Novo goleiro do Liverpool faz promessa e manda recado a Alisson

5 minutos de leitura

O Liverpool tem uma questão no gol novamente nesta temporada. Alisson, o titular, se lesionou na última rodada da Premier League e perderá jogos importantes.

No entanto, o recém-contratado Giorgi Mamardashvili ainda não poderá substituir o brasileiro — uma vez que chega aos Reds apenas em 2025. Mas ele já deixou claro que terá briga pela titularidade.

Os planos do substituto de Alisson

Ao jornal espanhol “El Desmarque”, Mamardashvili deixou claro que não está indo para o clube inglês apenas para se contentar com um papel de reserva do brasileiro.

Segundo o georgiano, ele quer disputar uma vaga de titular imediatamente, assim que chegar no início da próxima temporada:

— Fui atraído pelo projeto do Liverpool quando os representantes do clube se encontraram comigo para me contratar. Vou lutar pela posição de titular, mesmo que o goleiro atual não saia.

Alisson em campo pelo Liverpool
Alisson em campo pelo Liverpool (Foto: IMAGO)

A disputa de Mamardashvili também pode incluir a presença de Caoimhin Kelleher, reserva imediato do brasileiro quando ele se lesionou no ano passado — e possível substituto nos próximos jogos.

No entanto, Kelleher já demonstrou interesse em ser titular em outro lugar e se tornou peça negociável pelos Reds, apesar de não ter conseguido uma transferência na última janela.

Por outro lado, há a possibilidade de que os Reds recebam ofertas por Alisson no próximo ano e podem estar abertos a vender o jogador de 32 anos se receberem grandes propostas — embora ainda pareça improvável que eles vendam um jogador que segue se apresentando em um alto nível.

A comparação de Mamardashvili com Alisson

Observando as estatísticas dos dois jogadores na temporada passada, é possível ver que o goleiro do Valencia pode bancar sua promessa de competir pela titularidade com o camisa 1 dos Reds.

Mamardashvili contratado Liverpool
Giorgi Mamardashvili, nova contratação do Liverpool (Foto: Icon Sport)

De acordo com o banco de dados do “FBref”, o goleiro georgiano teve uma porcentagem de defesa ligeiramente melhor do que Alisson e se saiu consideravelmente melhor em termos de gols esperados pós-chute (xGOT).

No entanto, o jogador de 24 anos precisaria melhorar sua distribuição com os pés se quiser se encaixar no modelo de jogo de Arne Slot. Isso porque sua taxa de sucesso de passes no ano passado foi bem inferior a de Alisson.

Os números de Mamardashvili x Alisson:

  • Aproveitamento de defesas: 73,8% contra 73,4%
  • Gols esperados pós-chute: +10,2 contra -0,3
  • Acerto nos passes: 53% contra 86%
Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]