5 jogos marcantes da campanha do Liverpool campeão da Premier League

Reds conquistaram pela primeira vez a Premier League

Liverpool campeão premier league
Paul Ellis/Pool via Getty Images

A espera finalmente acabou. Após mais de 30 anos de jejum, o Liverpool finalmente voltou a ser campeão inglês e, consequentemente, também conquistou o primeiro título na era Premier League. Isso porque, em 1990, a liga como é hoje ainda não existia. Com 86 pontos em 31 jogos disputados, os Reds confirmaram a taça com sete rodadas de antecedência, já que o Manchester City tropeçou.

Ao longo desta campanha espetacular na Premier League, o Liverpool campeão teve vários jogos marcantes. Por isso, a PL Brasil seleciona cinco dessas partidas memoráveis e relembra como foram esses duelos. Naturalmente alguns vão ficar fora, mas obviamente não significam que não são importantes. Confira a lista!

5 jogos marcantes da campanha do Liverpool campeão da Premier League

Aston Villa 1×2 Liverpool

Não foi uma partida tecnicamente brilhante do Liverpool, mas simbolizou uma força mental incrível que este time tem. O confronto era válido pela 11ª rodada da Premier League e os Reds foram para o intervalo perdendo por 1 a 0, após Trezeguet completar o cruzamento de John McGinn e deixar os mandantes em vantagem.

No 2º tempo, o Liverpool voltou pressionando e criando boas chances, mas não conseguia empatar. Para piorar, o Manchester City estava vencendo seu jogo e diminuindo a vantagem dos Reds para apenas três pontos – e eles se enfrentariam na rodada seguinte. No entanto, aos 42 da etapa final, Sadio Mané cruzou e Andrew Robertson apareceu para cabecear e empatar o jogo.

Pelas circunstâncias, o empate até que era bom, mas este Liverpool mostrava partida após partida que sempre podia mais. E na última bola do confronto, aos 49, Alexander-Arnold cruzou e Sadio Mané testou para o fundo do gol, virando o placar para a equipe de Jürgen Klopp e mantendo a distância de seis pontos para o Manchester City.

Liverpool 3×1 Manchester City

Com a vitória heroica diante do Aston Villa, o Liverpool chegou com seis pontos de vantagem para o Manchester City e podendo abrir nove casos vencesse. Vale lembrar que, na temporada passada, os Reds foram vice da Premier League com 97 pontos, um a menos que a equipe de Pep Guardiola, que não perdeu do Liverpool na edição anterior: 0 a 0 em Anfield e 2 a 1 no Etihad Stadium.

No entanto, a história desta vez foi diferente. Isso porque o Liverpool, com uma atuação espetacular, venceu o Manchester City por 3 a 1, com gols de Fabinho, Mohamed Salah e Sadio Mané, enquanto Bernardo Silva descontou para a equipe rival.

Com o triunfo, o Liverpool abriu nove pontos de vantagem para o rival azul de Manchester, conseguindo resultado importante na caminhada para ser campeão da Premier League. Além disso, ao fim da 12ª rodada, o time de Klopp havia somado 34 pontos de 36 disputados, o que significava a melhor campanha da Premier League com esse número de jogos.

Leia mais: Os 6 melhores jovens ingleses do Football Manager 2020

Leicester 0x4 Liverpool

O Liverpool chegou para esse jogo contra o Leicester após conquistar o Mundial de Clubes, diante do Flamengo. À época, os Foxes estavam na 2º posição, com 13 pontos atrás dos Reds, que tinham um jogo a menos. No entanto, a equipe de Jürgen Klopp provou porque era líder de forma isolada e com uma larga vantagem.

Com uma atuação que para muitos é a melhor do Liverpool nesta edição da Premier League, os Reds massacraram o Leicester por 4 a 0, com dois gols do atacante brasileiro Roberto Firmino, um do meio-campista James Milner e outro do lateral-direito Alexander-Arnold, que, além de balançar as redes, ainda deu duas assistências.

Com o resultado, o Liverpool chegou aos 52 pontos conquistados de 54 disputados, o que significava 16 pontos de vantagem para o próprio Leicester e ainda com um jogo a menos.

Liverpool 2×0 Manchester United

Em 21 jogos disputados pelo Liverpool na Premier League, o Manchester United tinha sido o único clube a tirar pontos da equipe de Jürgen Klopp. Isso porque o primeiro confronto entre as duas equipes disputado no Old Trafford foi 1 a 1.

No entanto, a imposição que faltou aos Reds no Teatro dos Sonhos sobrou no Anfield. Com uma das grandes atuações da temporada, o Liverpool venceu o Manchester United por 2 a 0, com gols do zagueiro Virgil van Dijk e do atacante Mohamed Salah – com direito a assistência do goleiro Alisson.

Uma das curiosidades é que o gol de Salah proporcionou dois feitos marcantes: a primeira vez que o atacante egípcio marcava contra o maior rival e também onde a torcida dos Reds cantou a canção ‘We're gonna win the league', que em português significa “nós vamos ganhar a liga”.

Além disso, com a vitória, o Liverpool chegou à incrível marca de 21 vitórias em 22 jogos, o que simbolizava 63 pontos conquistados de 65 disputados, fazendo a melhor campanha da era Premier League a essa altura do torneio e também em qualquer uma das cinco grandes ligas europeias.

Liverpool 4×0 Crystal Palace

A primeira partida do Liverpool no retorno da Premier League após a paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus foi diante do Everton. No entanto, os Reds não saíram de um 0 a 0 amargo contra o rival. Contra o Crystal Palace, na volta dos Reds ao Anfield após mais de três meses longe, um baile da equipe de Jürgen Klopp.

Com uma atuação fantástica, que muitos rotularam como a melhor do clube jogando no Anfield nesta temporada, os Reds golearam o Crystal Palace por 4 a 0, com gols do lateral-direito Alexander-Arnold, do volante Fabinho e dos atacantes Mohamed Salah e Sadio Mané.

A vitória diante do Palace reuniu tudo de bom que a equipe de Jürgen Klopp mostrou ao longo da temporada. Além da boa atuação, a partida marcou ficou marcada como o jogo do título. Isso porque o Manchester City tropeçou e, enfim, o Liverpool se sagrou campeão da Premier League.