‘Assinei com o Liverpool por cinco anos e eles me venderam dias depois. Fiquei em choque’

5 minutos de leitura

Não é absurdo que a carreira de um jogador de futebol tenha altos e baixos, e frustrações podem ocorrer no caminho. O sentimento atingiu o agora ex-jogador Dominic Matteo enquanto ele esperava atuar no Liverpool.

Matteo, que atuava como lateral-esquerdo, foi revelado nos Reds e promovido ao time principal na temporada 1992/93.

Por que Matteo deixou o Liverpool?

O atleta ficou no clube de Merseyside até agosto de 2000, e esperava permanecer por mais um período. O escocês até assinou um novo contrato, mas o documento não foi o suficiente para evitar uma transferência poucos dias depois.

— Na segunda-feira, eu assinei um contrato válido por cinco anos, lucrativo para os padrões da época. Porém, apenas quatro dias depois, eu estava de saída do Liverpool. Fiquei em choque. Como as coisas podiam mudar tanto em apenas quatro dias? —, relembrou Matteo em trecho de sua autobiografia, chamada “In My Defence” (“Em Minha Defesa”, na tradução livre).

Dominic Matteo em ação pelo Liverpool
Dominic Matteo em ação pelo Liverpool (Foto: Sportsline/Imago)

Nos oito anos em que ficou no time principal dos Reds, Matteo fez mais de 150 jogos, 32 apenas na temporada 1999/00 da Premier League. Dessa forma, o jogador não esperava ser negociado ao fim da campanha.

No entanto, uma conversa franca com o então treinador Gerard Houllier indicou que o escocês não teria muito espaço para continuar na equipe. O atleta decidiu aceitar a mudança, embora a ideia de sair fosse “dolorosa”, e acertou com o Leeds.

— Fiquei com o coração partido por um bom tempo, mas tinha que tomar a decisão certa para jogar. Não havia outra razão. Eu queria ficar, mas não teria muito tempo de jogo. Não era o que eu queria —, afirmou ele em entrevista ao “Liverpool Echo”.

Matteo ficou no Leeds por quatro temporadas, fez mais de 140 jogos e chegou ao posto de capitão do time. Em 2004, acertou com o Blackburn Rovers, e três anos depois migrou para o Stoke City, onde se aposentou em 2009.

O ex-lateral valorizou a trajetória traçada, mas revelou outro “momento difícil” depois de ter deixado os Reds.

— Para o bem da minha carreira, precisava de um recomeço, então eu fui. Isso significa que perdi todos os troféus que o Liverpool conquistou na temporada seguinte. Admito que ver os jogadores ganharem a FA Cup, a Copa da Liga e a Copa da Uefa foi difícil –, declarou ele no livro.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.