Liverpool 4×4 Arsenal: uma noite histórica de Arshavin em Anfield

Russo marcou quatro gols em uma partida recheada de reviravoltas

0
683
Liverpool x Arsenal Arshavin Anfield Premier League Alex Livesey Collection Getty Images Sport 2
Alex Livesey Collection Getty Images Sport

21 de abril de 2009, Anfield, Liverpool, Inglaterra e uma noite para nunca ser esquecida. Parecia ser só mais um clássico, mas viria a ser um dos maiores confrontos da história da Premier League: Liverpool 4×4 Arsenal.

Grandes reviravoltas e quatro gols da sensação da época Andrey Arshavin, que encantou o mundo com suas atuações durante a Eurocopa de 2008, quando comandou a Rússia à semifinal da competição.

O Liverpool brigava diretamente pelo título contra o seu maior rival, Manchester United. Já o Arsenal buscava uma vaga direta para a Champions League da temporada seguinte.

O técnico Rafa Benítez armou os Reds em um 4-2-3-1, com Pepe Reina, Arbeloa, Fábio Aurélio, Carragher e Agger no sistema defensivo. Os dois meio-campistas eram Xabi Alonso e Javier Mascherano. Já o ataque escolhido para o confronto pelo comandante espanhol foi Dirk Kuyt pelo meio, Benayoun e Riera abertos pelas laterais e na frente Fernando Torres.

Wenger optou por um tradicional 4-4-2 formado por Fabianski, Sagna, Gibbs, Touré e Silvestre. O francês escolheu Song, Denilson, Arshavin e Nasri para comporem a linha de quatro no meio-campo. Já o espanhol Cesc Fàbregas era o responsável por ditar o ritmo do jogo, atuando próximo ao atacante Bendtner.

Liverpool 4×4 Arsenal: uma noite histórica de Arshavin em Anfield

Liverpool x Arsenal Arshavin Anfield Premier League Alex Livesey Collection Getty Images Sport
Alex Livesey Collection Getty Images Sport

Logo aos dois minutos, El Niño Torres ganhou uma disputa contra o francês Sagna e deixou Touré no chão com um uma “meia-lua” e bateu rasteiro, mas Fabianski defendeu a bola. A pressão dos Reds foi imensa até os 30 minutos da primeira etapa.

Aos 35, Nasri fez boa jogada pela direita e tocou para Fàbregas. Ele viu Arshavin sozinho, que só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol do Liverpool. O time da casa então partiu para cima dos Gunners e quase empatou logo na sequência após bom lance de Benayoun, mas o goleiro polonês mais uma vez salvou para o Arsenal.

O segundo tempo viria com uma chuva de gols. Com três minutos, Kuyt cruzou bola na área e Torres cabeceou no contrapé de Fabianski, igualando o marcador. Pouco depois, aos 10 minutos, Kuyt cruzou outra bola na área e Benayoun conseguiu cabecear para o gol. O goleiro do Arsenal quase conseguiu defender a bola mais uma vez, mas acabou entrando, assegurando a virada do Liverpool.

Leia mais: Derby County 4 x 1 Real Madrid: uma noite mágica em Derby

Liverpool x Arsenal Arshavin Anfield Premier League Alex Livesey Collection Getty Images Sport 2
Alex Livesey Collection Getty Images Sport

O empate do Arsenal veio após um erro na saída de bola dos Reds, aos 21 minutos. Arshavin recuperou a bola e bateu no canto esquerdo de Reina, sem chances para o goleiro. 2 a 2. A virada e o hat-trick do russo vieram logo depois. Fábio Aurélio afastou mal a bola após um cruzamento da esquerda. A bola sobrou no pé do jogador dos Gunners e correu para o abraço: 3 a 2 Arsenal.

No melhor estilo Premier League, o empate do Liverpool veio só dois minutos depois. Torres recebeu bola dentro da área, girou e chutou no cantinho de Fabianski.

Aos 44, em contra-ataque fulminante dos Gunners, Arshavin recebeu cara a cara com Reina e marcou seu quarto gol na partida. Só três minutos depois, o Liverpool conseguiu empatar em um “gol espírita” de Benayoun. Fim de jogo: 4 a 4. Sem dúvidas, uma das maiores noites da história da Premier League e uma noite inesquecível para os apaixonados por futebol.

Liverpool: Reina, Arbeloa, Carragher, Agger, Aurélio, Alonso, Mascherano, Kuyt (El Zhar), Benayoun, Riera (Babel) e Torres. Técnico: Rafa Benítez.

Arsenal: Fabianski, Sagna, Touré, Silvestre, Gibbs, Arshavin, Song, Denilson (Walcott), Nasri, Fàbregas e Bendtner (Diaby). Técnico: Arsène Wenger.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • TENTAMOS DESENHAR 5 ESCUDOS DA PREMIER LEAGUE NO PAINT

Não há posts para exibir