Liverpool venceu o City neste sábado! Mas não é o que você está pensando…

3 minutos de leitura

A manhã de sábado no futebol internacional foi marcado por um clássico no futebol internacional entre Liverpool e City. Não se tratou, no entanto, de um jogo entre os dois gigantes da Premier League, que rivalizaram as disputas pelos principais títulos durante as últimas temporadas na Inglaterra, mas sim de Liverpool Fútbol Club contra Montevideo City Torque, pela sétima rodada do torneio Apertura do Campeonato Uruguaio. A partida deste fim de semana foi vencida pelo Liverpool por 1 a 0, com gol de Maicol Cabrera.

Leia mais:

Relação além do Atlântico

Apesar de ter um Oceano Atlântico de distância entre os xarás, a relação entre uruguaios e ingleses não se baseia na mera coincidência. Ambos os times são, de fato, inspirados no Liverpool Football Club e no Manchester City.

A começar pela fundação do Liverpool uruguaio, que remonta a fevereiro de 1915. Na época, estudantes de um colégio católico de Nuevo Paris, um bairro de Montevidéu, resolveram montar um clube de futebol, mas não sabiam qual nome escolher. Reza a lenda então que um de seus fundadores, Julio Freire, teve a ideia enquanto estudava o mapa da Inglaterra.

Ao olhar a cidade de Liverpool no mapa, Freire se lembrou das aulas de geografia onde a cidade inglesa era destacada como sede do porto mais importante da ilha. De lá zarpavam quase todos os navios que operavam em Montevideo. Por isso, resolveram homenagear a cidade no nome do clube.

Fato é que outros clubes uruguaios fundados no início do século 20 também tiveram seus nomes influenciados pelo intercâmbio com a Inglaterra. O Montevideo Wanderers, de 1902, é um exemplo. A curiosidade é que o Liverpool uruguaio tem o azul como principal cor, justamente a do maior rival do Liverpool inglês, o Everton.

Com uma história centenária, o Liverpool tem uma tradição maior do que o Montevideo City no Uruguai. Nos últimos anos, os negriazules jogaram contra o Grêmio na Libertadores e eliminaram o Bahia da Sul-Americana, além de terem vencido um Apertura (2022) e um Clausura (2020). Eles aguardam o sorteio para saber com quem jogarão na fase de grupos da Libertadores de 2023.

Já o City Torque, embora tenha uma história bem mais modesta — até porque foi fundado somente em 2007 –, tem uma relação ainda mais direta com a Inglaterra. O padrinho inglês é, nesse caso, dono do clube uruguaio.

A equipe nasceu como Clube Atlético Torque, mas, em abril de 2017, foi vendida para o City Football Group, fundo que é gerido pelo xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, integrante da família real de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

Além do Manchester City, o fundo também controla o New York City (EUA), Melbourne City (Austrália), Yokohama Marinos (Japão), Girona (Espanha), Sichuan Jiuniu (China), Mumbai City (Índia), Lommel SK (Bélgica), Troyes (França), Palermo (Itália), Bolívar (Bolívia) e Bahia (Brasil).

A partir da venda, o clube mudou de nome, escudo e uniforme para atendar aos padrões do City Football Group. Desde então, suas maiores conquistas foram o título da segunda divisão uruguaia em 2019 e a participação na Libertadores de 2022, onde o clube foi eliminado na primeira fase para o Barcelona de Guayaquil.

Jogo imitou o último clássico da Premier League

Em outubro de 2022, o Liverpool recebeu o Manchester City pela Premier League e venceu por 1 a 0, com um gol de Salah nos minutos finais do segundo tempo.

E o clássico uruguaio imitou o inglês. Também nos minutos finais do segundo tempo, Maicol Cabrera fez o gol que deu a vitória por 1 a 0 do Liverpool, no estádio Belvedere, contra o City Torque.

Apesar da vitória, a temporada não é das melhores para o Liverpool. Assim como o xará comandado por Jürgen Klopp, ele está longe dos líderes na tabela. Tem apenas nove pontos em sete jogos, e está em nono lugar. São cinco a menos que o líder Peñarol, que ainda não jogou na sétima rodada.

O City Torque também vive uma temporada decepcionante, ao contrário da equipe de Pep Guardiola. O clube está apenas em 12º lugar, agora com três pontos a menos que o Liverpool.

O verdadeiro City x Liverpool

O real clássico inglês entre Manchester City e Liverpool ainda vai acontecer nesta temporada. O duelo, que será no Etihad Stadium, está marcado para o dia 1º de abril.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]