Liverpool pode conquistar Tríplice Coroa pela 1ª vez na história

Liverpool pode conquistar Tríplice Coroa pela 1ª vez na história
Foto: Divulgação / Liverpool FC

Liverpool de Jürgen Klopp está muito próximo de fazer história. A saber, a atual geração pode conquistar um feito que nenhuma outra conseguiu até aqui: a Tríplice Coroa Europeia. Em suma, consiste em o clube ser campeão da UEFA Champions League, da Liga Nacional e da Copa de seu país na mesma temporada. Portanto, essa seria a primeira vez que os Reds conseguiriam a honraria.

Polêmica! E 2001?

Liverpool se deu uma “Tríplice Coroa” em 2001. Mas, não pode ser considerado. A saber, o time até conquistou a Copa da Inglaterra. Mas, não conseguiu o título da Premier League. Muito menos da Champions League.

Liverpool
Foto: Divulgação / UEFA

Mesmo assim os Reds consideram, pois nessa temporada conquistou a Copa da Liga Inglesa e a UEFA Europa League. O feito pode até ser chamado pelo termo “Triplete”, mas jamais uma Tríplice Coroa.

Portanto, é correto afirmar que o Liverpool jamais conquistou a Tríplice Coroa em sua história. Mas, isso pode estar próximo de mudar.

Liverpool e suas possibilidades em 2022

Liverpool chega nesse fim de temporada com possibilidades materiais de título em todas as competições que é necessário ser campeão para conquistar a Tríplice Coroa.

Premier League: Liverpool disputa com Manchester City

Em suma, o Liverpool faz mais uma grande temporada na Premier League sob o comando do alemão Jürgen Klopp. Mais uma vez, disputa o título ponto a ponto com o Manchester City do espanhol Guardiola.

Liverpool
Liverpool e Manchester City empataram em 2 x 2 no confronto direto (Foto: Divulgação / MCFC).

Neste momento, o Liverpool ocupa a 2ª posição, com 79 pontos, e precisa ser perfeito nas próximas rodadas. A saber, seus adversários daqui para frente serão: Newcastle (F), Tottenham (C), Aston Villa (F), Southampton (F) e Wolverhampton (C).

Se os Reds ganharem as próximas cinco partidas, é só torcer por um tropeço do Manchester City diante de LeedsNewcastleWest HamAston Villa ou Wolves. Os Citizens estão na liderança, com 80 pontos.

UEFA Champions League

Liverpool também faz mais uma campanha avassaladora na Champions League nesta temporada. Em suma, os Reds foram irrepreensíveis na fase de grupos, onde acabaram em 1º lugar do Grupo B, com 100% de aproveitamento. A saber, seus adversários eram Atlético de MadridPortoMilan.

Liverpool
Roberto Firmino marcou duas vezes contra o Benfica (Foto: Divulgação / LFC)

Nas oitavas de final, encontrou a Inter de Milão, mais um gigante europeu. Mas, venceu por 2 x 0 no Giuseppe Meazza, e perdeu por 1 x 0 em Anfield, avançando de fase. Nas quartas, encarou o Benfica, bi-campeão, e venceu na Luz por 3 x 1. Na volta, com time reserva, empatou em 3 x 3 e avançou de novo.

Agora, o adversário da semifinal é a surpresa da temporada, o Villarreal, que eliminou dois gigantes nas eliminatórias: JuventusBayern. Na outra chave, Manchester CityReal Madrid se enfrentam por uma vaga na finalíssima. Portanto, se o Liverpool passar de fase de novo, não terá nenhuma “molezinha”.

Copa da Inglaterra: chance de revanche do Chelsea

Por fim, o Liverpool terá que disputar em alto nível também pelo título da Copa da Inglaterra. Na semifinal, passou bem pelo Manchester City, por 3 x 2, chegando a abrir 3 x 0 no primeiro tempo. Mas, agora tem o atual campeão da Champions, o Chelsea, que quer salvar a temporada com o título da FA Cup.

Liverpool conquistou a Copa da Liga em cima do Chelsea (Foto: Divulgação / Getty Images).

A final está marcada para o dia 14 de maio, em Wembley Stadium. Em suma, as equipes já decidiram um título nesta temporada, o da Copa da Liga Inglesa. E o Liverpool foi campeão nos pênaltis, após empate de 0 x 0 no tempo normal. Agora, o Chelsea tem que a revanche.

Tríplice Coroa

No entanto, a Tríplice Coroa só será conquistada pelo clube, se o time ganhar esses três títulos. Em suma, a equipe de Klopp apresentou uma melhora acentuada nesse momento decisivo de reta final da temporada. Isso pode ser importante no final. Mas, os adversários não são qualquer um, e vão demandar do LFC um nível de futebol acima da média. Aliás, assim são as esquadras que conquistam a Tríplica Coroa: acima da média.