Liverpool conquista FA Cup após 16 anos na fila

Liverpool conquista FA Cup após 16 anos na fila
Foto: Divulgação / Liverpool FC

Liverpool se sagrou campeão da FA Cup, a Copa da Inglaterra, ao bater o Chelsea nos pênaltis após empate de 0 x 0. A saber, os Reds tinham 16 anos sem vencer essa competição, sendo seu útlimo título na temporada 2005/2006. Aliás, a ocasião ficou conhecida como “The Gerrard Final”, ou A Final de Gerrard. O ídolo decidiu o jogo para o clube. A taça veio nos pênaltis, assim como em 2022.

Liverpool volta a ganhar a FA Cup

Após grande partida no Wembley Stadium, e um 0 x 0 mentiroso, o Liverpool sobreviveu à prorrogação e bateu o Chelsea nos pênaltis por 6 x 5. Assim, o time conquistou o título da competição mais antiga da história do futebol, a FA Cup, ou Copa da Inglaterra. A taça veio depois de muita tensão, quando o goleiro brasileiro Alisson defendeu cobrança de Mason Mount, e o grego Tsimikas converteu a última.

Uma festa incrível do torcedor em Wembley, o santuário do futebol inglês. Mais de 80 mil pessoas estavam presentes para prestigiar o espetáculo. Assim, o Liverpool desbancou um tabu de 16 anos sem vencer a Copa da Inglaterra. O último título dos Reds havia sido na temporada 2005/2006, quando derrotou o West Ham também nos pênaltis.

Aliás, faz tanto tempo que na época Wembley ainda estava sendo revitalizado, e a final aconteceu em Cardiff.

Caminho para a taça

Jogos do Liverpool até o título da FA Cup 2021/2022:

  • 3ª fase: Shrewsbury Town, vitória por 4 x 1.
  • 4ª fase: Cardiff City, vitória por 3 x 1.
  • Oitavas: Norwich City, vitória por 2 x 1.
  • Quartas: Nottingham Forest, vitória por 1 x 0.
  • Semifinal: Manchester City, vitória por 3 x 2.
  • Final: Chelsea, empate por 0 x 0 – vitória nos pênaltis.

O último título do Liverpool na FA Cup

Liverpool
Foto: Reprodução / This is Anfield

Liverpool entrou diretamente na 3ª fase da FA Cup de 2005/2006, por ser membro da Premier League, elite nacional. Dessa forma, passou com facilidade pelo Luton Town, vencendo fora de casa por 5 x 3. Em seguida, pegou o Portsmouth, e um singelo 2 x 1 bastou para os Reds. Nas oitavas de final, o grande clássico nacional, e o time bateu o Manchester United por 1 x 0.

Chegando nas quartas de final, o Liverpool goleou sem piedade o Birmingham City, fora de casa, por 7 x 0. Aliás, vale um destaque para Crouch, autor de dois gols. Em seguida, nas semifinais, eliminou o Chelsea por 2 x 1. jogando em Old Trafford. Os Reds marcaram com Riise e Luis García, e os Blues descontaram com Drogba.

A final ficou conhecida como “The Gerrard Final”, em português: “A final de Gerrard”. A saber, o Liverpool teve um embate forte com o West Ham. Em suma, Carragher abriu o placar para os Hammers com gol contra, deixando os Reds na desvantagem. Em seguida, Ashton ampliou para 2 x 0 em Cardiff. Ainda no primeiro tempo, Djibril Cissé fez o LFC reagir, e colocou 2 x 1.

No segundo tempo, Gerrard empatou logo no comecinho, dando esperança ao Liverpool. Mas, dez minutos depois o West Ham fez 3 x 2, com Konchesky. Tudo parecia perdido, quando nos acréscimos o jovem Gerrard fez um golaço e colocou 3 x 3 no placar do  Millennius Stadium. O Liverpool foi campeão nos pênaltis.