Um histórico clássico entre Everton e Liverpool, nesta quarta-feira (12), às 16h30 (horário de Brasília), pela Premier League, vai marcar o último encontro entre os rivais no estádio Goodison Park.
O jogo, previsto para dezembro do ano passado mas adiado por questões climáticas, será uma marca importante na história da rivalidade. Os Toffees vão estrear uma nova casa na próxima temporada.
O clássico que carrega o nome do rio Merseyside teve muitos momentos históricos ao longo de 131 anos. Mas a rivalidade teve uma longa pausa durante esse período.
O longo jejum de Everton x Liverpool
Não houve clássicos entre os azuis e os vermelhos de Liverpool pelo Campeonato Inglês entre 1951 e 1962. O Everton foi rebaixado em 1951 e esteve na Segunda Divisão por três temporadas.
Os Toffees voltaram à elite na edição 1953-54, enquanto os Reds foram rebaixados na mesma temporada. A vida do Liverpool não foi fácil na segunda divisão. Foram oito longas temporadas sonhando com o acesso.
O período sem clássicos só foi interrompido por um confronto sorteado pela Copa da Inglaterra de 1955, quando os Reds, liderados pelo ídolo Billy Liddell, golearam o Everton por 4 a 0, em pleno Goodison Park.
O Liverpool enfim voltou à primeira divisão em 1962 e teve pela frente o rival Everton em 22 de setembro daquele ano. O local? Novamente o Goodison Park.
Em um estádio lotado para mais de 73 mil pessoas, o Everton vencia o grande rival por 2 a 1 até os minutos finais, quando Roger Hunt salvou o Liverpool da derrota e empatou o histórico encontro.
Naquela temporada, o lado azul da cidade se tornaria campeão inglês, enquanto o lado vermelho ficou apenas com a 8ª colocação.
Os rivais agora voltam a duelar no início de 2025 com muita coisa em jogo. Os Reds lideram a Premier League, com certa folga, mas sabem que não podem tropeçar tendo o Arsenal na cola.
Já os Toffees estão em mais uma temporada lutando para se manter na primeira divisão. O time azul de Liverpool está apenas na 16ª posição, duas colocações acima da zona do rebaixamento.
