Como Chelsea e Liverpool desperdiçaram o melhor jogador de dezembro da Premier League

5 minutos de leitura

O melhor jogador da Premier League em dezembro passou por Liverpool e Chelsea, mas não conseguiu deslanchar nos dois gigantes. Essa é a história de Dominik Solanke, centroavante do Bournemouth e que vem brilhando na atual temporada. Ele foi eleito o maior destaque do último mês nesta sexta-feira (12).

Hoje, tanto Blues quanto Reds não têm a figura do centroavante como um assunto encerrado. Nicolas Jackson é aposta da vez nos Blues, mas passa longe de convencer. Darwin Núñez vive sua melhor temporada em Anfield, mas apesar de seus gols, é muito cobrado pelas oportunidades perdidas. A solução desses problemas poderia ser Solanke.

Solanke no Bournemouth (Foto – Icon sport)

Revelado pelo Chelsea, Solanke era grande promessa mas sucumbiu aos investimentos do Chelsea

Nascido em 1997, Solanke entrou no hall de grandes joias do futebol mundial ao ser o grande craque do Mundial Sub-20 de 2017. Isso para o Chelsea, porém, não deveria ser novidade. Afinal, o atacante começou sua trajetória nas categorias de base dos Blues muito cedo, aos oito anos.

Ele acumulou gols nas divisões de jovens da Inglaterra. Era um diamante em Stamford Bridge. José Mourinho era o técnico dos Blues quando o jovem subiu e logo se impressionou com o talento, a ponto de se auto-responsabilizar caso algo desse errado em sua carreira.

–Minha consciência me diz que se, por exemplo, Baker, Brown e Solanke não forem jogadores da seleção dentro de alguns anos, eu deveria me culpar–

Se depender do desempenho no Chelsea, a cabeça de Mourinho deve estar pesada. Solanke não suportou as fortes concorrências de nomes como Diego Costa, Didier Drogba e Mitchy Batshuayi. A jovem promessa foi sufocada pelas estrelas e seguiu um caminho vicioso na gestão de Abramovich: empréstimo ao Vitesse, da Holanda.

De volta a Londres, o atacante seguiu com pouquíssimas oportunidades. O amargor da reserva fez o atual craque do Bournemouth procurar um novo clube. Com uma apenas uma partida como profissional, ele trocou o Chelsea pelo Liverpool ao fim de seu contrato, enquanto brilhava no Mundial Sub-20.

Solanke
Solanke pelo Liverpool (Foto: Icon Sport)

Liverpool e a esperança que virou frustração

Solanke chegou aos Reds em um momento que o time ainda se formava em 2017. O Liverpool não havia vencido Champions League e Premier League, como faria nos anos seguintes. Com Klopp no comando e um elenco ainda enxuto, parecia a oportunidade perfeita para a jovem estrela deslanchar de vez.

Isso não aconteceu. A história de Solanke no Liverpool foi curta. Roberto Firmino era o titular absoluto e nomes como Sturridge e Origi tinham a preferência de Klopp na hora de substituir o brasileiro. A promessa foi mais uma vez escanteada e negociada com o Bournemouth em 2019, com a sensação de que suas chances de brilhar entre os maiores havia acabado.

Solanke deixou o Liverpool com 27 jogos, um gol e um assistência. Ele custou 10 milhões ao Bournemouth.

A volta por cima do melhor do mês da Premier League

Foi a primeira vez que um jogador do Bournemouth levou o prêmio de melhor do mês na Premier League. Dominik Solanke se meteu entre as estrelas e ficou com a honraria. Mais do que merecido, seu dezembro foi mágico. Foram seis gols ajudando os Cherries a seguirem a brilhante e surpreendente campanha.

A temporada do ex-Liverpool e Chelsea é um absurda de maneira geral. O camisa 9 é um dos artilheiros da Premier League, atrás apenas de Haaland e Salah.

Solanke na Premier League 2023/24

  • 19 jogos (19 como titular)
  • 12 gols
  • 1 assistência

Na cabeça de muitos torcedores de Liverpool e Chelsea fica o arrependimento do mau aproveitamento de Solanke. Quem sorri, por outro lado, é o Bournemouth, que pode contar com o astro e ainda deve fazer um bom dinheiro em uma venda futura.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.