Liverpool na PL 2019/2020: um dos melhores campeões da era PL

Com uma campanha irretocável, Reds finalmente vencem a Premier League pela primeira vez

0
650
Liverpool na PL 2019/2020: um dos melhores campeões da era PL
PHIL NOBLE/POOL/AFP via Getty Images

O Liverpool 2019/2020 está marcado como um dos maiores times da gloriosa história do clube. Isso porque os Reds conquistaram o título inglês após mais de 30 anos de jejum e o primeiro da era Premier League. Depois de bater na trave no ano passado com 97 pontos, o clube de Anfield foi dominante e praticamente não deixou o Manchester City nem com o gosto da disputa – diferentemente do ano passado.

Quais eram as expectativas para o Liverpool na temporada 2019/2020?

Após uma campanha espetacular na Premier League na edição 2018/2019 e o título da Champions League, o Liverpool entrou na atual temporada com um objetivo: finalmente conquistar a competição. O clube tinha todos os ingredientes para isso e desde a estreia diante do Norwich provou que iria buscar com unha e dentes essa taça tão desejada.

Desde que Jürgen Klopp assumiu os Reds, ele foi maturando o elenco em diversos aspectos. E um deles com certeza foi a mentalidade vencedora que o alemão restaurou no clube e que foi bem vista na temporada. O Liverpool campeão teve diversas faces, mas nunca perdeu aquilo que é a sua maior marca: a competitividade.

Em 38 rodadas, foram 99 pontos conquistados, o que significa a segunda maior campanha da história da Premier League, atrás apenas do Manchester City da temporada 2017/2018, que terminou com 100. Indiscutivelmente um esquadrão vermelho que vai integrar o seleto grupo dos maiores times da história do futebol inglês.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Liverpool só veio confirmar o título em junho. A partir daí, naturalmente o time tirou o pé em algumas partidas, o que impossibilitou bater o recorde de pontos do Manchester City e rendeu alguns resultados inesperados, vide uma goleada por 4 a 0 para a equipe de Pep Guardiola e um empate em 1 a 1 com o Burnley, que impediu os Reds de terminarem a Premier League com 100% de aproveitamento em Anfield.

O Liverpool termina a sua temporada de forma fantástica e com a sensação de dever cumprido. O trabalho de formiguinha que começou lá em 2010 e foi passando por etapas, rendeu vários frutos ao clube, que deve seguir muito forte para a próxima temporada.

Veja também: Quiz: O que você sabe sobre a campanha do título do Liverpool?

Destaque

É até difícil escolher alguém em uma campanha irretocável como essa, mas ninguém consegue personificar melhor esta conquista que ele: Jordan Henderson, capitão do Liverpool campeão da Premier League 2019/2020. De rotulado inicialmente como ‘Novo Gerrard', o camisa 14 dos Reds saiu de vez da sombra do eterno camisa 8 e se consolidou como um dos maiores da história do clube. Do seu jeito.

Além de uma liderança elogiada por todo o grupo, Henderson consegue reunir energia para simbolizar a figura do capitão, intensidade para jogar na equipe de Jürgen Klopp e também muita qualidade com a bola no pé.

Um meio-campista completo, que consegue render tanto como 1º volante ou um pouco mais à frente. Por isso, mesmo não tendo números de gols e assistências tão expressivos, é um sério candidato ao prêmio de melhor jogador da temporada.

Henderson não precisou ser o novo Gerrard para fazer história. Ele foi apenas ele mesmo durante todos esses anos. A faixa que antes pesava uma tonelada, agora é motivo de orgulho e de símbolo. Um capitão para a eternidade e um dos maiores jogadores da história do Liverpool.

Leia mais: Montamos a seleção do Liverpool no século XXI; confira

Surpresa

Não que o desempenho de Joe Gomez atuando ao lado de van Dijk seja uma surpresa, mas o jovem zagueiro conseguiu provar – mais uma vez – que é titular ao lado do camisa 4. Com exceção do período em que esteve lesionado, o defensor inglês foi titular absoluto na zaga deste Liverpool histórico, campeão da Premier League 2019/2020.

Joe Gomez casa perfeitamente com o modelo de jogo do Liverpool. Isso porque o zagueiro consegue reunir bom posicionamento, ótima cobertura aos laterais e também sabe sair jogando. Ele é um defensor jovem, com muito potencial para melhorar ainda mais e seguir voando ao lado de van Dijk.

Além de ser campeão da Premier League, Joe Gomez foi protagonista em um dos maiores times da história não só do Liverpool, mas do futebol inglês.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube

  • LIVERPOOL CAMPEÃO DA PREMIER LEAGUE 2019/20