Por que Liverpool x Atalanta pode ser teste de fogo para ex-Cruzeiro e Corinthians

5 minutos de leitura

Liverpool e Atalanta medirão forças nesta quinta-feira (11), às 16h (de Brasília), pela ida das quartas de final da Europa League. Além do peso de ser um jogo de mata-mata em um grande torneio continental, a partida pode ter um tom decisivo para um volante brasileiro com passagens por Corinthians e Cruzeiro.

O motivo? A próxima janela de transferências! Éderson estará em campo pela Atalanta e terá a difícil missão de conter o avassalador ataque do Liverpool. Se tiver um bom desempenho no jogo, o meio-campista pode dar passos importantes rumo à Premier League.

O teste de fogo de Éderson, monitorado por Manchester United e Éderson

Dois dos maiores interessados em Éderson surgem da Premier League. Nos últimos meses, Newcastle e Manchester United se posicionaram como admiradores do futebol do brasileiro. Em janeiro, a PL Brasil informou que os Magpies enviaram olheiros para observar o volante em uma partida do Campeonato Italiano e ficaram satisfeitos com o que viram.

O clube alvinegro admira Éderson desde os tempos de Fortaleza, mas não está sozinho nessa briga. O Manchester United também observa o jogador e considera tentar sua contratação na próxima temporada.

Contudo, não para por aí. Os rivais Arsenal e Tottenham também foram colocados como interessados no jogador. A Atalanta deseja pelo menos 60 milhões de euros (R$ 327 milhões) para liberar o ativo.

ederson atalanta
Éderson é um dos destaques da Atalanta (ITA) na temporada (Foto: IconSports)

Embate contra o Liverpool pode dar projeção a Éderson

Jogar bem contra o Liverpool pode inflar ou diminuir os interesses United, Newcastle e outros por Éderson. Os clubes da Premier League entendem como a liga é única no mundo do futebol e temem que jogadores de outros países sofram com a adaptação. O desempenho positivo diante dos Reds será como um “voto de confiança” dos ingleses para o atleta revelado pelo Cruzeiro.

Além de ser vice-líder da Premier League, o Liverpool é o grande favorito a vencer a Europa League, junto com o Bayer Leverkusen. O time de Klopp marcou 127 gols em 49 jogos na atual temporada, o que configura uma média de 2,5 por partida.

Liverpool Salah
Salah celebra gol pelo Liverpool (Foto: ICon Sport)

Éderson será um dos principais responsáveis por resguardar a Atalanta do brilhante setor ofensivo inglês. Ele é uma espécie de “leão de chácara” do time italiano.

O mapa de calor de Éderson no Campeonato Italiano (Foto: Sofascore/Reprodução)

Um internauta inglês reforçou no “X” que a partida entre Atalanta e Liverpool será uma boa oportunidade de observar a analisar Éderson. Boa parte do Reino Unido estará de olho no brasileiro.

Ligado interessado em ver Éderson quinta contra o Liverpool“, escreveu.

A trajetória de Éderson no futebol europeu

Revelado pelo Desportivo Brasil-SP e projetado nacionalmente pelo Cruzeiro, o volante surgiu muito bem em 2019, apesar do rebaixamento do clube mineiro à Série B. Ele acabou trocando a Raposa pelo Corinthians, mas não conseguiu se firmar na capital paulista. O Fortaleza abriu as portas para Éderson em 2021 e foi lá que ele se destacou a ponto de chamar a atenção do futebol europeu.

A Salernitana foi a entrada do brasileiro no Velho Continente. Ele precisou de apenas seis meses no modesto clube italiano para dar um passo maior na Terra da Bota. Por 15 milhões de euros (R$ 83 milhões), assinou com a Atalanta na temporada passada, onde vem acumulando bons jogos desde então.

Na Premier League, Éderson pode ser reposição de brasileiros. O jogador de 24 anos é encarado como um possível sucessor de Casemiro no Manchester United, além de ser visto como substituto caso Bruno Guimarães seja vendido pelo Newcastle. O futuro do ex-Corinthians começa nesta quinta-feira, contra o Liverpool.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.