Fim de uma era! Liverpool anuncia saída de Klopp e choca o futebol inglês

3 minutos de leitura

A era Jürgen Klopp no Liverpool está com os dias contados. O clube anunciou na manhã desta sexta-feira (26) que o treinador alemão deixará Anfield Road ao fim da temporada. A decisão partiu do técnico alemão e pegou todos de surpresa.

Através de seu site oficial, o Liverpool comunicou a situação à torcida. Os Reds destacaram que mais uma vez Klopp conduziu o time a uma final, em Wembley, agora contra o Chelsea, na final da Copa da Liga Inglesa. Foram oito anos de uma parceria extremamente vitoriosa que recolocou o clube de Merseyside na prateleira de cima do futebol inglês.

A informação caiu como uma bomba no futebol inglês, já que Klopp tinha contrato até 2026 e nunca indicou uma possível saída. Além dele, os auxiliares Pepijn Lijnders, Peter Krawietz e Vitor Matos.

Decisão de Klopp por saída aconteceu já em 2023

O treinador de 56 anos vinha amadurecendo a ideia nos últimos meses. Em novembro do ano passado, comunicou à direção do Liverpool que não tinha o desejo de continuar no comando técnico da equipe. A decisão partiu em meio ao planejamento da próxima temporada, para que o clube possa realizar a transição da melhor maneira.

— Contei ao clube já em novembro. Tenho que explicar um pouco que talvez o trabalho que faço as pessoas vejam de fora, estou na linha lateral e em treinos e coisas assim, mas a maioria de todas as coisas acontecem em torno desse tipo de coisa. Isso significa que uma temporada começa e você já planeja praticamente a próxima temporada. Quando estávamos sentados juntos conversando sobre possíveis contratações, o próximo verão e se podemos ir a qualquer lugar, surgiu o pensamento: ‘Não tenho mais certeza se estou mais aqui’ e fiquei surpreso com isso. Obviamente comecei a pensar nisso.

Klopp destacou que deixará o clube sem qualquer tipo de objeção. Contratado em outubro de 2015, ele construiu uma relação de amor com cidade, instituição e torcida que só cresce a cada dia. Sua decisão se baseia especificamente em motivos pessoais.

–Adoro absolutamente tudo neste clube, adoro tudo na cidade, adoro tudo nos nossos torcedores, adoro a equipa, adoro o staff. Eu amo tudo. Mas o fato de eu ainda tomar essa decisão mostra que estou convencido de que isso é o que deve ser feito.

Klopp pelo Liverpool

  • 464 jogos
  • 288 vitórias
  • 96 empates
  • 80 derrotas
  • 8 títulos (Champions League, Mundial de Clubes, Premier League, Supercopa da Uefa, Copa da Liga Inglesa, Supercopa da Inglaterra e Copa da Inglaterra)
Klopp
Klopp no título da Champions League pelo Liverpool (Foto: Icon Sport)

‘Sem energia’: o motivo que fez Klopp deixar o Liverpool

O treinador explicou que chegou a um limite de estresse. A profissão de técnico de futebol é extremamente desgastante, e a conta chegou para Klopp. Segundo o comandante, sua passagem pelo Liverpool é intensa e cobra muita dedeicação.

–É que estou, como posso dizer, ficando sem energia. Não tenho nenhum problema agora, obviamente, já sabia há muito tempo que teria que anunciar isso em algum momento, mas estou absolutamente bem agora. Eu sei que não posso fazer o trabalho de novo e de novo e de novo e de novo.

Klopp deu indícios que tirará um período sabático para descansa. O treinador comentou que não sabe sequer se voltará a trabalhar como treinador de futebol.

— Se me perguntar: ‘Você voltará a trabalhar como técnico?’ Eu diria agora que não. Mas obviamente não sei como será isso, porque nunca passei por essa situação. O que sei com certeza é que nunca, jamais treinarei um clube diferente na Inglaterra do que o Liverpool.

O treinador terá até maior para seguir escrevendo sua linda história em Anfield Road. O Liverpool está na final da Copa da Liga Inglesa, lidera a Premier League e ainda está vivo em Europa League e Copa da Inglaterra. Novos títulos podem acontecer, mas a certeza é de inúmeras homenagens para o alemão até o último jogo da temporada.

Klopp em jogo do Liverpool (Foto: Icon Sport)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.