A história de Liverpool e Everton já dura 129 anos e conta com toques verdes e amarelos ao longo do tempo. Um dos brasileiros a participar do Merseyside Derby, como é conhecido o clássico, foi Jô, que defendeu o lado azul da cidade em 2009.
Será o primeiro encontro dos rivais nesta temporada. Enquanto o Liverpool vive bom início e sonha com o título, o Everton atravessa um momento conturbado dentro e fora de campo. Dono de times competitivos nos anos 2000, os Toffees se acostumaram a lutar contra o rebaixamento nos últimos anos.
Jô viveu dia de ‘quase herói’ em clássico contra o Liverpool
Um dos bons momentos dos azuis no século foi em 2009/10. Além de Jô, o Everton de David Moyes tinha nomes como Arteta, Fellaini e Tim Howard, e ficou na quinta posição da Premier League. Mesmo assim, a equipe não venceu o Liverpool naquela temporada. A história poderia ter sido diferente pelos pés do atacante brasileiro, como ele conta de forma exclusiva à PL Brasil.
Os Reds venceram o único clássico em que Jô esteve em campo. No dia 29 de novembro de 2009, Kuyt e Yobo, contra, balançaram as redes e garantiram a vitória vermelha. O ídolo do Corinthians também chegou a marcar, mas a frustração veio um pouco depois com o impedimento assinalado pelo árbitro.
–Uma história é que eu fiz um gol no clássico, só que estava impedido. Demorou para eu ver que eu estava impedido. A alegria foi muito grande e, mesmo estando impedido, o torcedor quando via na rua lembrava–, relembrou.
Apesar da derrota, uma das alegrias da carreira de Jô, hoje aposentado, foi ter disputado o Merseyside Derby. Segundo o centroavante, a disputa se assemelha com grandes duelos do futebol brasileiro em alguns pontos e faz até mesmo a tímida torcida inglesa ir à loucura.
— Eu sou muito grato a Deus por ter jogado na Premier League e ter tido a oportunidade de jogar Everton e Liverpool. É um dos clássicos mais comentados na Inglaterra, pela rivalidade que tem, numa cidade pequena e ser de muitos anos. Existe a semelhança da paixão da torcida. Normalmente, na Premier League, você vê a torcida mais contida. Mas de fato o Everton e Liverpool tem uma atmosfera diferente, bem parecida com a do Brasil —, comentou.
Liverpool x Everton ou Palmeiras x Corinthians? Para Jô, não há discussão
Multicampeão e ídolo de inúmeras torcidas ao redor do mundo, Jô acumulou experiências incríveis em sua carreira e pôde jogar alguns dos clássicos mais quentes do planeta. No entanto, mesmo com certas semelhanças, para ele não há sequer como comparar um Merseyside Derby com o Dérbi Paulista.
— É difícil. Não tem comparação de falar que Everton e Liverpool chega perto de Palmeiras e Corinthians. De fato, Palmeiras e Corinthians é um dos maiores clássicos do mundo —, definiu.
Há exatos seis anos, a Neo Química Arena vivia seu maior gol.
Já teve muito jogo f… já teve muita vitória f… mas esse gol do Jô segue sendo o gol mais f…
Arquibancada deve ter gritado esse gol uns 5 minutos seguidos por toda circunstância.#Corinthians #Palmeiras #Dérbi pic.twitter.com/fOoBfHv9qS
— Vessoni (@Vessoni) February 22, 2023
Com Palmeiras e Corinthians disparado na liderança, Jô listou a ordem dos maiores clássicos que jogou em sua carreira. As contidas rivalidades inglesas acabaram ficando atrás de clássicos brasileiro e de um insano embate da Turquia.
—Com certeza, dos que eu joguei, Palmeiras e Corinthians é o primeiro. Fico um pouco na dúvida porque Galatasaray e Besiktas é uma coisa de doido, é muito parecido com o Brasil, pela atmosfera desde a chegava no estádio, os fogos, o caminho. É muito legal. Eu fico em segundo entre Galatasaray e Besiktas e Cruzeiro e Galo. City e United talvez nem tanto, porque de uns anos para cá que o City ganhou mais tradição de títulos há pouco tempo. United é mais antigo. Por último, Grêmio e Inter. Não que o GreNal não seja um clássico tão badalado como os outros, mas dentro do que eu disputei, achei que os outros talvez tenham uma atmosfera maior—
Os maiores clássicos da carreira de Jô
- Corinthians x Palmeiras
- Besiktas x Galatasaray
- Cruzeiro x Atlético-MG
- Everton x Liverpool
- Grêmio x Internacional
Jô disputou 36 jogos pelo Everton, com sete gols e quatro assistências. A passagem pelo brasileiro no Goodison Park se deu após um empréstimo junto ao Manchester City nas temporadas 2008/09 e 2009/10. Aos 36 anos, o ex-atacante está aposentado desde fevereiro deste ano.
Touch. Turn. Shoot 💥
Jo pulled off this brilliant strike on his @Everton debut
#GoalOfTheDay pic.twitter.com/ZB9el9zu5Z
— Premier League (@premierleague) August 18, 2019