Liverpool: Van Dijk é acusado de violar regra da FA e pode ter punição severa

4 minutos de leitura

Virgil van Dijk levou um cartão vermelho direto aos 28 minutos do primeiro tempo no confronto contra o Newcastle em St. James Park no último domingo (27). O capitão do Liverpool acabou fazendo falta em Alexander Isak no momento em que o atacante sairia na cara do Alisson. A expulsão gerou polêmica nas redes sociais com muitos entendendo a decisão do VAR como exagerada, apesar do holandês ser o último homem da defesa dos Reds no lance.

O próprio treinador do Liverpool, Jürgen Klopp, discordou da decisão do juiz John Brooks em sua entrevista coletiva após a partida que terminou em uma vitória emocionante por 2 a 1 de virada, com dois gols de Darwin Nuñez no final.

— Não acho que seja um cartão vermelho. Praticamente não há contato, muito pouco, e está a caminho da bola, mas o que posso dizer? A decisão foi essa, não posso mudar e não quero — declarou o treinador alemão.

Em algumas imagens foi possível ver Van Dijk proferindo palavrões ao árbitro, supostamente chamando a expulsão de “piada de merda”. Muito exaltado, o zagueiro se recusou a deixar o campo sem manifestar sua indignação, o que pode ser visto como “conduta imprópria”.

Zagueiro do Liverpool pode pegar longo gancho

De acordo com Paul Joyce, jornalista do “The Times”, Van Dijk foi acusado pela Federação Inglesa de Futebol (FA) de violação da Regra E3.1 após o jogo do Liverpool contra o Newcastle. A FA alega que o zagueiro agiu de forma imprópria e/ou usou palavras abusivas e/ou insultos contra o árbitro após ser expulso aos 28 minutos do primeiro tempo. O holandês pode pegar um gancho de até quatro partidas e tem até a próxima sexta-feira (1ª), para responder a acusação.

Na partida contra o Newcastle, Klopp sacou Luis Díaz do time e colocou Joe Gomez para o lugar de Van Dijk. O técnico alemão ainda tem Jarell Amorim Quansah como opção, além de Ibrahima Konaté caso esteja recuperado de lesão.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.