Everton e Liverpool fizeram nesta quarta-feira (12) o último Merseyside Derby da história do Goodison Park, e o empate dramático no fim do jogo foi a cereja do bolo. O placar final da partida válida pela Premier League foi 2 a 2, com gols de Beto, Mac Allister, Salah e Tarkowski.
O lance que abriu o placar chamou a atenção pela postura defensiva do Liverpool. Em uma jogada ensaiada aos 10 minutos, Branthwaite cobrou falta na altura do meio-campo, e os defensores dos Reds não reagiram a tempo. Beto aproveitou o “apagão” e tocou na saída de Alisson.
A jogada ajudou a evidenciar algo que pode ser um grande problema para Arne Slot.
— O Liverpool tem que melhorar na bola parada –, alertou o ex-jogador Steve McManaman durante a transmissão da “TNT Sports” inglesa.
Everton encontra trunfo contra o Liverpool
Alerta por um lado, esperança por outro. No caso dos Toffees, os lances de bola parada podem ser fundamentais na briga contra a parte inferior da tabela.
Até dezembro, apenas o Arsenal tinha mais gols de bola parada que o Everton na PL, e o clube está disposto a fazer a marca ainda mais expressiva. Em janeiro, Charlie Adam foi anunciado como novo treinador de bolas paradas da equipe de David Moyes.

Os Toffees viram Mac Allister igualar o marcador cinco minutos depois ao marcar de cabeça e, na segunda etapa, assistiram ao gol da virada marcado por Mohamed Salah perto dos 30 minutos.
Salah, por sinal, chegou a 14 assistências na Premier League 2024/25 e a 23 envolvimentos em gols nos 13 jogos que os Reds fizeram fora de casa.
Isso o levou a superar Andy Cole, que havia registrado 21 participações em gols em 1993/94 e, assim, ser o recordista no quesito em uma única temporada da liga.
Porém, Tarkowski ofuscou o egípcio e deixou tudo igual no último lance, já nos acréscimos. O gol deixa o Everton com 27 pontos e na 15ª colocação, enquanto o Liverpool, no topo da tabela, fica com 57. O próximo jogo de Slot e companhia será contra os Wolves em Anfield, no domingo (16). Já os Toffees têm o Crystal Palace fora de casa no sábado (15). Ambos os duelos são pela pela Premier League.