Liverpool tenta volta de ‘gênio das negociações’ que revolucionou o clube

4 minutos de leitura

Com a saída de Jürgen Klopp prevista para o fim da temporada, o Liverpool deve reformular sua estrutura de futebol para os próximos anos. Isso inclui contratações de profissionais para o corpo diretivo que podem influenciar diretamente na escolha do novo treinador e de jogadores negociados.

Para isso, o Liverpool quer o retorno de um velho conhecido que se notabilizou por ser o “maestro” do clube em negociações durante temporadas anteriores. Trata-se do executivo Michael Edwards, que trabalhou em Anfield Road entre 2011 e 2021. A informação é do jornalista Fabrizio Romano.

Liverpool busca retorno de Michael Edwards

Segundo apurou o repórter italiano, o grupo Fenway Sports Group (FSG), dona do Liverpool, quer que Michael Edwards volte ao clube. A empresa deseja que o profissional de 44 anos se torne principal nome do futebol da equipe e crie uma estrutura completamente nova, com a contratação de um diretor de futebol.

Contudo, não deve ser uma negociação simples. Michael Edwards não deu indícios de aprovar, mas o Liverpool promete insistir. Caso sinta que a resposta será negativa, o clube não pretende perder tempo e deve buscar outro nome.

Em janeiro, quando Klopp comunicou sua saída, o Liverpool também anunciou que Jorg Schmadtke deixaria o cargo de diretor esportivo. Michael Edwards deseja ter controle total do futebol do clube para voltar, de acordo com o jornal “The Times”.

Os principais feitos de Michael Edwards no Liverpool

O profissional chegou a Anfield Road como um analista. Pouco a pouco, cresceu dentro do clube e se tornou diretor em 2016. A partir daí, ele revolucionou a política de contratações do clube junto a Jürgen Klopp. Edwards deixou de lado as grandes estrelas e passou a priorizar jovens jogadores.

O portfólio de grandes contratações feitas pelo diretor é extenso. Foi ele o responsável a levar Van Dijk, Salah, Mané, Alisson, Fabinho e outros nomes que se tornaram ídolos para os Reds. Quanto a vendas de jogadores, conseguiu negociar Philippe Coutinho com o Barcelona pelo valor astronômico de 130 milhões de euros.

O Liverpool sempre quis que Edwards comandasse a busca pelo sucessor de Klopp, mas o profissional decidiu sair antes. Fora do clube, ele criou uma empresa de dados que assessora times na hora de recrutar jogadores.

Van Dijk Liverpool
Van Dijk pelo Liverpool (Foto: Icon Sport)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.