Liverpool planeja chapéu no Real Madrid por Yoro, de R$ 335 milhões

5 minutos de leitura

O Liverpool deve ter reforços com a chegada do técnico Arne Slot. E o jovem defensor Leny Yoro, do Lille, da França, e alvo do Real Madrid, é um dos nomes que o clube pode investir.

Segundo o jornal inglês “Daily Mail”, os Reds planejam entrar na frente dos merengues, o principal clube ligado ao francês. O Lille definiu seu preço em 50 milhões de libras (R$ 335 milhões).

O interesse do Liverpool sobre Yoro

Aos 18 anos, o zagueiro é visto como um talento promissor. No entanto, a questão que paira sobre o futuro de Yoro é de qual clube ele escolherá, uma vez que dificilmente ficará no Lille.

O Real Madrid, atual campeão da Champions League, parece ser o destino dos sonhos do jogador, mas os Merengues podem estar relutantes em investir alto devido ao fim do contrato do jovem, no fim da próxima temporada.

Leny Yoro Vitor Roque Liverpool
Leny Yoro em um jogo do Lille contra o Angers fora de casa em março de 2023 (Foto: Icon Sport)

Isso significa que poderiam esperar para contratá-lo de graça em vez de pagar uma grande quantia “desnecessariamente”. Foi o que fizeram, por exemplo, com Kylian Mbappé, que deixou o PSG ao fim do seu contrato.

Já o Liverpool, que busca um sucessor para Virgil van Dijk, se apresenta como uma opção atraente. A Premier League é uma das ligas mais competitivas do mundo, e jogar ao lado de um jogador experiente como o holandês poderia ser crucial para o desenvolvimento do jogador.

O jornalista Matteo Moretto deu mais detalhes da situação ao site especializado em transferências “CaughtOffside”:

— Existem vários times da Premier League dispostos a gastar muito mais dinheiro pelo jovem do Lille do que o Real Madrid, mas ele continua priorizando uma mudança para o Santiago Bernabéu. O Paris Saint-Germain, cuja oferta foi recusada em janeiro, também segue muito interessado.

Yoro é o ‘novo van Dijk’?

Apesar de ser jovem e ter grande potencial, o zagueiro não é um jogador tão parecido assim com o ídolo dos Reds. O francês possui características diferentes, como maior agilidade e capacidade de condução de bola.

Além da habilidade com a bola, ele é menos impactante nos duelos físicos. Isso significa que pode se encaixar em diferentes contextos se comparado ao holandês.

Van Dijk Liverpool
Van Dijk pelo Liverpool (Foto: Icon Sport)

Como exemplo, a taxa média de vitória em duelos aéreos de Yoro pelo Lille é de 62,9%, segundo o banco de dados “FBref”. É menos do que a média de 76% do camisa 4 dos Reds.

Van Dijk, inclusive, se tornou o zagueiro mais caro do mundo quando se transferiu aos Reds por 85 milhões de euros em 2018. Ele já foi ultrapassado desde então por De Ligt, Maguire e Gvardiol, mas não deve cair para Yoro na lista.

— O Lille vai priorizar a melhor oferta e, se esses times da Premier League quiserem pressionar, eles podem, mas depende de Yoro. Esses são os fatores com os quais estamos trabalhando neste caso — disse Moretto.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]