Liverpool conta com ‘ajudinha’ de Xabi Alonso para ter sucessor de van Dijk e resolver carência

5 minutos de leitura

O Liverpool tem sofrido reviravoltas no mercado da bola nas últimas semanas, principalmente nas tentativas de contratar um novo volante. No entanto, a defesa também é uma prioridade do clube e os Reds podem se voltar a um alvo antigo.

Tanto Joel Matip quanto Virgil van Dijk têm mais de 30 anos, sendo que o primeiro também está entrando no seu último ano de contrato, enquanto Joe Gomez tem sofrido com falta de consistência e disponibilidade. Por isso, Piero Hincapié, jovem zagueiro do Bayer Leverkusen, voltou à pauta e os grandes elogios de seu treinador, Xabi Alonso, podem ajudar os Reds.

A “mãozinha” de Xabi Alonso

O atual treinador do Leverkusen foi um ídolo dos anos 2000 no Liverpool e, inclusive, foi campeão da Champions League com a equipe em 2005. Ele rasgou elogios a Hincapié, exaltando sua modernidade e capacidade em performar no mais alto nível.

— Ele é um defensor muito moderno. Ele pode jogar em diferentes posições. Atuou como lateral em jogos recentes, mas também foi zagueiro pelo lado esquerdo quando jogamos com uma linha de três. Ele é agressivo, está tomando melhores decisões quando está com a bola, se arrisca mais em passes diagonais e infiltrações – afirmou o técnico.

Xabi Alonso é um dos técnicos da nova geração
Foto: Icon sport

O ex-meio-campista do clube inglês reforçou que Hincapié pode atuar em diferentes posições e está apto a diversos cenários táticos, o que pode dar ainda mais opções ao time de Klopp.

— A contratação de Piero há 18 meses foi um investimento no futuro. Naquela época, ele era um talentoso zagueiro com um grande potencial. Ele se tornou um jogador fundamental para nossa equipe há muito tempo, demonstrou sua qualidade na Bundesliga, Champions League e recentemente na Copa do Mundo de 2022 no Catar – disse o diretor executivo do Leverkusen, Simon Rofles.

Quem é Piero Hincapié?

Nascido no Equador, o jovem começou sua carreira profissional no Independiente del Valle e subiu ao time principal ao lado de Moises Caicedo, que também negociou com o Liverpool, mas acabou no Chelsea. A dupla ajudou a vencer a Copa Libertadores Sub-20 de 2020, o que rendeu a Hincapié uma transferência para a Argentina alguns meses depois e a Caicedo uma ida à Premier League no início de 2021.

Hincapié Leverkusen Liverpool
Foto: Icon Sport

No entanto, a passagem do defensor pela Argentina durou apenas uma temporada antes de o Bayer Leverkusen chamá-lo para seus serviços em agosto de 2021. Capaz de atuar em diversas posições, o equatoriano provou ser um ativo versátil em suas duas primeiras temporadas no clube e teve seu progresso recompensado com um novo contrato no início deste ano.

Na última temporada, o jovem zagueiro foi o jogador com menos de 23 anos com mais minutos na Champions League e/ou Europa League (1.192). Aos 21 anos, superou Konaté e Van Dijk em relação a bloqueios feitos por 90 minutos, produzindo quase o dobro da quantidade (1,50 contra 0,76 de Van Dijk e 0,73 de Konaté) em partidas de suas respectivas ligas. Ele também desarmou 65,8% dos dribladores enfrentados, em comparação com 42,1% de Van Dijk e 59,3% de Konate.

As opções da zaga do Liverpool

Com Konaté, o Liverpool tem uma opção de longo prazo na defesa – mas é aí que a lista termina. Ao contrário do ataque, onde o trio tradicional do clube foi gradualmente substituído pelas aquisições de Cody Gakpo, Darwin Núñez e Luis Diaz, o mesmo procedimento ainda não ocorreu no outro lado do campo.

Vários nomes foram sugeridos como possíveis opções durante a janela de transferências, como Levi Colwill e Micky van de Ven sendo fortemente associados. Os destinos de ambos os jogadores já foram decididos: o primeiro assinou um novo contrato de longo prazo com o Chelsea e o último foi contratado pelo Tottenham.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]