Liverpool e Arsenal fizeram o jogo mais esperado da 18ª rodada da Premier League, em Anfield Road, neste sábado (23). Depois de uma partida muito movimentada, as equipes deixaram o campo com 1 a 1 no placar. Os gols foram de Mohamed Salah e Gabriel Magalhães.
A igualdade manteve a liderança aos londrinos, que agora têm 40 pontos, um a mais que os Reds. Na sequência, aparecem Aston Villa com 39, Tottenham com 36 e Manchester City. O Arsenal garantiu o Natal na ponta tabela, tradição muito valorizada no futebol inglês. Dos últimos 14 líderes no dia 25 de dezembro, dez foram campeões ao fim da temporada.
Arsenal ‘assusta’ Liverpool e sai na frente com gol brasileiro
Os Gunners não se intimidaram com o Anfield Road lotado mais uma vez. O time de Arteta foi para cima dos rivais como se estivesse jogando em casa. Até mesmo por isso, o Arsenal abriu o placar logo aos quatro minutos de jogo. Martin Odegaard cobrou falta da intermediário e encontrou Gabriel Magalhães em boas condições para cabecear ao fundo do gol.
Mesmo com o marcador aberto, o Arsenal seguiu martelando e dando as cartas da partida. O time teve boas oportunidades de gol e quase fez o segundo gol. O Liverpool, que dificilmente fica em posição de coadjuvante em casa, possui dificuldades expressivas para colocar a bola no chão e criar volume ofensivo.
Gabriel Magalhães has scored more Premier League goals than any other defender since he made his debut in the competition in September 2020 (11).
He’s the only defender to reach double figures in that time. 👏 pic.twitter.com/WpVf7ACsr9
— Squawka (@Squawka) December 23, 2023
Arbitragem da Premier League mais uma vez é protagonista com polêmica
Não tem sido uma temporada fácil para a arbitragem inglesa. Entre inúmeros erros e confusões, os homens do apito são costumeiramente alvos de críticas na Premier League. Em Liverpool e Arsenal, mais uma polêmica. Odegaard colocou a mão na bola dentro da área, o que gerou uma massa de pedidos de pênalti pelo lado dos Reds. A arbitragem, porém, mandou seguir.
⚠️ Segundo a @SkySports, a PGMOL se explicou sobre o lance: "não foi um erro claro e óbvio, já que o braço de Odegaard está se movendo em direção ao corpo e não à bola enquanto ele desce".
— PL Brasil (@plbrasil1) December 23, 2023
Quem tem Salah, tem tudo!
Mesmo jogando menos que pode, os Reds empataram a partida ainda no primeiro tempo. E o empate só foi atingido por causa de Mohamed Salah. O egípicio marcou um golaço aos 28 minutos em jogada individual e recolou a equipe de Klopp no jogo.
O camisa 11 recebeu lançamento de Alexander-Arnold, ainda do campo de defesa, aproveitou falha de marcação de Oleksandr Zinchenko e conduziu a bola até acertar uma pancada no gol, sem chances para David Raya.
Salah é o primeiro jogador na história da Premier League a marcar +10 gols contra
✅ Arsenal
✅ Manchester United
✅ Manchester CityInsano! 🇪🇬👑 pic.twitter.com/1vIetDBvFf
— PL Brasil (@plbrasil1) December 23, 2023
O jogo seguiu muito movimentado e aumentou a intensidade conforme o tempo foi passado. Ainda no primeiro tempo, o Arsenal seguiu levemente superior, o que mudou totalmente após o intervalo. O Liverpool retornou com uma postura diferente e ficou muito perto de balançar as redes pela segunda vez, mas acabou perdendo boas oportunidades.
Na reta final do jogo, os Gunners reequilibraram as ações. Foi um momento da partida de ataques dos dois lados e que ambos os times poderiam marcar novamente.
Alisson – 5,5
O goleiro poderia ter saído melhor no gol de Gabriel Magalhães. A indecisão entre sair ou não da meta fez com Alisson ficasse mal posicionado e vendido no lance. Um erro que ele não costuma cometer. Apesar disso, foi seguro no restante do jogo.
Gabriel Magalhães – 7,0
Não teve culpa no tento adversário e ainda marcou o gol. Magalhães merece os louros por isso. Além disso, teve uma atuação bem segura e brecou o forte ataque dos Reds. Faz bela temporada!
Gabriel Jesus – 6,5
Falta a Gabriel Jesus ser incisivo. O camisa 9 precisa incorporar o papel de goleador. Enquanto isso não acontece, segue sendo um jogador muito útil ao Arsenal de Mikel Arteta. O atacante participou da criação de jogadas do time, acertou passes e fez um bom primeiro tempo. Tem de ter mais brilho próprio.
Gabriel Martinelli – 5,5
Foi uma noite infeliz para o camisa 11. Sua regularidade impressionante ao longo da temporada não foi vista. Martinelli esteve uma rotação abaixo do comum e ainda perdeu uma boa oportunidade de gol. Acabou sacado de campo aos 23 minutos da etapa final.
Próximos jogos do Liverpool
- Burnley x Liverpool (26/12, às 14h30) – Premier League
- Liverpool x Newcastle (01/01, às 17h) – Premier League
Próximos jogos do Arsenal
- Arsenal x West Ham (28/12, às 17h15) – Premier League
- Fulham x Arsenal (31/12, às 11h) – Premier League