Liverpool, City ou Arsenal: Simulamos as últimas 10 rodadas e tentamos prever o campeão

2 minutos de leitura

Faltam 10 rodadas para o final da Premier League 2023/24, que já pode ser considerada uma das melhores edições da história. A maior liga do mundo chega em sua reta decisiva com três incríveis times na disputa pelo título: Liverpool, Manchester City e Arsenal.

No momento, a disputa está assim:

Os Gunners vão liderando a disputa, com 64 pontos, o mesmo número de pontos dos Reds. Os Cityzens ficam em terceiro, com 63 pontos. Todos têm 28 jogos.

Premier League
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Liverpool

Liverpool

14 11 2 1 18 35
2 Chelsea

Chelsea

15 9 4 2 17 31
3 Arsenal

Arsenal

15 8 5 2 14 29
4 Man City

Man City

15 8 3 4 6 27
5 Nottm Forest

Nottm Forest

15 7 4 4 1 25
6 Aston Villa

Aston Villa

15 7 4 4 0 25
7 Brighton

Brighton

15 6 6 3 3 24
8 Bournemouth

Bournemouth

15 7 3 5 3 24
9 Brentford

Brentford

15 7 2 6 3 23
10 Fulham

Fulham

15 6 5 4 2 23
11 Tottenham

Tottenham

15 6 2 7 12 20
12 Newcastle

Newcastle

15 5 5 5 -2 20
13 Man Utd

Man Utd

15 5 4 6 1 19
14 West Ham

West Ham

14 4 3 7 -9 15
15 Everton

Everton

14 3 5 6 -7 14
16 Leicester

Leicester

15 3 5 7 -9 14
17 Crystal Palace

Crystal Palace

15 2 7 6 -6 13
18 Ipswich

Ipswich

15 1 6 8 -13 9
19 Wolverhampton

Wolverhampton

14 2 3 9 -14 9
20 Southampton

Southampton

15 1 2 12 -20 5

Numa edição emocionante, nós da PL Brasil separamos os 10 jogos faltantes para cada postulante e chegamos a algumas conclusões a respeito de quem mais tem chances de ser campeão.

Lições da última temporada da Premier League

A ressalva mais importante antes de todas as contas é que nem sempre a matemática está alinhada com o futebol. O máximo que dá para fazer, a essa altura do campeonato, são estimativas.

Nessa mesma altura da Premier League da temporada passada, nós fizemos um levantamento para apontar o que o Arsenal precisava fazer para ser campeão. Naquela oportunidade, os Gunners lideravam a tabela com 68 pontos em 28 jogos. O City estava em segundo, com 60 pontos em 27 partidas.

Segundo a nossa estimativa, apesar da boa vantagem, o time de Arteta precisaria de 22 pontos nos últimos 30 para se sagrar campeão. A conta bateu, uma vez que o City terminou a liga com 89 pontos –– dois a menos do que o Arsenal teria, se tivesse alcançado os 22.

O problema foi que os Gunners somaram apenas 16 dos pontos restantes, o que fez o time terminar em segundo lugar, com 84 pontos.

Arteta em jogo do Arsenal - Icon Sport
Arteta em jogo do Arsenal (Foto: Icon Sport)

As 10 rodadas do Arsenal

  • Manchester City (fora)
  • Luton Town (casa)
  • Brighton (fora)
  • Aston Villa (casa)
  • Wolverhampton (fora)
  • Chelsea (casa)
  • Tottenham (fora)
  • Bournemouth (casa)
  • Manchester United (fora)
  • Everton (casa)

Os jogos difíceis

Chelsea, City, Villa, Tottenham e United são duelos grandes para um time que sofreu no ano passado porque caiu de rendimento na reta final, ainda mais com três desses jogos fora de casa (os três mais difíceis). O traiçoeiro jogo contra o Aston Villa ainda acontece no meio das quartas-de-final da Champions League, contra o Bayern.

Projeção da PL Brasil: Fica complicado imaginar os Gunners fazendo mais do que 11 pontos dos 15 disponíveis.

Vitórias esperadas

Somados aos outros 15 pontos esperados nas cinco partidas “menos” complicadas, o Arsenal teria a mais 26 pontos até o fim do campeonato — isso numa conta otimista.

Conclusão:

Projeção da PL Brasil: Com este olhar positivo, o Arsenal terminaria com 90 pontos.

As 10 rodadas do Liverpool

  • Brighton (casa)
  • Sheffield United (casa)
  • Manchester United (fora)
  • Crystal Palace (casa)
  • Fulham (fora)
  • Everton (fora)
  • West Ham (fora)
  • Tottenham (casa)
  • Aston Villa (fora)
  • Wolverhampton (casa)

Os jogos difíceis

Embora o Liverpool não tenha mais que enfrentar Arsenal e City, a tabela reserva alguns clássicos enormes contra Everton e United. Fora esses, Tottenham e Aston Villa, independente do local do jogo, também são desafiantes.

Projeção da PL Brasil: Dos 12 pontos possíveis, não é difícil de imaginar que os Reds “só” façam de 8 a 10 pontos.

As vitórias esperadas

A expectativa é que o Liverpool vença contra Sheffield e Palace. Brighton, Fulham, West Ham e Wolves são confrontos mais difíceis, mas vitórias são necessárias para quem quer ser campeão inglês. E, ao contrário dos rivais, o calendário inglês deve ser uma prioridade em relação ao europeu, onde os Reds jogam as quartas da Europa League.

Projeção da PL Brasil: Aí estariam mais 18 pontos.

Conclusão

Numa soma otimista em Anfield, o Liverpool finalizaria a edição com mais 28 pontos, totalizando 92 na tabela.


As 10 rodadas do Manchester City

  • Arsenal (casa)
  • Aston Villa (casa)
  • Crystal Palace (fora)
  • Luton Town (casa)
  • Tottenham (fora)
  • Brighton (fora)
  • Nottingham Forest (fora)
  • Wolverhampton (casa)
  • Fulham (fora)
  • West Ham (casa)

É difícil projetar que o City perca pontos numa reta final de campeonato, momento em que o time de Guardiola se acostumou a embalar sequências inacreditáveis — foram 11 vitórias seguidas no fim de 2022/23.

Os jogos difíceis

Ainda assim, o clube precisará encarar o líder, Arsenal, antes de encerrar a temporada, o que indica que repetir o feito é bem mais difícil. Além disso, jogos contra Tottenham e Villa, que foram responsáveis por tropeços no primeiro turno, também são complicados — principalmente porque a partida diante dos Spurs acontece logo depois das quartas da Champions, contra o Real Madrid.

Projeção da PL Brasil: Uma conta otimista pode esperar 7 dos 9 pontos possíveis.

As vitórias esperadas

Já Brighton, Palace, Luton, Forest, Wolves, Fulham e Hammers não devem oferecer a mesma resistência ao time de Rodri, De Bruyne e Haaland.

Projeção da PL Brasil: Seriam 21 pontos conquistados nesses jogos.

Conclusão:

Somando os 28 pontos, o City fecharia o campeonato com 91 pontos.


Premier League
Manchester City é o atual campeão da Premier League (Foto: Iconsport)

Conclusão: Liverpool, City ou Arsenal?

Parece lógico dizer que o City tem a tabela mais acessível. O time de Guardiola tem somente dois duelos contra times do Big Six e mais o Aston Villa, que vem sendo a ‘sensação’ da temporada.

Em comparação, Arsenal e Liverpool têm o Villa e três clássicos — embora um do Liverpool seja o Everton, a rivalidade local torna o jogo mais difícil que para os concorrentes.

Por outro lado, só o City tem a desvantagem de um ponto — algo que parece mínimo no momento, mas que já vimos como faz a diferença numa disputa desse nível.

No geral, não é absurdo apostar num equilíbrio absoluto nas rodadas finais. Sugerir que um dos postulantes vai fazer 28 pontos dos 30 possíveis não é assustador, tendo em vista o histórico recente. Em 2022, o City foi campeão com 93 pontos, e o Liverpool ficou com 92 e o vice. 2018/19 foi mais incrível: City campeão com 98 e Liverpool vice com 97.

Se o caso for parecido, os Reds podem se aproveitar do confronto direto entre os rivais e se segurar com todas as forças na vantagem mínima para fechar o último campeonato de Klopp como campeões. Nas nossas contas mais otimistas, a tabela ficaria nessa ordem:

  1. Liverpool – 92 pontos
  2. Manchester City – 91 pontos
  3. Arsenal – 90 pontos

Ao mesmo tempo, o levantamento também sugere que qualquer tropeço — ou mesmo o saldo de gols — pode ser decisivo. O que se espera de um campeão da Premier League na reta final é perfeição, e não há dúvidas que os três times são capazes disso. Sorte a nossa.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]