic” informou que a Federação Inglesa de Futebol (FA) ainda revisava o relatório de arbitragem e não havia determinado quais ações tomar.
Nesta sexta-feira (14), a entidade decidiu acusar formalmente Everton, Liverpool, Arne Slot e Sipke Hulshoff, assistente técnico dos Reds. A alegação é de que houve falha dos clubes em “garantir que jogadores e membros técnicos não se comportassem de modo impróprio após o fim do jogo”.
Além disso, Slot e Hulshoff foram acusados de “agir de forma imprópria e/ou usar palavras insultuosas e/ou se comportar de forma abusiva” com a arbitragem.
Todos os denunciados têm três dias úteis para contestar. Não há como garantir que Slot e seu auxiliar não sejam obrigados a cumprir suspensão em partidas futuras.
Quem assumiria o Liverpool sem Slot?
Caso isso ocorra, o ex-zagueiro do Everton, John Heitinga, deve ser o comandante do Liverpool nas ausências de Slot e Hulshoff.
Segundo o jornal inglês “Daily Mail”, Heitinga seria o próximo na “sucessão” dos auxiliares do holandês e deve estar à frente da equipe nos jogos em que o compatriota estiver suspenso.

O cartão vermelho de Slot também significou que ele foi impedido de participar das entrevistas coletivas pós-jogo. Por isso, não pôde comentar o que levou à sua acalorada discussão com o árbitro.
Foi o capitão Virgil van Dijk que explicou a situação das expulsões, que também atingiram Curtis Jones e Doucouré:
— Foi uma grande provocação de um certo jogador. Acho que Abdoulaye Doucoure queria provocar nossos torcedores, acho que foi o que vi e Curtis Jones não achou que fosse a coisa certa a fazer.