Ingleses têm pedreiras, rei de Copas x Jorge Jesus e surpresas: a análise do sorteio da Liga Europa

6 minutos de leitura

O sorteio realizado pela Uefa, às 8h (de Brasília), nesta sexta-feira (24), definiu os caminhos das oitavas de final da Liga Europa com os 16 melhores times do torneio. Em maioria, os confrontos são equilibrados, com reencontros, duelos de gigantes nacionais e surpresas a fim de aprontar na competição.

As equipes foram divididas em dois potes.

No pote 1, estavam os times que avançaram em primeiro lugar na fase de grupos e não precisaram disputar a eliminatória de 16 avos.

No pote 2, havia os times vencedores dos playoffs entre equipes eliminadas da Liga dos Campeões e os segundos colocados nos grupos da Liga Europa.

As partidas estão previstas para os dias 9 e 16 de março. A final, marcada para o dia 31 de maio, será na Puskas Arena, em Budapeste, na Hungria.

Union Berlim x Union St. Gilloise As surpresas

O primeiro duelo sorteado reservou o confronto entre duas das maiores surpresas da temporada europeia. Union Berlim e Union St. Gilloise estão no G3 dos campeonatos alemão e belga, respectivamente, e mesmo com toda a dificuldade, ainda sonham com o título. O time da capital alemã, inclusive, tem 43 pontos, mesma quantia dos gigantes Bayern de Munique e Borussia Dortmund, o que mostra o tamanho do feito da equipe.

Na primeira fase da Liga Europa, os “xarás” dividiram o mesmo grupo e se enfrentaram. O equilíbrio tomou conta, com uma vitória por 1 a 0 para cada. No geral, porém, o Union St. Gilloise passou em primeiro lugar, com 13 pontos, enquanto o Union Berlim fez 12.

Sevilla x Fenerbahçe O maior vencedor x Mister

As bolinhas colocaram espanhóis e turcos na disputa, o que será a reedição das oitavas de final da Liga dos Campeões de 2007/08. Após dois grandes jogos, com uma vitória por 3 a 2 a cada time, o Fenerbahçe recheado de brasileiros e treinado por Zico venceu nas penalidades máximas e seguiu rumo a sua campanha histórica naquela edição.

Agora, a equipe azul e amarela volta a apostar em um ídolo do Flamengo no banco de reservas para avançar pela Europa. Desta vez, o comandante é o mister Jorge Jesus, que terá o auxílio de outros brasileiros – Lincoln, Willian Arão, Luan Peres e Gustavo Henrique.

O Sevilla, maior campeão da Liga Europa com seis títulos, tem a tradição como uma das forças para passar. Por outro lado, a temporada do time da Andaluzia é decepcionante, ocupando apenas a 12ª posição de La Liga. Por isso, o confronto tende a ser equilibrado.

Jorge Jesus foi vice-campeão da Liga Europa em 2014, perdendo justamente para o Sevilla – Foto: @Fenerbahçe

Juventus x Freiburg A última cartada

A Liga Europa é a grande salvação da Juventus na temporada. Em crise interna e punida por irregularidades, a Vecchia Signora está a 12 pontos do G4 na Série A, o que praticamente finaliza as chances do time ir à Liga dos Campeões via campeonato nacional. Por isso, a segunda maior competição europeia surge como alternativa de acesso ao principal torneio.

Apesar de ser mais tradicional e um elenco mais estrelado, com nomes como Di María e Chiesa, a Juventus não terá vida fácil contra o Freiburg. Os alemães estão na quarta colocação da Bundesliga, além de terem passado em primeiro na fase de grupos da Liga Europa, com 14 pontos.

Di María marcou hat-trick contra o Nantes, na segunda fase – Foto: JuventusFC

Bayer Leverkusen x Ferencvaros Xabi Alonso busca primeira taça como treinador

Campeão em 1988, o Bayer Leverkusen quer o bi sob o comando do promissor técnico Xabi Alonso, que desembarcou no clube em outubro do ano passado. Apesar de estar mal colocada no campeonato alemão, a equipe rubro-negra chega embalada após avançar em eliminatória maluca contra o Monaco. Os times empataram em 5 a 5 no agregado, mas o Leverkusen ganhou nos pênaltis.

O clube alemão aposta em seus jogadores de qualidade. Florian Writz, Exequiel Palácios e Moussa Diaby são alguns dos responsáveis por tentarem quebrar o jejum de títulos gerais do time, que já dura 30 anos. Porém, do outro lado, o Ferencvaros não promete dar bobeira. A equipe húngara sonha em disputar a finalíssima em casa, já que a decisão da copa será na Puskas Arena.

O time verde e branco já deu mostras de que pode incomodar quando avançou em primeiro lugar na fase de grupos, superando Trabzonspor, Monaco e Estrela Vermelha.

Arsenal x Sporting Nova geração de treinadores

O embate entre ingleses e portugueses é um dos mais aguardados nas oitavas de final. De um lado, o Arsenal, líder da Premier League e dono de um dos melhores desempenhos da temporada europeia. Do outro, o Sporting, que estava na Liga dos Campeões e eliminou o Midtjylland na fase de 16 avos da Liga Europa.

Além disso, o confronto marca o encontro entre dois dos principais técnicos em ascensão no futebol mundial da atualidade. Jovens, Ruben Amorim (38) e Mikel Arteta (40) empolgam e são tratados como diamantes. O lusitano conseguiu quebrar o jejum de títulos nacionais do Sporting, que já durava 20 anos, em uma campanha histórica. Por sua vez, Arteta vem nessa toada e pode conseguir o feito de fazer o Arsenal ser campeão novamente nessa temporada.

Os Gunners são favoritos, mas a corrida pelo título na Premier League pode ser um fator preponderante na eliminatória, por questões físicas e de elenco.

Amorim e Arteta prometem grande duelo tático – Fotos: Sporting/Arsenal

Real Bétis x Manchester United Legião brasileira

As duas equipes se enfrentaram no começo da temporada, em um amistoso preparatório. Ainda derrapante, o United de Ten Hag perdeu por 1 a 0 para o Bétis, que marcou com Fekir. Meses depois, a situação é diferente, e o Manchester United vive momento mágico. Na final da Copa da Liga Inglesa, bem colocado na Premier League e embalado por eliminar o Barcelona, os Red Devils podem ser considerados melhores cotados à vaga, mas o Bétis não deve ser menosprezado.

Los Verdiblancos ocupam a quinta posição em La Liga, e passaram com folga na primeira fase, em um grupo que contava com a Roma. O elenco tem suas qualidades, como os campeões mundiais Guido Rodrigues e Germán Pezzella, presentes no elenco argentino que venceu a Copa do Catar.

Brasileiros não faltarão no duelo. Do lado Red Devil, Casemiro, Fred e Antony são as esperanças. O Bétis, porém, também tem um jovem verde e amarelo de destaque na sua ponta-direita: Luiz Henrique. Ainda completam a lista o lateral-esquerdo Abner, o zagueiro Luiz Felipe e o atacante Willian José.

Casemiro celebrates to the crowd after beating Barcelona 2-1.
Brasileiros serão protagonistas do duelo – Foto: @ManUtd

Roma x Real Sociedad José Mourinho ao ataque

Após vencer a última Conference League, a Roma agora quer a Liga Europa. Para isso, o time da capital italiana aposta todas as suas fichas em José Mourinho, especialista em eliminatórias e bicampeão do torneio. A equipe chega com moral após eliminar, na fase de 16 avos, o Red Bull Salzburg, que estava na Liga dos Campeões.

Porém, o caminho não será fácil. Sensação espanhola da temporada, a Real Sociedad ocupa a terceira posição de La Liga e passou em primeiro lugar na fase de grupos, superando o Manchester United. Nomes como Mikel Oyarzabal e Takefusa Kubo sonham em dar um título europeu inédito ao clube basco. A tendência é de um duelo equilibrado.

Feeynord x Shakhtar Donetsk Dupla brasileira x superação ucraniana

O Shakhtar Donetsk dá demonstrações de superação a cada dia. Desde que a guerra entre Rússia e Ucrânia, há um ano, foi iniciada, o time preto e laranja tem sido extremamente impactado técnica e financeiramente, com saídas de jogadores importantes. Atualmente, a equipe que ficou conhecida por acumular brasileiros, tem um time quase todo composto por ucranianos, mas mesmo assim tem conseguido competir.

O Shakhtar ficou em terceiro lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, e precisou bater o Rennes nos playoffs para manter acesa a chama do bicampeonato.

O Feyenoord, no entanto, quer o tri. O tradicionalíssimo time holandês tem no ataque os brasileiros Danilo Pereira e Igor Jesus, que podem dar trabalho aos ucranianos. A equipe de Rotterdam passou em primeiro lugar em um grupo em que a Lazio acabou eliminada de forma preococe.

Por terem avançado na liderança de seus grupos, Union St. Gilloise, Fenerbahçe, Freiburg, Ferencvaros, Arsenal, Rela Bétis, Real Sociedad e Feyenoord decidem os confrontos em casa.

<!-- Author Start -- data-lazy-src=
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.