Por Lucas Barbosa e Guilherme Ramos
Na última janela de transferências, o Liverpool perseguiu o volante André e chegou a oferecer uma bolada ao Fluminense, mas ouviu um duplo não do clube e do jogador, focados na Taça Libertadores. Passada a conquista do Tricolor Carioca no última sábado (4), esperava-se que a ida do meio-campista para Anfield Road fosse questão de tempo, mas segundo a imprensa inglesa, os acontecimentos devem tomar outra direção.
Liverpool fora da corrida por André
No entanto, segundo a imprensa inglesa, isso não deve acontecer. O jornalista David Lynch, do site “This Is Anfield”, apurou que o Liverpool não irá fazer uma proposta por André em janeiro de 2024. Com a recusa do brasileiro de 22 anos no último mercado da bola, o clube foi às compras e se reforçou com Wataru Endo e Ryan Gravenberch para o meio-campo.
Jürgen Klopp estaria satisfeito com o setor. Além dos dois, o Liverpool conta com Alexis Mac Allister, Dominik Szobszlai, Harvey Elliott, Curtis Jones, Thiago Alcântara e Stefan Bajcetic para a função. Os Reds começaram bem a temporada e ocupam a terceira posição da Premier League.
O desânimo do Liverpool em tentar André em janeiro, porém, não deve ser encarado com uma posição definitiva, segundo o jornalista.
Os motivos técnicos que minaram o interesse do Liverpool
A PL Brasil apurou que o perfil de André não é visto como o melhor para o modelo de jogo do Liverpool. O encaixe do brasileiro na equipe e na Premier League de modo geral não seria o mais fácil, avaliou a fonte envolvida nas tratativas. E isso se define em três pontos:
- Apesar da jovialidade, André ainda teria dificuldades físicas para “chegar e jogar” nos Reds, principalmente pelo estilo aplicado por Jürgen Klopp;
- Os volantes do Liverpool precisam fazer coberturas defensivas muito longas, percorrer muito campo e ter grande assertividade nos duelos, principalmente em pressão alta. O time inglês avalia que André não estaria pronto para fazer isso na Premier League;
- Thiago Alcântara, meio-campista muito técnico e menos popular por suas capacidades físicas, foi usado como exemplo. Tecnicamente, é um dos melhores do mundo e por isso tem seu lugar — mas ainda sofre com a fisicalidade exigida pela Premier League e pela sua função dentro do elenco dos Reds. Isso, na avalição de ao menos parte dos envolvidos, poderia acontecer com André.
André observado por trio da Premier League na final da Libertadores
Dentro do Fluminense, a intenção sempre foi segurar André até o fim do ano, para que o camisa 7 jogasse a Libertadores e posteriormente o Mundial de Clubes. Com o jogador ainda mais valorizado, a equipe das Laranjeiras quer um valor superior aos 30 milhões de euros (R$ 160 milhões) recusados em agosto.
O volante foi acompanhado de perto por olhares da Premier League na partida contra o Boca Juniors, no Maracanã, no último sábado (4). O “Ge” noticiou que Liverpool, Arsenal e Fulham enviaram equipes de olheiros para observarem André no embate com os argentinos. O Fulham está cotado para fazer uma proposta, revelou o “Uol”,
O Fluminense acredita que pode negociar o meio-campista por um valor em superior a 35 milhões de euros (cerca de R$ 184 milhões). Nos últimos meses, além de vencer a Libertadores, André se valorizou ainda mais ao se tornar presença frequente nas convocações da seleção brasileira.
André na Libertadores 2023
- 13 jogos
- 1 gol
- 854 (93.3%) passes certos (1º do torneio)
- 36 desarmes (1º do torneio)
- 16 interceptações (11º do torneio)
Primer gol en la CONMEBOL #Libertadores ✅
✍️ 7⃣ André#GloriaEterna @FluminenseFC pic.twitter.com/wYtkN4tSHZ
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) August 25, 2023