A vida de um jovem astro da Inglaterra estava prestes a ter novos rumos na janela de transferências do meio do ano de 2024. Enquanto ainda disputava a Eurocopa com a seleção inglesa, o jogador teve o nome vinculado ao Liverpool e tudo parecia indicar uma mudança para o time de Merseyside.
Liverpool quase fecha com joia do Newcastle
De início, Anthony Gordon não havia pensado na possibilidade de deixar o Newcastle, mas, diante da necessidade dos Magpies de atender às normas financeiras da Premier League, a venda do ponta de 23 anos parecia um bom negócio. As informações são do “Daily Mail”.
Além disso, o atleta teria a oportunidade de retornar ao time onde tudo começou. Gordon iniciou a carreira nas categorias de base do Liverpool. Depois, passou por Everton e Preston antes de acertar com o time treinado por Eddie Howe em janeiro de 2023.
Na temporada passada, o atacante fez 12 gols e deu 11 assistências em 48 partidas pelo Newcastle. Dessa forma, o clube pedia ao menos 80 milhões de libras (cerca de R$ 615,7 milhões na cotação atual) para abrir mão do jogador, e havia até a esperança de que o zagueiro Jarell Quansah fosse envolvido na transação.
Gordon teria falado sobre a possível transferência para alguns companheiros da seleção inglesa, o que inclui Alexander-Arnold. O lateral, inclusive, passou a cantar “he’s coming home, he’s coming home…” (ele está voltando para casa) na concentração em alusão ao assunto, conforme destacou o portal.
No entanto, o caso sofreu reviravolta, e o Newcastle encontrou uma solução que permitisse não infringir normas financeiras e ainda manter o astro no elenco. Para ajudar, os Reds não estavam dispostos a desembolsar uma quantia muito alta ou abrir mão de Quansah para selar o acordo.
Gordon na temporada 2024/25
Dessa forma, Gordon se reapresentou nos Magpies para a atual temporada e assinou um novo vínculo em outubro de 2024. A duração do contrato não foi revelada, mas é descrita pelo clube como “longo prazo”.
⚪️⚫️🔐 Anthony Gordon has signed new long term deal at Newcastle!
“I like living here, the team is very suited to me – and I’m here to win a trophy”.
“The short story is we need to win a trophy. Winning a trophy here would be unbelievable because the fans have waited so long”. pic.twitter.com/mGh0pv2oB8
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) October 22, 2024
Nesta campanha, o ponta tem sofrido altos e baixos na equipe, principalmente com mudanças no posicionamento. O atleta se destacou ao jogar pela esquerda, porém, Howe optou nos últimos duelos por colocá-lo mais pela direita com o brasileiro Joelinton como uma das alternativas para o lado oposto e Isak no meio.
Houve, ainda, partidas em que o inglês ficou como um camisa 9, quando Isak estava indisponível. Em 2024/25, Anthony Gordon atuou em 15 jogos — 12 pela Premier League –, e soma dois gols e uma assistência.
O atacante agora tem justamente o Liverpool pela frente no Campeonato Inglês. O embate no St James’ Park começa às 16h30 (de Brasília) nesta quarta-feira (4) e é válido pela 14ª rodada da competição.