Um dos estádios mais lendários do mundo, o Anfield Road está perto de virar um caldeirão ainda mais imponente aos adversários. Depois de pouco mais de dois anos de reformas, o Liverpool finalmente poderá estrear a ampliação das arquibancadas de sua casa. O primeiro jogo nos novos moldes será no clássico contra o Manchester United, no domingo (17) e pode reservar o maior público do estádio em 50 anos.
A Câmara Municipal de Liverpool concedeu todas as licenças necessários ao clube depois de fazer verificações relacionadas a estrutura, segurança e outros pontos em um evento teste realizado na última segunda-feira (11). A informação foi divulgada pelos Reds, através de suas mídias sociais.
Público histórico em Liverpool e Manchester United
O Liverpool espera agora receber pouco mais de 57 mil torcedores no clássico contra os Red Devils, pela 17ª rodada da Premier League. Esse será o maior público da história do estádio em 50 anos. A última vez que tantas pessoas foram à casa vermelha foi em 1973, no empate em 0 a 0 contra o Leicester: 56.202 presentes.
O setor reformado e ampliado é o Anfield Road End, localizado atrás de um dos gols. Na atual temporada, os Reds têm uma média de público de 50 mil pessoas em jogos em casa. O jogo de maior lotação até o momento foi no clássico contra o Everton. 50.201 torcedores foram ao estádio.
Agora, mais sete mil terão a oportunidade de ver o Liverpool jogar a cada jogo como mandante. Paul Cuttil, vice-presidente de operações do estádio, esbanjou satisfação com a novidade em entrevista ao site oficial do clube.
— Agora mal podemos esperar para receber esses 57 mil torcedores em Anfield e ver a nova camada superior do Anfield Road Stand ganhar vida no jogo–, avaliou.
Houve um pequeno contra tempo na remodelação do setor, que passou por uma troca de administração e tinha previsão de abertura para o início da atual temporada. Quis o destino, porém, que a estreia fosse justamente contra o Manchester United, no maior clássico da Inglaterra, em um momento que o maior rival está afundado em crise.
We are looking forward to welcoming more than 57,000 fans to Anfield for the visit of Manchester United on Sunday, its largest crowd in 50 years 🙌
— Liverpool FC (@LFC) December 13, 2023
A reforma do Anfield Road
A remodelação não irá parar nos 57 mil assentos. O projeto do Liverpool prevê uma ampliação total de capacidade para até 61 mil pessoas. As obras foram iniciadas em 2021 e devem ter um custou previsto de 80 milhões de libras (R$ 495 milhões).
Quando a reforma estiver totalmente encerrada, os Reds poderão se orgulhar de ter o quarto maior estádio da Inglaterra, atrás somente de Tottenham Hotspur Stadium, Old Trafford e Wembley. Atualmente, Anfield ocupa a sétima posição na lista e irá ultrapassar Etihad, Emirates e London Stadium.