Liverpool na Champions League: análise do duelo contra o RB Leipzig

Reds chegam longe da melhor fase para duelo contra alemães

0
637
Liverpool Leizpig Champions League
Laszlo Szirtesi/Getty Images

Em má fase na Premier League, os Reds concentram forças na principal competição de clubes do mundo. Para tentar o sétimo título da Uefa Champions League, o Liverpool primeiramente precisam passar do RB Leipzig, equipe que já derrubou um gigante inglês na fase de grupos: o Manchester United.

O primeiro duelo entre Liverpool e RB Leipzig está marcado para a terça-feira (16), na Puskas Arena, em Budapeste, na Hungria. O jogo saiu da Alemanha porque o país não está permitindo a entrada de pessoas da Inglaterra, país que tem casos da nova variante da Covid-19. Já a volta acontece no dia 10 de março, em Anfield.

Análise: Liverpool e RB Leipzig se enfrentam na Champions League

Um duelo sem favorito?

No dia 14 de dezembro de 2020, data em que foi realizado o sorteio das oitavas de final da Uefa Champions League, o Liverpool tornou-se grande favorito pelo duelo. Na época, os Reds lideravam a Premier League e viviam um bom momento na temporada. No entanto, isso mudou completamente e hoje o time vive uma crise.

Dos últimos dez jogos de Premier League, o Liverpool perdeu quatro vezes, empatou outras quatro e venceu apenas duas. Desempenho que fez as chances de título diminuírem bastante, ficando basicamente em questões matemáticas.

No momento, a briga do Liverpool no Campeonato Inglês é por vaga no top 4. Portanto, diante deste cenário, dá para dizer que, mesmo o Liverpool tendo um time melhor que o RB Leipzig, é um duelo sem favorito. Do fim de 2020 até aqui, dá para contar nos dedos as vezes em que a equipe de Jürgen Klopp conseguiu boas performances e também resultados vitoriosos.

A crise técnica do Liverpool se deve muito ao fato do time sofrer com diversas lesões, sobretudo na defesa, fazendo Klopp ter que improvisar. Além das contusões, o clube também demorou a reforçar a defesa, trazendo os zagueiros Ozan Kabak e Ben Davies no último dia da janela de transferências.

Leia mais: Conheça mais sobre Ozan Kabak, novo zagueiro do Liverpool

Oportunidade para o Liverpool ressurgir

Apesar da má fase do Liverpool, é importante ressaltar que a Champions League é uma competição que tem contextos bem peculiares. E a equipe de Jürgen Klopp tem grandes memórias do torneio. Em 2017/2018 foi finalista e em 2018/2019 sagrou-se campeão, embora tenha caído precocemente nas oitavas de final em 2019/2020.

Em 2017/2018, por exemplo, o Liverpool também chegou no mata-mata da Champions League sob desconfiança, justamente por conta das oscilações na Premier League. No entanto, na época conseguiu ressurgir e chegou na final da competição, sendo derrotado na final para o Real Madrid. Uma campanha que pode servir de exemplo.

Mesmo com as dificuldades que a equipe vem passando, estamos falando de um dos melhores times do mundo. Ou seja, não dá para duvidar de quem já demonstrou tanta coisa, por mais que o momento seja adverso.

Liverpool Leizpig Champions League
Michael Regan/Getty Images

Leia mais: O que aconteceu com Trent Alexander-Arnold nesta temporada?

RB Leipzig já derrubou um gigante inglês

Na fase de grupos da atual edição da Champions League, o RB Leipzig foi o responsável direto pela eliminação do Manchester United. Na última rodada, os times se enfrentaram na Alemanha, em um contexto no qual o time inglês jogava pelo empate. No entanto, os alemães venceram os ingleses por 3 a 2 e avançaram ao mata-mata do torneio.

Portanto, é um time que já mostrou ser bastante competitivo em jogos grandes. Sobre a postura que os alemães devem adotar contra o Liverpool, provavelmente não será uma equipe que vai esperar os ingleses. Pelo que já demonstrou nos jogos contra United e PSG, o Leipzig não deve adotar uma postura defensiva.

Um dos principais trunfos do RB Leipzig para tentar eliminar o Liverpool está no treinador Julian Nagelsmann, um dos melhores técnicos do mundo na atualidade. Na temporada passada, os alemães provaram que são fortes no mata-mata e eliminaram Tottenham e Atlético de Madrid antes da eliminação contra o PSG.

Na atual temporada, o RB Leipzig faz uma campanha dentro do esperado na Bundesliga: é o vice-líder do torneio com 44 pontos, quatro a menos que o líder Bayern de Munique. Ou seja, é um time com modelo de jogo bem definido, com jogadores com poder de decisão e que busca fazer história mais uma vez na Champions League.

Um duelo que promete fortes emoções

Liverpool x RB Leipzig promete ser um dos duelos mais interessantes das oitavas de final da Champions League. Pelo lado dos ingleses, um modelo de jogo que foi dominante na Europa e na Inglaterra, e busca voltar aos melhores dias, enquanto os alemães querem fazer história na competição.

Sobre escalações e formações, a tendência é de que o Liverpool inicie no seu tradicional 4-3-3, mas ainda tendo que fazer improvisações na zaga, uma vez que Fabinho e Ben Davies estão lesionados. Portanto, a tendência é de que Henderson e Kabak formem a dupla de zaga da equipe de Jürgen Klopp.

Pelo lado do RB Leipzig, a expectativa é de que Julian Nagelsmann entre com três zagueiros, apostando na linha do meio-campo como uma forma de neutralizar o rival. Além disso, os alemães, assim como os ingleses, devem apostar na força dos seus laterais – ou alas no caso.

Portanto, o duelo entre alemães e ingleses tem tudo para pegar fogo. Se de um lado tem um Liverpool em má fase e querendo dar a volta por cima, do outro tem um RB Leipzig querendo aproveitar essa crise para avançar e fazer história.

Prováveis escalações para o primeiro jogo:

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Kabak, Henderson e Robertson; Wijnaldum, Jones e Thiago; Salah, Mané e Firmino. Técnico: Jürgen Klopp.

RB Leipzig: Gulacsi; Upamecano, Klostermann (Mukiele) e Orban; Kampl; Adams, Sabitzer, Olmo e Angelino; Nkunku e Poulsen. Técnico: Julian Nagelsmann.

Jogo de volta: 10 de março, em Anfield, às 17h.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

  • ESQUADRÕES IMORTAIS | LIVERPOOL 2005

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here