Demorou, mas a primeira contratação do Liverpool na temporada está selada. O clube acertou a compra do goleiro Giorgi Mamardashvili, de 23 anos, junto ao Valencia, segundo o jornalista Fabrizio Romano.
No entanto, não se trata de um reforço imediato. Os Reds garantiram o acordo pelo georgiano, mas optaram mantê-lo emprestado no Valencia. Mamardashvili só chegará a Anfield Road na próxima temporada, como parte do plano de sucessão a Alisson.
Os moldes do acordo entre Valencia e Liverpool por Mamardashvili
O clube de Anfield Road pagará 30 milhões de euros (R$ 183 milhões) aos espanhóis, além de 5 milhões de euros (R$ 30 milhões) em complementos. Para os moldes atuais do mercado e considerando o potencial apresentado por Mamardashvili, o valor pode ser analisado como baixo.
O atleta é tratado como um dos principais goleiros da Europa para o futuro. Depois de boas temporadas em La Liga pelo Valencia, ganhou ainda mais projeção ao ser decisivo na história campanha da Geórgia na última Eurocopa.
- Mamardashvili foi o goleiro com mais defesas (30) na Euro disputada na Alemanha, segundo o “Sofascore”.
O plano do Liverpool para Mamardashvili
A intenção do clube é preparar a sucessão de Alisson com um goleiro que pode atingir o nível do brasileiro. No entanto, o Liverpool está satisfeito com o ex-Internacional e não pretende dispensá-lo.
Aos 31 anos, Alisson tem contrato com os Reds até junho de 2027 e é tido internamente como uma unanimidade. Mesmo com a chegada de Mamardashvili a partir da próxima temporada, o brasileiro deve seguir como titular.
Quem pode ter que buscar novos ares é Caoimhín Kelleher, reserva imediato do goleiro da Seleção e que deseja ter mais tempo em campo. O georgiano pode tirar seu espaço de vez.
O empréstimo ao Valencia é uma ferramenta que o Liverpool encontrou para manter Mamardashvili atuando e se desenvolvendo. O Bournemouth foi cogitado como possível destino, mas não houve acordo.