A mudança de centro de treinamento do Liverpool

Os Reds deixaram Melwood depois de 70 anos de história

liverpool centro de treinamento
Christopher Furlong/Getty Images

A última semana foi diferente para o Liverpool com a mudança do centro de treinamento para Kirkby. A saída de Melwood finalmente deixou o plano das expectativas. 

O centro em West Derby foi a casa dos Reds desde 1950 e contou com a participação de grandes nomes como Bill Shankly, no começo, e Gérard Houllier, por volta de 2001, para se tornar um centro de treinamento de ponta. Lá, o time principal evoluiu muito e, enquanto isso, os jogadores da base treinavam a quase oito quilômetros de distância, em Kirkby, onde também fica a academia do clube.

Apesar disso, não era surpresa que o centro de Melwood poderia se tornar limitado e que uma proposta de juntar as categorias pudesse acontecer. Em 2017, o Liverpool anunciou o investimento de 50 milhões de libras para criar uma estrutura capaz de receber o time principal no centro de Kirkby. As obras começaram em setembro do ano seguinte e, agora, com tudo pronto e equipado, a mudança realmente aconteceu.

A despedida e a ida para Kirkby

Na despedida de Melwood, vários personagens importantes da história do clube se manifestaram nas redes sociais e demonstraram carinho pelo lugar que foi a casa dos Reds por tanto tempo.

O ídolo Steven Gerrard cresceu a 20 minutos de Melwood e escreveu em seu Instagram. “Todos os dias que eu entrava (no centro de treinamento), eu sabia que era um privilégio e uma honra estar lá”. O ex-jogador também deixou uma lembrança em seu perfil pessoal com fotos de quando treinava no lugar.

Leia mais em: Steven Gerrard: 5 curiosidades sobre a lenda do Liverpool

No Twitter oficial do Liverpool, o clube compartilhou os últimos momentos de Klopp no escritório do antigo CT.

O atual capitão Jordan Henderson e James Milner também publicaram fotos e vídeo das últimas idas ao antigo centro de treinamento. 

Ian Callaghan, ex-jogador que mais vestiu a camisa dos Reds na história, demonstrou carinho lembrando que viveu grande parte de sua vida em Melwood, foi onde ele começou e terminou a carreira no futebol. Robbie Fowler também fez um post no Instagram com um poema cheio de saudade. 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @rob9fowler

“Tudo começou como uma criança, muitas noites tardias.

Só saí do ônibus para ver as delícias.

De Heighway a Macca e de Rush a Yeats.

Muitas lendas brilharam por aqueles portões.

Eu estava lá, tenho muito orgulho de dizer

Para sempre em dívida Eu pude jogar

Tantas lembranças de onde tudo começou

Dalglish, Evans, o grande Ronnie Moran

Condições primitivas do que antes era lama

A casa fabulosa que chamávamos de Melwood.

Leia mais em: A marcante carreira de Robbie Fowler: um dos grandes da história da Premier League

Jamie Carragher, que também dedicou a carreira ao clube, deixou uma mensagem de otimismo para a nova fase. “No Liverpool, eu acho que você sempre tem que mudar com o tempo e, se o time precisa do melhor campo de treinamento do país, que é o que eles vão conseguir, nós devemos tê-lo”. 

AXA Training Centre

O novo centro de treinamento do Liverpool tem 9.200m² de área edificada e foi batizado de AXA Training Centre .Na área externa, foram plantados 8 mil arbustos e 950 árvores maduras. 

São três campos de futebol em tamanho real (aproximadamente 32 mil m² com 192 mil quilômetros de fibra costurada em camadas de areia abaixo de cada campo), áreas dedicadas ao aquecimento dos goleiros, instalações internas com academia, duas salas de musculação, um pavilhão esportivo, piscina, hidroterapia e salas com equipamentos de recuperação dos atletas. 

Em suas redes sociais, o clube fez posts mostrando o novo espaço.

Como fica Melwood

O Liverpool vendeu o centro de treinamento de Melwood para uma importante imobiliária do país, a Torus, já em agosto de 2019. A empresa, que já cria projetos de comunidades sustentáveis com investimento financeiro e social nos bairros que pretende construir, vai incorporar novas moradias para ocupar o terreno em West Derby.

Apesar disso, certamente, Liverpool e Melwood estarão conectados para sempre.