Liverpool e Arsenal se enfrentam no início da tarde deste domingo (9), 12h30 (horário de Brasília), em Anfield, valendo a 30ª rodada da Premier League. O duelo reúne o time que dá cada vez mais sinais de que precisa de profunda renovação, e o “novo concorrente” do Manchester City pelo título inglês.
O Liverpool de Jürgen Klopp foi grande rival dos Citizens de Pep Guardiola na disputa pela Premier League nas últimas quatro temporadas. Foram três títulos para o Manchester City e um para os Reds:
- 2018-19: Manchester City campeão e Liverpool vice
- 2019-20: Liverpool campeão e Manchester City vice
- 2020-21: Manchester City campeão e Liverpool em terceiro lugar
- 2021-22: Manchester City campeão e Liverpool vice
Já nesta temporada, o Liverpool está distante da briga pelo título. Enquanto os Reds ocupam a oitava posição, com 43 pontos, o Manchester City é o segundo colocado, com 64. Com o time de Klopp fora da disputa, surge o Arsenal, líder da Premier League com oito pontos de folga e apresentando um futebol invejável sob o comando de Mikel Arteta. Os Gunners estão a nove jogos de levantar a taça do Campeonato Inglês após 19 anos.
Novo trio de ataque ganha protagonismo na Inglaterra
Antes, o trio de ataque que chamava a atenção na Inglaterra era o de Sadio Mané, Roberto Firmino e Mohamed Salah. Mas o senegalês acabou se transferindo para o Bayern de Munique no último verão e o brasileiro está longe do seu auge na carreira, sendo frequentemente visto no banco de reservas e tendo até deixado o aviso que sairá do Liverpool ao final da temporada. Apenas o egípcio se mantém em alto nível e é o principal jogador dos Reds atualmente, com 22 gols e oito assistências em 38 jogos.
Quem roubou o protagonismo de Mané, Firmino e Salah foram Bukayo Saka, Gabriel Martinelli e Martin Ødegaard. O atacante inglês é a sensação desta edição da Premier League, com 10 gols e 12 assistências em 29 jogos. O brasileiro não fica para trás, ele marcou 13 gols e deu três assistências no campeonato. Já o norueguês é o maestro do time, com 10 tentos, sete passes para gol e 13 grandes chances criadas.
No banco de reservas, o multicampeão Jürgen Klopp acabou perdendo relevância nesta temporada. Eliminado em todas as outras competições, incluindo a Champions League, o técnico alemão conseguiu apenas 12 vitórias, sete empates e nove derrotas em 28 jogos de Premier League, tendo um aproveitamento de 51%.
O protagonismo de Klopp foi ofuscado pelo excelente trabalho de Arteta com o Arsenal, que tem 23 vitórias, três empates e apenas três derrotas em 29 jogos de Premier League, dando em um aproveitamento de 82,75%.
Freguesia?
A boa notícia para os torcedores dos Reds é que o Arsenal é um freguês do Liverpool na era Klopp. Em 19 partidas, Jürgen venceu 10, empatou sete e perdeu apenas duas. Porém, nenhuma das vitórias londrinas foram em Anfield, palco do confronto deste domingo. Em seus domínios, o time de Salah e Firmino venceu seis jogos e ficou no empate quatro vezes.
Desde a chegada de Arteta ao Arsenal, foram quatro vitórias do Liverpool, um empate e uma vitória dos Gunners. A primeira vitória Gunner em dois anos no confronto foi justamente no último encontro entre as duas equipes.
No dia 9 de outubro do ano passado, o Arsenal venceu o Liverpool por 3 a 2 em uma partida emocionante. Martinelli abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo, Darwin Nuñez empatou e Saka colocou o time londrino na frente novamente. Tudo isso no primeiro tempo. Na etapa complementar, Firmino voltou a igualar o placar e, faltando 14 minutos para o jogo acabar, o camisa 7 marcou o gol da vitória de pênalti.
Um encontro marcante entre Arteta e Klopp foi em janeiro de 2020, pela Community Shield, em Wembley. O Arsenal era o então campeão da Copa da Inglaterra e o Liverpool havia conquistado o título inglês na temporada passada. Depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal, com gols de Pierre-Emerick Aubameyang (Arsenal) e Takumi Minamino (Liverpool), a decisão foi parar na disputa de pênaltis, que foi vencida pelos Gunners por 5 a 4.