Manchester City e Liverpool nunca foram históricos rivais, apesar de haver uma antiga disputa político e cultural entre as cidades. Mas, nos últimos 15 anos, o futebol inglês passou por profundas mudanças e, com elas, o nascimento de novos clássicos.
8 jogadores que passaram por Liverpool e Manchester City
James Milner
James Milner é um dos jogadores mais longevos da Premier League 2023/2024. Aos 37 anos, o experiente e versátil fez carreira por vários clubes importantes da Inglaterra e deixou muitos fãs com saudades.
Cria do Leeds no início dos anos 2000, viveu bons momentos também por Newcastle e Aston Villa até chamar a atenção do Manchester City em 2010. Pelos Citizens, foram mais de 140 jogos em cinco anos, sendo peça sólida da equipe.
Conquistou Premier League (2), Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e Supercopa da Inglaterra (Community Shield).
Raheem Sterling
Nascido na Jamaica, o pequeno Raheem se mudou para a Inglaterra com a sua mãe com apenas 5 anos de idade. A velocidade e agilidade, características que sempre marcaram seu jogo, vêm em parte do DNA materno. Sua mãe fazia parte da delegação de atletismo do país.
Destaque da base do Queens Park Rangers, Raheem Sterling foi contratado ainda muito novo pelo Liverpool. Entre 2012 e 2015, vestiu a camisa vermelha e chamou a atenção do futebol inglês, ganhando o carinho da torcida.
A renovação contratual entre clube e jogador virou uma grande novela, que arranhou sua imagem entre torcedores dos Reds e o colocou na mira do City.
Em julho de 2015, trocou o vermelho de Liverpool pelo azul bebê de Manchester e fez história sem nem entrar em campo. Os 45 milhões de libras pagos à época foram o maior valor então registrado na contratação de um jogador inglês.
Nos Citizens, se notabilizou por ser uma ameaça constante no ataque, fazendo parte importante da conquista de vários títulos.
Anelka
Nicolas Anelka sempre foi um jovem de grande potencial. Arsène Wenger, sempre atento ao surgimento de promessas, foi quem fez o Arsenal contratá-lo junto ao PSG em 1997.
Na Inglaterra, teve destaque jogando por Arsenal e Chelsea, passou pelo Liverpool emprestado pelo PSG por seis meses em 2002, mas só jogou 20 partidas.
Foi parar em definitivo no Manchester City, ainda antes dos grandes investimentos que estavam por vir. Teve uma proveitosa passagem, com 45 gols em 103 jogos.
McManaman
Steve McManaman fez 272 jogos pelo Liverpool entre 1990 e 1999 e carimbou seu nome na história do clube. Títulos foram apenas dois: a Copa da Inglaterra 1991/1992 e Copa da Liga Inglesa (1994/1995).
De lá foi para o Real Madrid, um dos poucos ingleses a vestir a camisa merengue. Na Espanha, fez parte de um elenco campeão. McManaman levantou ao todo seis taças no clube.
Na reta final da carreira, trocou o calor de Madrid pelo frio de Manchester e vestir a camisa azul. No entanto, a passagem do inglês pelos Citizens foi discreta.
David James
Este fez 214 partidas ao total nos Reds. Mas, apesar disso, nunca foi unanimidade. O segundo clube onde o goleiro fez mais jogos na Inglaterra foi justamente o Man City — 96 entre 2004 e 2006, sem grande sucesso.
Robbie Fowler
Oitavo maior artilheiro da PL, ele marcou 183 gols e ganhou cinco troféus nos Reds, recebendo da torcida o apelido de “Deus”. O faro artilheiro fez com que virasse um dos grandes atacantes da história do clube.
Chegou ao Liverpool em 1993 e saiu em 2001 (naquilo que considerou “um dos maiores erros da carreira”). Após dois anos no Leeds United, chegou no City em 2003, e com altos e baixos, deixou Manchester e voltou a Anfield, onde ficou até 2007.
Bellamy
O atacante Craig Bellamy jogou duas temporadas no Liverpool (2006-07 e 2011-12) e no Manchester City (2008-09 e 2009-10). Nos dois clubes, ficou marcado por confusões, com o lateral John Arne Riise nos Reds e com o treinador Roberto Mancini nos Citizens.
Kolo Touré
Kolo Toure made his 300th #BPL start in #LIVMCI – the first African player to reach this landmark pic.twitter.com/VIf0HUDZuV
— Premier League (@premierleague) March 3, 2016
Prestigiado após os títulos conquistados pelo Arsenal, foi parar no Manchester City. Foram 82 jogos em quatro temporadas e dois títulos (Premier League e Supercopa da Inglaterra).
Mais experiente, foi parar no Liverpool em 2013, sendo reserva da dupla Skrtel e Agger. Foram três temporadas em Anfield.
Balotelli
“Por que sempre eu?”. Balotelli definitivamente teve uma passagem marcante pela Premier League. Seu temperamento ora explosivo e o comportamento desafiador andaram lado a lado com o seu talento dentro das quatro linhas.
Pelo Manchester City, aceitou o convite do também italiano Roberto Mancini. Fez gols importantes, ajudou o clube a conquistar títulos, mas foram problemas disciplinares que encerraram sua passagem na terceira temporada.
Foi parar no Milan, onde realizou um sonho pessoal, mas ficou por duas temporadas apenas. Voltou à Inglaterra para jogar no Liverpool, mas não deixou saudades. Apenas um gol em 16 partidas pela Premier League.