Guia do Liverpool na Champions League 2019/2020

Até onde vão os Reds na maior competição da Europa? Confira nossa análise!

0
149
Guia do Liverpool na Champions League 2019/2020
GLYN KIRK/AFP via Getty Images

Confira o guia especial da PL Brasil sobre o Liverpool na Champions League 2019/2020

As atenções estarão voltadas ao Liverpool mais do que nunca nessa próxima Champions League. Após a conquista do título da temporada passada, os Reds terão a responsabilidade de, pelo menos, ter um desempenho competitivo e de alto nível na principal competição europeia.

Para isso o clube manteve todos os jogadores de seu time titular, bem como seus principais atletas do banco de reservas. No entanto, não houve grandes contratações.

Investimentos foram feitos em jovens promessas, como o zagueiro Sep van den Berg e o ponta Harvey Elliot. Mas não se espera deles uma participação decisiva na Champions League.

Não é exagero afirmar que o principal “reforço” para a temporada é Oxlade-Chamberlain. O meia inglês volta a estar em forma após se recuperar de grave lesão que o afastou dos campos nos momentos decisivos da temporada 2018-19.

Leia mais: Quais são os impactos do Brexit na Premier League?
Esquadrões Imortais | Liverpool 2005

Além da força e entrosamento de sua equipe titular, o técnico Jurgen Klopp também espera contar com o crescimento do atacante Divock Origi. Ele foi figura fundamental na reta decisiva do torneio passado.

É possível dizer que o sorteio da primeira fase foi bom para o clube. A equipe de Klopp jogará pelo grupo E contra os austríacos do Red Bull Salzburg, os belgas do Genk e os italianos do Napoli.

Mas também é importante lembrar que o atual campeão teve dificuldades na fase de grupos da temporada passada. O time foi derrotado em seus três jogos disputados fora de casa (incluindo uma derrota por 2 a 0 para o Estrela Vermelha).

Os adversários

O principal adversário dos Reds na fase de grupos deve ser mesmo o Napoli. O tradicional clube italiano também esteve no mesmo grupo dos ingleses no torneio passado, quando deu bastante trabalho.

Vitória italiana por 1 a 0 em casa e derrota pelo mesmo placar na Inglaterra, pela última rodada do grupo. Na ocasião, Alisson fez defesa dificílima nos momentos finais da partida para garantir a classificação do Liverpool e a eliminação dos napolitanos.

Para essa temporada o experiente técnico Carlo Ancelotti pôde manter seus principais atletas, como os atacantes Lorenzo Insigne e Dries Mertens e o brasileiro Allan.

Lozano Napoli Emilio Andreoli Collection Getty Images Sport
(Credit Emilio Andreoli Collection Getty Images Sport)

A principal contratação do clube foi o ponta mexicano Chuck Lozano. Além disso o time encorpou seu elenco com a chegada de alguns jogadores experientes, como o atacante Fernando Llorente e o goleiro David Ospina (ambos vindos da Premier League).

O Red Bull Salzburg aparece como terceira força da chave. O clube é dominante na Áustria, onde venceu as últimas seis ligas. Na atual temporada, nas primeiras seis rodadas, teve 100% de aproveitamento e 27 gols marcados.

Seu destaque é o jovem artilheiro Erling Braut Haland, de 19 anos, com média de mais de um gol por jogo no início da liga nacional.

Atual campeão belga, o Genk inicia sua campanha na Champions League com o prognóstico de ser a quarta força do grupo. Seu foco deve ser brigar com o Red Bull Salzburg pela vaga na Europa League, via terceiro lugar na chave.

O clube não fez nenhum grande investimento e seu elenco é jovem (média de idade de 23 anos). A equipe conta com o lateral-esquerdo brasileiro Neto Borges, que defendia o Clube Atlético Tubarão, antes de ir para a Europa.

GRUPO F: Liverpool, Napoli, Red Bull Salzburg e Genk

17/09/2019 – Napoli x Liverpool – estádio San Paolo – 16h
02/10/2019 – Liverpool x Red Bull Salzburg – Anfield Road – 16h
23/10/2019 – Genk x Liverpool – KRC Genk Arena – 16h
05/11/2019 – Liverpool x Genk – Anfield Road – 18h
27/11/2019 – Liverpool x Napoli – Anfield Road – 18h
10/12/2019 – Red Bull Salzburg x Liverpool – Stadion Salzburg – 15h55

Curiosidades

– Com 23 participações e seis títulos, o Liverpool é o clube inglês mais vezes campeão da Champions League;

– O primeiro gol dos Reds pela competição foi marcado por Gordon Wallace, contra o KR Reykjavik, em 1964;

Kenny Dalglish anotou o 100º gol do clube pelo torneio, em 1981, contra o Oulun Palloseura, da Finlândia;

Jamie Carragher disputou 91 jogos pela Champions League, sendo o atleta do clube com mais participações;

Steven Gerrard é o principal artilheiro do Liverpool na competição, com 30 gols;

Palpites para o Liverpool na Champions League 2019/2020

Bruno Desidério (PL Brasil): semifinal

Victor Canedo (Globoesporte.com): semifinal

Leonardo Bertozzi (ESPN): semifinal

Mário Marra (ESPN): final

Fred Caldeira (Esporte Interativo): semifinal

Renato Senise (DAZN): semifinal

Paulo Andrade (ESPN): semifinal

Bruno Formiga (Esporte Interativo): semifinal