O Liverpool recebeu o rival Everton em Anfield nesta quarta-feira (2) para o Merseyside derby válido pela 30ª rodada da Premier League e venceu por 1 a 0, com gol de Diogo Jota.
Os Reds vinham de duas derrotas importantes: para o PSG nas oitavas de final da Champions League e diante do Newcastle na decisão da Copa da Liga Inglesa.
O embate desta quarta foi a primeira partida do time após a pausa para a Data Fifa de março, e a esperança da torcida era de que o período longe dos gramados reavivasse o ânimo dos comandados por Arne Slot — o que a etapa inicial mostrou não ter acontecido.
A bronca maior ficou com a defesa. Virgil van Dijk, por exemplo, protagonizou uma falha aos 32 minutos que permitiu a Beto sair cara a cara com Kelleher. O atacante finalizou na trave.
— Beto superando Van Dijk foi mais surpreendente do que ele não conseguir finalizar certo mano a mano com o goleiro –, disse Adam Bate, da “Sky Sports”.
O ex-jogador Jamie Carragher foi além: “Estão fazendo Beto parecer Didier Drogba no auge”, comentou ele na “Sky Sports”.
Liverpool vive fase em baixa e preocupa torcedores
Van Dijk ajuda a explicar os problemas atuais dos Reds. Aos 33 anos, o holandês foi titular em todos os 30 jogos do time na Premier League 2024/25 e, até a rodada 29, ocupava a primeira colocação no ranking de atletas do Liverpool com mais minutos jogados na liga na temporada (2,610).
No levantamento geral, com todos os jogadores do campeonato, ele ficou na sétima posição. A importância do zagueiro para Slot é inegável, contudo, o físico cobra o preço — assim como com os companheiros de equipe.
O técnico rodou pouco o elenco do Liverpool na temporada, e o calendário dessa reta final de ciclo não ajudou. Foram 12 jogos disputados entre fevereiro e março, partidas cruciais, que pediam “força máxima”.
— Não tinha visto os jogadores ficarem tão desgastados quanto nos 120 minutos contra o PSG. Talvez seja por isso que parecíamos cansados na final (contra o Newcastle) –, declarou Slot em coletiva.

A preocupação dos torcedores dos Reds em Anfield deu espaço para a euforia quando Diogo Jota abriu o placar aos 12 minutos do segundo tempo e proporcionou mais tranquilidade ao time.
Com a vitória do Arsenal sobre o Fulham na terça-feira (1º), a vantagem dos líderes havia diminuído para nove pontos, e as performances recentes do Liverpool deixaram torcedores em alerta com a possibilidade de ter emoção até o fim na disputa pela Premier League. O resultado do Merseyside derby, porém, ajudou a acalmar os ânimos mais aflitos.
vai ter que ser campeão na gordura mesmo, pq esse time hoje perderia pro Ceará com Pedro Raul em grande fase
— Liverpool Insane Moments (@LiverpoolInsane) April 2, 2025
Liverpool desaprendeu a jogar bola, sorte que tem muito ponto na frente
— Renaldo Corrêa (@NadooCorrea) April 2, 2025
O clássico também teve polêmica. Tarkowski cometeu falta dura em Mac Allister e foi advertido com o cartão amarelo. O lance gerou pedidos de expulsão para o defensor inglês.
A Premier League informou que a infração foi verificada pela arbitragem de vídeo. “O contato após Tarkowski tocar na bola foi considerado imprudente”, escreveu a entidade.
SURREAL isso ser lance só pra amarelo pic.twitter.com/iYXdpZLwD4
— Liverpool FC Brasil (@livfcbr) April 2, 2025