Liverpool pode ganhar valor histórico com venda de Solanke, do Bournemouth

3 minutos de leitura

O Liverpool deve faturar milhões com uma possível venda do atacante Dominic Solanke, do Bournemouth. O ex-jogador dos Reds é alvo da dupla londrina Chelsea e Tottenham.

Há uma cláusula contratual de quando os Reds venderam o centroavante aos Cherries que garante ao clube de Merseyside 20% do valor de qualquer lucro em venda posterior do jogador.

A cláusula que ajuda o Liverpool

Durante a venda do jogador, em 2019, os Reds colocaram a cláusula de revenda nas negociações. Agora, com o Tottenham sendo o time mais interessado em Solanke, essa brecha no contrato pode fazer o clube arrecadar quase 10 milhões de libras.

O técnico dos Spurs, Ange Postecoglou, já disse que quer um camisa 9 “puro”, que se encaixe no molde física e tecnicamente. O alvo, destaque do Bournemouth, foi um dos artilheiros da Premier League.

solanke liverpool
Solanke comemora com companheiros de Liverpool, em 2017 (Foto: Icon Sport)

Os Cherries não planejam vendê-lo por menos do que a multa rescisória de 65 milhões de libras. Esse valor só é válido para clubes do Big-Six — caso outra equipe quisesse contratá-lo, seria um valor inferior.

Por isso, caso a cláusula seja ativada e o Bournemouth receba 65 milhões, serão computados 20% do lucro que o clube teve para ser repassado aos Reds. Os Cherries pagaram 19 milhões para tirá-lo do Liverpool.

Por isso, seriam 46 milhões de libras de lucro para a equipe do Vitality Stadium. Um quinto disse iria aos Reds — ou seja, 9,2 milhões.

Lucro histórico com revenda

Caso seja completada a transferência nesses moldes, seria uma das taxas de venda mais lucrativas da história do futebol. Os Reds, inclusive, já estiveram envolvidos no top-5.

Quando Raheem Sterling deixou o Anfield para ir ao Manchester City, o Queens Park Rangers, que formou o jogador em suas categorias de base, lucrou cerca de 7,8 milhões de libras.

Solanke Bournemouth
Solanke em ação pelo Bournemouth (Foto: Icon Sport)

O líder no quesito é o Chelsea, que ganhou cerca de 18 milhões de libras com a transferência de Tino Livramento do Southampton para o Newcastle no verão passado.

Os maiores lucros com revenda na história (em libras):

  1. Tino Livramento (Southampton para o Newcastle) – 18 milhões ao Chelsea
  2. Kevin De Bruyne (Wolfsburg para o Manchester City) – 10 milhões ao Chelsea
  3. Raheem Sterling (Liverpool para o Manchester City) – 7,8 milhões ao QPR
  4. Michael Kane (Burnley para o Everton) – 7,5 milhões ao Manchester United
  5. John Stones (Everton para o Manchester City) – 7,1 milhões ao Barnsley

Nos moldes da transferência esperada por Solanke, o clube de Merseyside ocuparia a terceira posição no ranking.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]