O que pode acontecer caso o Liverpool não avance na Champions League

Se os Reds caírem na Champions, o foco pode ser voltado totalmente para a Premier League

0
177
(Crédito: Alberto Pizolli/AFP/Getty Images)

A Premier League tem um novo líder: o Liverpool. Com o triunfo sobre o Bournemouth por 4 a 0 e o revés do Manchester City diante do Chelsea, os Reds assumiram a ponta do torneio mais disputado do mundo. 

Porém, ao contrário da Premier League, sua situação na Uefa Champions League não é das mais confortáveis. Restando a última rodada da fase de grupos da competição continental, o time comandado por Jürgen Klopp ocupa a terceira posição do grupo C com seis pontos, atrás de Napoli e PSG, que têm 9 e 8 pontos, respectivamente. 

Leia mais: As 7 maiores façanhas de clubes ingleses na Europa

O Liverpool foi derrotado nas três partidas que fez longe da Inglaterra, alcançando vitórias nos dois jogos que fez na sua casa, em Anfield Road. Como visitante, os Reds não se portaram da melhor maneira e viram isso ser refletido nos placares, principalmente contra o Estrela Vermelha. 

O Estrela Vermelha derrotou os Reds por 2 a 0 dentro da Sérvia (Foto: Andrej Isakovic/AFP)

A última rodada ocorrerá nessa terça-feira (11), com os dois jogos sendo disputados às 18h. O clube inglês recebe o líder Napoli, enquanto o PSG visita o Estrela Vermelha, que ainda pode chegar à Europa League. 

Para garantirem sua classificação sem precisarem de combinação de resultados, os Reds precisam vencer a equipe de Nápoles treinada por Carlo Ancelotti de qualquer forma. Outro resultado elimina os atuais vice-campeões da Champions. 

Já o Napoli avança caso ganhe, empate ou perca por um gol de diferença, caso marque diante do Liverpool. No caso do PSG, é necessário vitória na Sérvia, ou empate se o Liverpool não vencer seu confronto frente aos italianos. 

 

PSG fez grande partida e não deu chances ao Liverpool (Foto: Ian MacNicol/Getty Images)

Fato é que a situação não é fácil para nenhum dos três clubes. Mas especificamente para a equipe de Mohamed Salah, Sadio Mané, Roberto Firmino e companhia o que uma queda precoce na Champions League pode significar? 

Caso não se classifique às oitavas de final da competição na qual é o atual vice-campeão, o Liverpool muito provavelmente passará a disputar a Uefa Europa League.  

Então, o que Klopp deverá fazer dentro dessa possibilidade? Priorizar totalmente a Premier League, competição a qual os Reds nunca conquistaram em sua história, ou ir em busca de mais uma conquista europeia prioritariamente? 

Creio que os torcedores do clube da terra dos Beatles prefiram a primeira possibilidade. Mesmo sendo o segundo maior campeão inglês da história, o time de Anfield nunca levantou a taça da Premier League, vendo o grande rival Manchester United já conquistado treze vezes e ultrapassando os Reds em número de títulos. 

Napoli foi superior diante do Liverpool e responsável pela primeira derrota do time de Klopp na UCL (Foto: Filippo Monteforte/Getty Images/AFP) 

Mesmo sendo negativa, a queda na Champions League poderia se transformar em positiva, já que o Liverpool poderia priorizar a Premier League. 

Talvez a melhor estratégia a ser seguida por Klopp seja utilizar jovens na Europa League e peças como Salah, Roberto Firmino, Virgil van Dijk, Sadio Mané e outros importantes jogadores serem usadas somente em rodadas de Premier League.  

A certeza é que os Reds entrarão em Anfield, frente aos seus torcedores, com muita intensidade e vontade de vitória. E a classificação é bem possível, na realidade, já que o time vem encontrando sua melhor forma dentro da temporada e Salah volta a demonstrar o futebol que encantou a Inglaterra e o mundo na última temporada.  

Salah teve grande atuação no último sábado, com 3 gols diante do Bournemouth (Foto: Mike Hewitt/Getty Images)

No entanto, uma queda na Champions League pode significar foco e dedicação a uma competição tão cobiçada pelos torcedores dos Reds e pelos seus próprios jogadores.