O técnico Mikel Arteta analisou o atual cenário da Premier League e fez um alerta ao líder Liverpool. Os Reds tem 31 pontos e estão oito à frente do Manchester City e a nove do Arsenal.
A equipe comandada por Arne Slot perdeu apenas um jogo na competição até agora, e Arteta relembrou situação semelhante vivida nos Gunners para mandar um recado ao time de Merseyside.
Arsenal e Liverpool: a história vai se repetir com outros personagens?
Em janeiro de 2023, o Arsenal abriu oito pontos de vantagem sobre o City no topo da classificação da PL e manteve a liderança até abril, quando perdeu o posto para o time de Pep Guardiola, que ficou com o título.
O técnico espanhol foi questionado em entrevista coletiva sobre a capacidade de seus comandados fazerem a mesma coisa com o Liverpool na atual temporada e foi honesto na resposta.
— Já estivemos nesta posição. Sustentar essa vantagem por dez meses é extremamente difícil. Tudo tem que ser do seu jeito. Quando você acha que conseguiu, um dia tudo entra em colapso –-, afirmou Arteta.
O treinador reforçou a importância de o Arsenal estar preparado para o caso de acontecer declínio dos Reds. Segundo ele, uma queda no rendimento está condicionada a vários fatores, como lesões, resultados e tomadas de decisões.
Apesar disso, Arteta enfatizou que deve focar no que pode controlar, ou seja, no Arsenal. O técnico disse acreditar que a equipe tem condições de brigar pelo título.
— O que podemos controlar é o que podemos fazer e fazer o nosso melhor. Eu acredito no meu time, sim —, respondeu ele.
O Liverpool tem chances de ampliar a vantagem na liderança para 11 pontos. Para isso, precisa vencer o duelo direto contra o City neste domingo (1º de dezembro), às 13h (de Brasília). Os Citizens vivem fase oposta aos Reds e chegam para a partida em Anfield com três derrotas nas últimas rodadas da Premier League.