O Liverpool está ainda mais próximo de concretizar seu sonho financeiro a com o aumento da capacidade do estádio Anfield a tempo do confronto contra o Burnley, válido pela Premier League, no próximo sábado (10).
Em dezembro, a arquibancada Anfield Road End foi inaugurada após uma reforma de 80 milhões de libras e o estádio passou a receber 58 mil pessoas.
Agora, um novo setor da mesma arquibancada será aberto, segundo o “Liverpool Echo”, o que levará a capacidade prevista a 60 mil lugares para o jogo.
Liverpool em busca de lucros
Os Reds, sujeitos a mais testes internos de condições de emergência que ocorrerão ainda esta semana, em conjunto com o Conselho da Cidade de Liverpool, ainda devem mexer nas fileiras de trás do setor superior e na arquibancada visitante para elevar a capacidade para 61 mil.
A abertura dos setores cria uma nova fonte de receita para o clube, enquanto buscam aumentar significativamente seu lucro nos dias de jogo nas próximas temporadas.
Com a próxima parte da abertura planejada, pode ser que o Liverpool quebre o recordede maior presença em Anfield em uma partida do campeonato inglês, que está de pé desde 1949. Naquele ano, o local recebeu 58.757 pessoas num empate por 2 a 2 com o Chelsea.
O recente aumento da capacidade para 58 mil foi o maior número em 60 anos, mas o jogo contra o Burnley pode bater um novo recorde do clube.
Antes do desenvolvimento da Anfield Road End, a capacidade era de 54 mil, com Anfield passando por uma significativa reconfiguração do Main Stand concluída em 2016. O objetivo é levar a receita dos dias de jogo além da marca de 100 milhões de libras por ano.
A reconfiguração do Main Stand adicionou cerca de 8.500 lugares à capacidade de Anfield, e com os 7.000 adicionais que a Anfield Road End proporcionará, é um aumento de 15.500 que impulsionará a receita dos dias de jogo além da marca de 100 milhões de libras que o Liverpool pretende atingir nos próximos dois anos.
Anfield e as dúvidas sobre o estádio do Liverpool
Uma das principais decisões que o grupo proprietário Fenway Sports Group (FSG) teve que tomar ao assumir o Liverpool foi permanecer em Anfield ou procurar um novo estádio. Opções foram exploradas, mas a decisão final foi permanecer na casa histórica do clube e reconfigurar o estádio para alinhar com o potencial de receita que os proprietários haviam imaginado.
Quando a FSG adquiriu o clube há 13 anos, a receita dos dias de jogo estava em 40,9 milhões de libras no final do ano financeiro de 2010/11. Avançando para o conjunto mais recente de contas, para o ano encerrado em maio de 2022, o clube arrecadou 86,8 milhões de libras.
Atualmente na Premier League apenas o Manchester United (110,5 milhões) e o Tottenham (106,1 milhões) conseguiram ultrapassar a marca de 100 milhões de libras em receita dos dias de jogo. O Arsenal, depois de retornar à Champions League e os jogos e receitas adicionais que isso traz, deve se aproximar desse número quando seus resultados financeiros forem anunciados para o período de 2022/23.
O Liverpool, após a conclusão da expansão da Anfield Road End, provavelmente se juntará a esse grupo em 2025 e o estádio tiver o benefício de mais de um ano em pleno funcionamento com capacidade aumentada. Haverá também um aumento no potencial de receita por meio de vendas maiores de alimentos e bebidas, atendendo à maior demanda por ingressos.
O Liverpool publicou uma nota oficial sobre as reformas do estádio. Confira na íntegra:
O Liverpool FC continua a trabalhar rapidamente em direção à conclusão do novo Anfield Road Stand.
A próxima parte da abertura planejada do ambicioso projeto deve ver mais fãs sendo recebidos em Anfield para o próximo jogo da Premier League contra o Burnley FC em 10 de fevereiro.
Isso, no entanto, estará sujeito a mais testes internos de condições de emergência, realizados em conjunto com o Conselho da Cidade de Liverpool, que ocorrerão ainda esta semana.
O setor superior expandido do novo Anfield Road Stand foi aberto pela primeira vez na visita do Manchester United em dezembro, quando mais de 57.000 fãs foram recebidos em Anfield, sua maior multidão em 50 anos.
O trabalho continuou, entre um agitado período de futebol festivo e alguns jogos caseiros da copa doméstica em janeiro, com excelente progresso em direção à capacidade total de 61.000.
Isso foi possível graças ao árduo trabalho, dedicação e comprometimento de todos os envolvidos.
Novamente, o Liverpool FC deseja agradecer aos torcedores por sua contínua paciência e compreensão.”