O Liverpool de Jürgen Klopp está fora da Europa League. O time inglês venceu a Atalanta por 1 a 0, em Bérgamo, nesta quinta-feira (18), mas não conseguiu reverter a vantagem da equipe italiana. A goleada de 3 a 0 sofrida em Anfield Road na eliminatória.
Cotados como favoritos, os Reds agora perdem a chance de chegar às semifinais da Europa League. Mais um troféu descartado na temporada de despedida de Klopp, que venceu a Copa da Liga Inglesa, mas era cercada de uma expectativa muito maior por parte da torcida e da impresa.
Em campo, o Liverpool ganhou “de presente” um pênalti aos quatro minutos de jogo. Salah converteu e colou a equipe na briga. Com o jogo todo pela frente, esperava-se uma pressão ao estilo “Rock and Roll” de Klopp, o que não aconteceu devido à baixa inspiração dos Reds e ao excelente jogo tático feito pela Atalanta.
O que faltou para o Liverpool confirmar o favoritismo?
Os Reds tiveram uma queda de rendimento brutal no momento decisivo da temporada. Isso pode ser justificado pelo desgaste físico e mental, por mais que a piora ocorra, curiosamente, no período em que pilares como Salah e Diogo Jota retornaram de lesões.
Até março, com a conquista da Copa da Liga Inglesa, a expectativa entre os mais otimistas era de que o Liverpool pudesse terminar a última temporada de Klopp com quatro títulos. Mas…
- Copa da Inglaterra: dolorosa eliminação para o rival Manchester United;
- Europa League: surpreendente queda para a Atalanta;
- Premier League: tropeços que abriram caminho para o agora líder Manchester City.
O Liverpool não foi eliminado para a Atalanta nesta quinta-feira (18). A queda aconteceu na assustadora goleadas sofrida pelos italianos na última semana, em Anfield Road. A Europa League, único de título que Klopp não venceu pelo clube, ficou pelo caminho.
O desempenho recente da equipe inglesa foi capaz de preocupar e irritar torcedores nas redes sociais. A pouca criatividade dos Reds foi uma tecla bastante apertada pelos espectadores.
Aquele Liverpool conhecido pela mentalidade absurda, pressão constante atacando toda hora.
Sinto informar mas esse Liverpool não existe mais galera…
— GabrieL ᶜᶠᶜ (@Gabriel_Naybe) April 18, 2024
O Liverpool está a 14 dias sem fazer gol com bola rolando……….
— Liverpool Romântico (@lfcRomantico) April 18, 2024
Eliminado da Champions, Manchester City é o favorito a vencer a Premier League
Tudo mudou no Campeonato Inglês por conta da última rodada. Arsenal e Liverpool perderam dentro de casa e, de quebra, viram o Manchester City vencer e chegar à liderança, com 73 pontos. Durante toda a temporada, o grande temor de Reds e Gunners foi que os Citizens assumissem a ponta da tabela na reta final.
Isso aconteceu e agora são dois pontos de vantagem. É possível que isso seja revertido? Sim, mas mais complicado quando se trata de Manchester City. A equipe de Guardiola dificilmente perde pontos para times fora do Big-Seven da Premier League. Nessa temporada, os Sky Blues perderam pontos apenas para Wolverhampton, Aston Villa e Crystal Palace entre os times fora do pelotão dos mais tradicionais do futebol inglês.
Faltam seis rodadas para o fim da Premier League. Dos considerados grandes clubes, o City enfrenta apenas o Tottenham enquanto o Liverpool, além dos Spurs, pegam confrontos complicados como Aston Villa, West Ham e o clássico contra o Everton.
Para piorar a situação em Merseyside, o Manchester City foi eliminado da Champions League para o Real Madrid. Ou seja, todas as forças de Guardiola agora serão voltados para o tetracampeonato da Premier League.
E agora, como será a o fim da ‘era Klopp’ no Liverpool?
Melancolia? Frustração? O torcedor dos Reds exaltaria Klopp mesmo se o time estivesse lutando contra o rebaixamento. O alemão mudou o patamar do clube e é amado pela torcida.
Fora das copas, o Liverpool precisa seguir lutando pela Premier League, pois o futebol não é ciência exata. De toda forma, curtir os últimos momentos do treinador é preciso. Com a eliminação na Europa League, Klopp só terá mais dois jogos à frente da equipe em Anfield Road. 180 minutos que precisam ser intensamente vividos do início ao fim.
- Liverpool x Tottenham (05/05)
- Liverpool x Wolverhampton (19/05)